Nesta quarta-feira (21/03), data da realização da 7ª Sessão Ordinária, a Presidência da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pediu celeridade na apuração dos fatos que envolvem o falecimento da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) e do motorista Anderson Pedro Gomes, ocorridos há uma semana.

Ambos foram mortos a tiros na noite de 14 de março dentro de um carro, no bairro do Estácio, na região central do Rio de Janeiro. Marielle voltava para casa após participar de um compromisso político.

“Não podemos deixar de nos solidarizar com a família e os amigos deles e de todos aqueles que foram vítimas de violência em nosso país”, afirmou Pery Cartola, presidente do Legislativo.

Marielle Franco

Nascida e criada no Complexo da Maré, a parlamentar conquistou mais de 46 mil votos em sua primeira eleição – tornando-se a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro na eleição de 2016.

Socióloga e mestra em Administração Pública, Marielle trabalhou em organizações da sociedade civil como a “Brasil Foundation” e o “Centro de Ações Solidárias da Maré” (Ceasm).

Tinha atuação política destacada pelo engajamento com causas feministas, presidindo a Comissão de Defesa das Mulheres, e pela garantia dos direitos humanos em comunidades carentes da capital fluminense.

Em uma de suas últimas falas no Plenário da Câmara, a vereadora ressaltou a resistência e a luta das mulheres pelo direito à vida e contra toda forma de opressão.

Sua morte causou comoção e manifestações em dezenas de cidades brasileiras e em outras partes do mundo.

Marielle Franco tinha 38 anos e deixa uma filha.

 

Com informações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e da EBC

Na tarde do último sábado, dia 26 de maio, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) presidiu, no Plenário Tereza Delta, uma sessão solene em comemoração ao “Dia da Seicho-No-Ie”.

A Seicho-No-Ie (SNI) é um movimento filosófico e religioso criado em março de 1930 pelo japonês Masaharu Taniguchi. Conforme Jorge Uemoto Junior (diretor da SNI do Brasil) explicou durante a solenidade, este movimento é “uma doutrina que se envolve diretamente com questões ambientais” e cujo “ensinamento se baseia em três pilares: tudo que existe é somente Deus e o que vem Dele, tudo que ocorre em nossas vidas é reflexo de nossa própria mente e todas as religiões são boas e possuem um ponto central de convergência”.

01 JorgeJorge Uemoto Junior, Diretor da Seicho-No-Ie do Brasil. Foto: Oscar Jupiraci

Ainda de acordo com Jorge Uemoto Junior, a SNI do Brasil atua “no Brasil, em Portugal, na Espanha, na Angola, no México e em países sul-americanos”. O movimento possui “87 regionais em idioma português e 32 em japonês” e conta com um exército de “5.601 preletores (pessoas autorizadas a realizar palestras e cerimônias) e de mais de 12 mil divulgadores ativos”.

02 OrlandoOrlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Orlando Morando, atual prefeito de São Bernardo do Campo, prestigiou o evento e teve a honra de abrir os discursos da tarde. Segundo ele, a SNI é “uma filosofia de vida que prega o que o mundo mais necessita: amor, boa convivência e formas simples de se buscar a felicidade”. Orlando exaltou o trabalho que os seguidores da SNI realizam no município, “pregando amor, fraternidade e convivência e […] ensinando que a felicidade se encontra nas coisas mais simples da vida”.

03 AryAry de Oliveira, vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo e presidente da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

Na sequência, Ary de Oliveira também ressaltou a importância da “filosofia de vida” pregada pela SNI e agradeceu sua “existência em solo brasileiro”, uma vez que tal “movimento vai além de uma religião”.

Já o presidente da Associação da Prosperidade da Regional SP-SBC, Ademir Camilo Teixeira, aproveitou a cerimônia para afirmar que “a SNI do Brasil está alinhada às diretrizes de sua sede, localizada no Japão, e, portanto, busca a construção de uma nova civilização a partir de atividades e princípios que permitam que se alcance a paz mundial”.

04 AdemirAdemir Camilo Texeira, Presidente da Associação da Prosperidade da Regional SP-SBC. Foto: Oscar Jupiraci

Ademir crê que tal objetivo é plausível, já que “o mundo criado por Deus é perfeito” e são as ações humanas que quebram esta condição: “as pessoas esquecem que há uma relação entre Deus, natureza e seres humanos e, por isso, acreditam que podem fazer o que querem em benefício próprio e sem pensar nas consequências para a natureza”. “Nós, seres humanos, fazemos parte da natureza e, ao prejudicá-la, estamos nos prejudicando”, finalizou.

Após os discursos, os presentes à sessão puderam assistir a uma homenagem à Florinda Pereira e à Shizuka Isomoto Utida, preletoras, respectivamente, da SNI Regional SP-SBC e da SNI Regional SP-ABC.

05 HomenageadasHomenageadas (da esquerda para a direita): Florinda Pereira e Shizuka Isomoto Utida. Fotos: Oscar Jupiraci

Florinda afirmou “não ter palavras para agradecer a todos pela oportunidade dada à divulgação da filosofia religiosa da SNI”, enquanto Shizuka se disse “surpresa” pela homenagem, já que acredita que “apenas cumpre sua missão de trabalhar para Deus e manifestar Seu amor na Terra” e dedicou a honraria recebida a “todos os pioneiros da SNI, que trabalharam dia e noite para construir a base deste movimento”.

06 MinamiHiroyuki Minami, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Finalizando a solenidade, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, afirmou que tanto Florinda, quanto Shizuka “prestam um relevante trabalho a toda a sociedade brasileira” e destacou ser um “admirador da filosofia, das pregações e de todos os atos da SNI”.

07 MesaIntegrantes da Mesa de Honra desta sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

A Mesa de Honra deste evento foi composta por: Ary de Oliveira, Orlando Morando, Hiroyuki Minami, Jorge Uemoto Junior, Florinda Pereira, Shizuka Isomoto Utida, Ademir Camilo Teixeira, Koiti Tozaki (preletor em grau master e supervisor administrativo doutrinário da Regional SP-SBC) e Bruno Seiji Kawamoto (presidente da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil da Regional SP-ABC).

08 Cantora

08 CantoresIntérpretes que apresentaram canções durante a solenidade. Fotos: Oscar Jupiraci