ss yokoya abreÀ esquerda, o vereador Tião Mateus e o Sr. Mário Yokoya, agraciado com o título de cidadania em reconhecimento à iniciativa de implementar novos negócios, agregando valores e intensificando oportunidades no mercado de trabalho do município. Foto: Oscar Jupiraci

Na presença de familiares, amigos e colaboradores, o Sr. Mário Yokoya recebeu o título de cidadão são-bernardense pelos relevantes serviços prestados à comunidade em uma sessão solene presidida pelo vereador Tião Mateus (PT) na manhã de sábado (19/10), no “Plenarinho”.

ss yokoya vereador tiao“Há 80 anos, o Sr. Yokoya contribui, com trabalho, força e dedicação, para tornar São Bernardo do Campo uma das maiores cidades do Brasil. Com seu empreendedorismo, deu emprego a muita gente”, ressaltou o vereador Tião Mateus, autor do Decreto Legislativo que instituiu a cerimônia.

21 10 2019 13 12 48Sr. Mário Yokoya. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Mário Yokoya nasceu em 20 de julho de 1925, na cidade de Iguape, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo. É filho do Sr. Hisachi e da Sra. Kikue Yokoya, imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil em 1918. Em 1940, aos 14 anos de idade, mudou-se com seus pais e nove irmãos para São Bernardo do Campo. Naquela época, a família possuía uma granja no bairro Jardim Nazareth, onde também plantavam legumes e verduras, que eram vendidos em feiras livres.

No decorrer dos anos, além de cultivar e fornecer cenouras ao Ceasa, ele separou e negociou sucata da montadora Volkswagen e lavou metros de tecidos de algodão, que vendia a preços baixos aos moradores locais. Também diversificou suas atividades: inaugurou uma olaria no bairro Alvarenga, uma transportadora, dois postos de combustíveis e uma loja de conveniência. Seu empreendedorismo ajudou a gerar empregos no município.

Casado com a Sra. Helena Yokoya desde 6 de setembro de 1952, é pai de cinco filhos: Elisa, Celina, Edna, Mauro e Clarice.

“Agradeço em especial o vereador Tião Mateus e também a todos os vereadores desta distinta Casa. Sinto-me muito honrado e contente pelo Título de Cidadão São-Bernardense. Gostaria de destacar que este momento foi possível graças ao apoio da minha esposa, Helena, e dos meus familiares”, afirmou o Sr. Yokoya em seu pronunciamento.

Ele e sua esposa compuseram a mesa de honra, ao lado do vereador Tião Mateus e dos convidados Shiro Fujimori e Toru Hondo.

CLIQUE AQUI e leia a íntegra da biografia do homenageado.

ss yokoya finalOs integrantes da mesa de honra e os convidados da sessão solene de entrega do Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Mário Yokoya. Foto: Oscar Jupiraci.