ss abreA partir da esquerda, o vice-prefeito Marcelo Lima; o major Clodoaldo Rodrigues Fontes, o vereador Netinho Rodrigues e o coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário municipal de Segurança Urbana. Foto: Oscar Jupiraci

O coordenador operacional do 6º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sediado em São Bernardo do Campo, recebeu a honraria, concedida pela Câmara Municipal em retribuição aos relevantes serviços prestados ao município, na noite de sexta-feira, dia 5 de novembro, no Plenário Tereza Delta.

ss vereador netinho rodrigues“Como bem destacou o filósofo, político e jurista francês Michel de Montaigne, ‘a mais honrosa das ocupações é servir ao público e ser útil ao maior número de pessoas’. Nosso homenageado da noite exemplifica isso”, destacou o vereador Netinho Rodrigues (acima). Foto: Oscar Jupiraci

“Homenagear uma pessoa por sua jornada de vida e conduta de trabalho é muito importante para nós do Legislativo, porque serve de exemplo a outros profissionais. Mas, é mais do que isso: é dar honra a quem tem honra. O major Clodoaldo é um dos inúmeros heróis anônimos que, com certeza, também se sentem aqui representados e exaltados. Sua trajetória profissional fala por si só. É o protagonista de sua própria história. Viver cada dia como se fosse o último é seu lema de vida, o que o impulsiona nas conquistas, e nos dá a certeza de que estamos em boas mãos”, declarou o vereador Netinho Rodrigues (PP), autor do Decreto Legislativo nº 1.687/2021, que instituiu a cerimônia.

Segundo o major Clodoaldo Rodrigues Fontes, “cada um de nós tem que ‘matar um leão por dia’ para trabalhar na rua. Atividade-fim é dolorosa. A profissão, muitas vezes, é frustrante porque a realização não depende só de você. Exige sacrifícios, não só da vida em si, mas do tempo que temos para estar com nossas famílias. Mas, mesmo assim, é gratificante no momento em que passamos a proteger as pessoas e estender uma mão amiga para cada uma delas. Exercemos nossas funções sem esperar reconhecimento, mas ficamos felizes e agradecidos quando recebemos um título como esse. A palavra que encontro para expressar esse momento é gratidão”.

ss mesa honraO major Clodoaldo Rodrigues Fontes exibe o Título de “Cidadão São-Bernardense” ao lado dos convidados da Mesa de Honra da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

Para compor a Mesa de Honra, presidida por Netinho Rodrigues, o Cerimonial da Casa convidou as seguintes autoridades e personalidades:

▪ o vice-prefeito Marcelo Lima;

▪ o major Clodoaldo Rodrigues Fontes;

▪ o coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito Orlando Morando;

▪ o tenente-coronel Vlamir Luz Machado, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar;

▪ Henrique Kabeça e Palhinha, vereadores de São Bernardo do Campo;

▪ os Doutores Celiton, geriatra, e João Carlos, ortopedista;

▪ o Sr. Juno Rodrigues Silva, conhecido como “Gijo”, diretor honorário da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) de São Bernardo do Campo;

Biografia

ss major clodoaldo“Minha história de 30 anos na Polícia Militar é escrita a várias mãos. Alguns escreveram linhas, parágrafos, páginas ou capítulos. Tenho algo para compartilhar com cada um de vocês aqui. Muito obrigado a todos pelo título que recebo”, agradeceu o major Clodoaldo Rodrigues Fontes. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Major Clodoaldo Rodrigues Fontes nasceu no dia 23 de outubro de 1971, na cidade de Santos, estado de São Paulo.

É filho do Sargento reformado da Polícia Militar Sr. João Moura Fontes e da Sra. Maria de Lourdes Rodrigues Fontes.

É casado com a Sra. Joyce Regis da Luz Fontes.

Ingressou na Polícia Militar como Soldado PM no ano de 1991 e, no ano de 1993, ingressou como Aluno Oficial na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

Seu brilhante trabalho é reconhecido pelos postos galgados durante a carreira: tornou-se 2º Tenente da Polícia Militar em 1999; 1º Tenente em 2003; Capitão em 2010 e, recentemente, Major do 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM/M), por meio do Decreto Militar publicado na edição de 20 de maio de 2021 do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

É Bacharel em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) desde 2003 e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES) desde 2020.

Cristão, lê a bíblia e vive cada dia como se fosse o último.

Aprecia um bom churrasco na companhia de amigos e família e é torcedor do Santos Futebol Clube.

Reside na cidade de Guarujá, mas seu trabalho, desde o ano de 2012, é voltado para São Bernardo do Campo com excelência e qualidade na prestação de serviços pela Polícia Militar, garantindo, assim, tranquilidade e segurança aos cidadãos do município.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.687, de 16 de junho de 2021)

Multimídia

camara foto CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene