ss nascituro abreOs integrantes da mesa de honra e os homenageados da sessão solene em comemoração ao Dia do Nascituro e da Semana em Defesa da Vida. Foto: Oscar Jupiraci

A cerimônia, realizada na noite de quinta-feira, 10 de outubro, no Plenário Tereza Delta, também comemorou o “Dia do Nascituro” (aquele que tem vida intrauterina). A iniciativa do vereador Jorge Araújo (PHS) visa promover ações educativas por meio de sessões solenes, palestras, seminários e demais atividades alusivas à data. O objetivo é orientar e informar a sociedade sobre temas como maternidade e paternidade responsáveis, a importância do pré-natal e do aleitamento materno, controle de natalidade, entre outros assuntos correlatos.

ss nascituro jorge araujo“Todo ser humano tem direito à vida, da concepção até a morte natural”, ressaltou o vereador Jorge Araújo, autor das Leis Municipais nº 6.616 e nº 6.617, de 23 de novembro de 2017, que instituíram a sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

“Como nos disse Madre Teresa de Calcutá ‘o que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas, sem ela, o oceano seria menor’. Gostaríamos que esse pequeno gesto servisse como um incentivo às pessoas e às associações para que fossem mais generosas com as mulheres grávidas que vivem em situações críticas. Além de motivar um olhar especial aos idosos, que tanto contribuíram com suas famílias e que, agora, podem contribuir com a sua sabedoria”, explicou o parlamentar.

Sua fala é favorável à conscientização sobre o assunto: “Fica aqui meu apelo, não só como agente político, mas também como pai e cidadão: que possamos estudar, ler artigos e livros, ouvir palestras. Tenho certeza de que, munidos de um reto conhecimento e organizados para o bem comum, a vida será defendida, da concepção até a morte natural”, concluiu.

ss nascituro mesa honraOs convidados da mesa de honra presidida pelo vereador Jorge Araújo. Foto: Oscar Jupiraci

O cerimonial convidou as seguintes personalidades para compor a mesa de honra: o vereador Jorge Araújo e sua esposa, sra. Cláudia Rodrigues; Dr. José Roberto Gil Fonseca, Secretário Municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, representando o prefeito Orlando Morando; Roberto Vertamatti, representando Dom Nelson Westrupp; os Padres Berardo Graz, coordenador da Comissão em Defesa da Vida da Região Sul 1, e Joel Nery, representando Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André; e Dra. Vera Lucia Vieira Giroldo, representante da Comissão da Defesa da Vida.

Com a palavra

ss nascituro padre neryEm sua fala, o Padre Joel Nery representou Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André. Foto: Oscar Jupiraci

ss nascituro padre grazO Padre Berardo Graz, coordenador da Comissão em Defesa da Vida da Região Sul 1. Com quarenta anos de sacerdócio, completados em março deste ano, ele é conhecido como “Padre pela vida”. Foto: Oscar Jupiraci

ss nascituro dr gilDr. José Roberto Gil Fonseca, Secretário Municipal de Cidadania, Assuntos Jurídicos e Pessoa com Deficiência, discursou em nome do prefeito Orlando Morando. Foto: Oscar Jupiraci

Tributos

Diversas instituições e pessoas receberam homenagens em reconhecimento aos esforços empreendidos na defesa e na promoção da vida. São elas:

Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria que desenvolve, há treze anos, um trabalho salutar na promoção da família e, como consequência natural, promove a vida em todas as suas fases, por meio de células domésticas, retiros, fóruns, entre outras atividades.

Comunidade Padre Pio que tem como lema “acolher, porque acolher uma pessoa é acolher uma promessa” e há, dez anos, trabalha para salvar a vida daqueles que a têm em perigo por causa dos vícios e de viverem em situação de rua.

Missão Belém que, há catorze anos, se empenha em ser família para aqueles que não têm parentes. Acolhe homens, mulheres, crianças e idosos, inclusive acamados, em situação de vulnerabilidade nas ruas, reafirmando que a vida deles é valiosa e devolvendo-lhes a dignidade que lhes é devida.

Associação Guadalupe que se empenha, desde 2013, em buscar proximidade com gestantes em situação de vulnerabilidade social, além de atender e aconselhar aquelas que apresentem algum risco de interromper a gravidez.

Cenplafam, uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por objetivos promover, divulgar, incentivar, pesquisar, desenvolver e coordenar os métodos naturais de planejamento familiar, por meio de uma adequada orientação no sentido da paternidade e maternidade responsáveis e da conscientização dos valores morais da família.

Arenas & Juntos pela Vida, unidos pelo mesmo ideal, que é a defesa da vida, duas frentes se desenvolvem trabalhando juntas. O Arenas atua com eventos esportivos, nos quais une pessoas e transmite a mensagem a favor da vida, em todas as suas fases. O Juntos pela Vida, por sua vez, age no âmbito social, proporcionando ajuda material para aquelas famílias que necessitam.

Dom Nelson Westrupp, bispo emérito da diocese de Santo André, exerceu o bispado de 2003 até 2015, tendo desenvolvido neste tempo, diversos trabalhos muito importantes, entre eles a criação da Comissão Regional da Defesa da Vida.

O casal Dr. Nelson Rosa e Dra. Marilene Palladino, que, há cinco anos, são coordenadores regionais da Comissão em Defesa da Vida, além de participarem do movimento “Médicos Pró-Vida”. Promovem, uma vez por mês, os encontros “Pré-Natal com Cristo”, evangelizando e dando toda ajuda necessária para gestantes.

O jovem casal Paulo Henrique e Camila Rodrigues, ele com 30 anos e ela com 29 anos, casados há cinco anos, ambos têm um olhar comum na direção da valorização e defesa da vida. Além dos apostolados diretamente ligados a este assunto, os dois ainda testemunham com sua família a promoção da vida.

ss nascituro musicosReginaldo Oliveira e Andreza Moreira emocionaram os presentes com a canção “9 meses (Oração do Bebê)”. Foto: Oscar Jupiraci