abreIntegrantes da mesa de honra. Foto: Marcella Cuppone.

Na tarde do último domingo (05/12), foi homenageado na Câmara Municipal o Sr. Galeno Rosa, bombeiro civil, com o Título de Cidadão Emérito outorgado pelo vereador Henrique Kabeça (PSDB). O evento foi realizado nos termos do Decreto Legislativo n° 1.708, de 18 de novembro de 2021, de autoria do próprio vereador.

Além do vereador e do homenageado, fizeram parte da mesa de honra do evento:

- Cristiano Vargas, gestor em proteção contra incêndios florestais

- João Godoi, bombeiro florestal

- Ivan Campos, presidente do CNBC Brasil

- Vanderlei Campos Felix, suboficial da Marinha do Brasil

- Edson de Jesus, diretor do Sindicato dos Bombeiros do Estado de São Paulo e diretor da Federação Nacional dos Bombeiros Civis

- Adriano Candeias de Almeida, gerente da Fundação Florestal

henrique“Pela sua atuação, Galeno faz jus a essa homenagem. A importância do serviço de vocês é imensurável”, comentou Henrique Kabeça. Foto: Marcella Cuppone.

Em seu pronunciamento, Henrique Kabeça destacou a importância dos bombeiros, uma profissão que exige muita coragem ao arriscar a própria vida para salvar a dos outros. “Após fazer seu primeiro curso de primeiros socorros, Galeno viu que poderia fazer mais: ajudar quem mais precisa em momentos difíceis, como em tragédias. Fez diversos cursos de salvamento. Juntou um grupo de amigos e resolveu criar a Força Tarefa Brasileira, onde reuniu dezenas de voluntários no Brasil inteiro. O amor ao próximo é o que o torna especial. Galeno é um profissional que está sempre alerta para realizar uma ação de salvamento”, destacou o vereador. Foram várias missões de salvamento executadas com sucesso ao longo desses anos. Dentre elas, destaque para a tragédia de Brumadinho (MG).

entrega tituloGaleno Rosa recebe o Título de Cidadão Emérito das mãos do vereador. “Esse título não é só meu, é da nossa instituição, é de vocês que ajudaram nessa conquista. Agradeço o carinho, o respeito, a contribuição com essa instituição. Cada um de nós aqui faz diferença cotidianamente na vida das pessoas, seja salvando vidas, seja evitando que situações adversas evoluam”, agradeceu o homenageado. Foto: Marcella Cuppone.

Sobre o homenageado

O Sr. Galeno Rosa nasceu em 15 de setembro de 1973, na cidade de São Paulo, Capital Paulista. É divorciado e pai de dois filhos: Paulo Henrique de 28 anos de idade e Lucia Helena de 26 anos de idade.

Formado como Técnico em Segurança do Trabalho é, também, bacharel em Enfermagem e especialista em Enfermagem Aeroespacial. Atua como Bombeiro Civil desde 1993.

Tem em seu currículo diversos certificados de qualificação em cursos, pós-graduação e treinamentos, bem como vasta experiência de atendimento in loco em missões nas seguintes áreas: saúde, resgate, atendimento pré-hospitalar, busca, salvamento, desastres, aeromedicina, prevenção e combate a incêndios, produtos perigosos, defesa civil, segurança pública e privada e antiterrorismo na aviação.

Foi homenageado pelo Exército Brasileiro (Comando Militar do Amazonas), pelo Governo do Estado de Roraima, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pela Câmara Municipal de São Paulo. Além disso, foi laureado com a Medalha Tiradentes (Patrono da Polícia) e diversas moções de aplausos.

Ressalte-se, ainda, que o Sr. Galeno Rosa foi idealizador e fundador da Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento, conhecida como “Força Tarefa Brasileira”, criada em 10 de agosto de 1997.

Atualmente, preside a Força Tarefa Brasileira, cujo objetivo é promover a sinergia necessária à integração, suporte e padronização de voluntários em missões nacionais e internacionais, tendo em vista interagir na resposta bem como em ações de conscientização e prevenção, respeitando, contudo, as limitações e a urgência da missão em meio a cenários de incertezas em eventos adversos.

 

CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.