abreNoite de homenagens a um povo que veio do Ceará e ajudou a construir São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (22/11), o Plenário Tereza Delta foi palco de comemoração do “Dia da Comunidade Várzea-alegrense” no município de São Bernardo do Campo. A solenidade foi presidida pelo vereador Antonio Carlos – Toninho da Lanchonete (PT) e realizada nos temos da Lei n° 4.745, de 6 de maio de 1999 e do Decreto Legislativo n° 1.505, de 1 de dezembro de 2016.

Compuseram a mesa de honra, além do vereador e do homenageado Francisco Bastos de Oliveira, a esposa do vereador, Élide Pirinelli; Cícera Bastos e Giovana, esposa e filha do homenageado; Francisco Viera da Costa, presidente da Associação Cultural Beneficente Várzea-alegrense e Hosano José da Silva, assessor parlamentar do vereador.

Em seu pronunciamento, o vereador Toninho parabenizou a comunidade várzea-alegrense e ressaltou a importância que esse povo tem na transformação de São Bernardo do Campo. “Hoje também homenageamos algumas pessoas que fazem parte dessa história de mudança e de transformação da nossa cidade. Grande parte da comunidade várzea-alegrense veio para São Bernardo em busca de novas oportunidades e melhorias na sua condição de vida”, comentou o parlamentar.

discurso toninho“Apesar da distância entre as duas cidades, a aproximação entre o povo de Várzea Alegre (CE) e o de São Bernardo foi grande”, destacou o vereador. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante o evento, alguns moradores, representantes da comunidade várzea-alegrense receberam homenagens pela sua dedicação ao desenvolvimento de São Bernardo do Campo.

Homenageados da comunidade várzea-alegrense:

- Valdísio Vieira de Freitas

- Ana Bezerra Bitú de Freitas

- Francisco Vieira da Costa

- Cícero Pereira de Morais

- Rosana Izabel Duarte

- José Fernandes de Oliveira

- Margarida de Alacoque Silva Rodrigues

- Maria Silva

- Maria de Jesus Moraes

- Maria Valdineide e Silva Oliveira

- Pedro de Souza Junior

Na ocasião, também foi entregue o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Francisco Bastos de Oliveira, mais conhecido como “Tiquinho”, também oriundo de Várzea Alegre.

tiquinho“São Bernardo do Campo é como uma mãezona que consegue abraçar a todos os seus filhos, amparar e não deixa nenhum de fora. Essa relação que existe entre as duas cidades-irmãs permite que um cidadão daqui seja homenageado como um cidadão várzea-alegrense e vice-versa”, comentou o homenageado. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega tituloO homenageado recebe o Título do vereador junto à sua família. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Francisco Bastos de Oliveira nasceu em 12 de fevereiro de 1961, no Sítio Panelas, situado na cidade de Várzea Alegre, Estado do Ceará. É filho do Sr. José Bastos de Lima e da Sra. Vitalina Oliveira de Morais, ambos agricultores.

Mudou-se para o Jardim do Lago, em São Bernardo do Campo, no ano de 1984, aos 23 anos de idade. Trabalhou durante cinco anos e meio na empresa Brastemp. Em seguida, exerceu a atividade de comerciante durante quatro anos e meio, de carregador de cargas no Porto de Santos, dentre outras.

Em 1996, casou-se com a Sra. Cícera Pereira da Silva Bastos, com quem teve dois filhos: Vinícius e Giovana. Concluiu o curso de Direito no ano 2001, na UNIABC. Desde 1995, trabalha como Assessor Parlamentar do Vereador Antonio Carlos na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

bandaA sessão foi animada pelo forró da banda Zabunbando. Foto: Oscar Jupiraci.

varzea alegreA parceria entre Várzea Alegre (foto) e São Bernardo do Campo foi estabelecida pela Lei Municipal nº 4.651, de 4 de setembro de 1998. O texto autoriza o Executivo a firmar convênio com a cidade cearense para intercâmbio cultural, artístico, desportivo e de mútua cooperação. (Foto: Divulgação/Prefeitura do Município de Várzea Alegre)