31 so abreOs vereadores de São Bernardo do Campo reunidos com os familiares de Ramon Ramos no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

O vereador Juarez Tudo Azul (PSDB) foi escolhido presidente da Casa na manhã desta quarta-feira (09/10), durante os trabalhos legislativos no Plenário Tereza Delta.  Ele teve o aval de 23 dos 28 parlamentares.

31 so juarez tudo azulO vereador Juarez Tudo Azul, eleito presidente do Legislativo na sessão ordinária desta quarta-feira (09). Foto: Oscar Jupiraci

Em seu pronunciamento na tribuna após a divulgação do resultado, ele afirmou que era um momento triste. “Não gostaria que fosse assim, mas é uma missão continuar o trabalho do saudoso Ramon Ramos. Cumprirei este mandato com muito carinho e respeito. Trabalharei em cima do Regimento, dando a palavra e ouvindo todos. Tratarei todos da mesma forma mesmo sem ter tido a totalidade dos votos. Estarei à disposição. A porta do meu gabinete estará sempre aberta para discutirmos os problemas da Câmara e da nossa cidade. Agradeço a confiança dos vereadores e o apoio do prefeito Orlando Morando neste processo.”

Tudo Azul foi automaticamente empossado no cargo que estava vago em decorrência do falecimento do então presidente Ramon Ramos (PDT) na manhã de domingo (06/10), em um trágico acidente de carro na Avenida Caminho do Mar, no Bairro Rudge Ramos. A eleição para preencher a vacância da Mesa está prevista no Regimento Interno.

Outras definições também foram estabelecidas: Martins Martins (PHS) é novo vice-presidente, no lugar de Toninho Tavares (PSDB), que, por sua vez, assume as funções de segundo-secretário, posto ocupado anteriormente por Juarez.

Sendo assim, a Mesa Diretora para o biênio 2019-2020 será composta por:

Presidente: Juarez Tudo Azul

1º Secretário: Fran Silva

2º Secretário: Toninho Tavares

Vice-Presidente: Martins Martins

Roberto Garcia Fuentes, conhecido como Palhinha (Avante), foi convocado e tomou posse como suplente de Ramon Ramos.

No decorrer da sessão, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 115/2019, de autoria do Executivo. A proposta denomina Praça Parque Ramon Ramos, o próprio municipal situado na Rua Noel Rosa, esquina com a Avenida Lauro Gomes, no Bairro Rudge Ramos.

A Prefeitura explicou que a denominação “é justa e merecida, em face da sua trajetória de vida, pautada por sua atuação política como vereador e Presidente da Câmara deste Município, por meio do qual deixou importante legado de realizações”.

31 so ramon ramosRamon Ramos. Foto: Oscar Jupiraci

RAMON RAMOS, 43 anos, pai de dois filhos, “batateiro da gema”, nascido e morador da Vila Vivaldi, no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

Bacharel em Direito, foi Juiz de Paz, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Rudge Ramos - Vila Vivaldi, Conselheiro de Saúde da UBS Rudge Ramos, Auxiliar Técnico Administrativo e Diretor do Departamento de Posturas e Comércio da Secretaria de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo.

Eleito Vereador pelo terceiro mandato, Ramon Ramos disputou a sua primeira eleição em 2008, obtendo 3.594 votos.

Na segunda eleição em 2012, foi reeleito com 3.196 votos, e na terceira eleição, em 2016, recebeu 4.149 votos, conquistando o primeiro lugar da sua coligação.

Na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, foi 1º e 2º Secretário da Mesa Diretora, Presidente das Comissões Mista e de Obras e Serviços Públicos, e líder do Governo nos anos de 2017 e 2018.

Foi eleito Presidente do Legislativo, por 27 dos 28 Vereadores, para o biênio de 2019-2020 e presidiu o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Município.

Segundo dizia, “é através da política que conquistamos o direito de exercer a cidadania e lutar pelos direitos dos cidadãos, com força de vontade, determinação e atitude para trabalhar e fazer as mudanças necessárias em prol da população e a favor da cidade”.

Fonte: PL nº 115/2019

Destaques

palhinhaMuito emocionado, Roberto Palhinha tomou posse como vereador logo no início da sessão. “Pretendia voltar aqui, mas não dessa forma e não para ocupar o lugar do meu amigo. Estou aqui para cumprir um dever, uma missão que foi me dada em prol de nossa cidade. É uma responsabilidade muito grande herdar uma cadeira de uma pessoa igual ao Ramon. Ele tinha aquele jeito bruto, mas tinha um coração imenso. Um grande pai de família que nos deixa de uma forma triste”, comentou Palhinha. Foto: Oscar Jupiraci.

orlandoPrefeito Orlando Morando também compareceu para homenagear Ramon e cumprimentar a nova mesa diretora. “Hoje é um dia muito triste e essa é uma posse que nenhum de nós gostaria de prestigiar. Ramon sempre nos surpreendia, tinha uma tamanha habilidade e estava ajudando a governar uma cidade cheia de desafios”, destacou Orlando. Foto: Oscar Jupiraci.

irmaMuito emocionada, a irmã de Ramon, Angela Ramos, falou em nome da família e agradeceu as homenagens. “O Ramon irmão era aquele que cuidava de todos da família. Um filho, um pai maravilhoso. Ele era meu ídolo”, descreveu Angela. Foto: Oscar Jupiraci.

placaPai do vereador, Sr. Ramon Ramos Vos, recebeu a placa com o nome de Ramon Ramos que ele usava na mesa diretora. Também estiveram presentes nas homenagens a mãe, Maria Aparecida Ramos, o filho, Ramon Ramos Filho, a irmã, Angela Shirley Ramos, a ex-companheira, Soraya Giopatto e Mauricio Cardoso, representando os amigos. Foto: Oscar Jupiraci.