ss empresarios abreDetalhe dos Títulos de Cidadão São-Bernardense concedidos pela Câmara Municipal aos empresários Paulo Vitor, Sérgio Luis Mariano e João Bessa. Foto: Oscar Jupiraci

João Rodrigues Bessa, Paulo Vitor de Andrade e Sérgio Luis Mariano de Sá receberam “Títulos de Cidadão São-Bernardense” em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (10/03), no Plenário Tereza Delta.

ss empresarios afonsinhoAcima, o vereador Afonso Torres/Afonsinho (PSDB), autor dos Decretos Legislativos que dispõem sobre a entrega dos títulos de cidadania aos três empresários. Foto: Oscar Jupiraci

Além de reconhecer os relevantes serviços prestados por cada um deles em prol do desenvolvimento econômico do município, por meio da geração de empregos e renda, a iniciativa do vereador Afonso Torres/Afonsinho (PSDB) também ressalta o papel dos homenageados como “cidadãos de bem, com grandes corações. São pessoas generosas, ajudando os mais necessitados. O Paulo Vitor, por exemplo, contribuiu com uma quantia considerável do próprio bolso para reformar um orfanato da cidade. Ele vistoriou e acompanhou a obra, com carinho e amor, sem nenhuma mídia para isso”, destacou o parlamentar em seu discurso na tribuna.

Na mesa de honra, ele e seus homenageados tiveram a companhia do vice-prefeito Marcelo Lima; do deputado estadual coronel Nishikawa; do Dr. Stefanos Lazarou, representante do secretário municipal de saúde, Dr. Geraldo Reple; do Dr. Luiz Ricardo Bertanha, presidente da OAB-SBC; do Sr. Catarino, subtenente do Tiro de Guerra nº 02-078-SBC; da Mãe Mercedes Soares da Silva, do Tempo Umbandista Pai Oxalá e Pai Ogum; da Sra. Clotilde Borelli, presidente do grupo espírita “O Samaritano”, e do padre Paulo Afonso, da Paróquia São João Batista, no bairro Rudge Ramos.

ss empresarios mesaOs integrantes da mesa de honra da solenidade durante a execução do Hino Nacional. Foto: Oscar Jupiraci

Trajetórias

JOÃO RODRIGUES BESSA

ss empresarios jbJoão Rodrigues Bessa. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. João Rodrigues Bessa ou, simplesmente, “JB”, como é carinhosamente conhecido pelos amigos e familiares, nasceu no dia 25 de maio de 1940, na Cidade de Serra Negra, Estado de São Paulo.

É filho da Sra. Maria de Lourdes Rodrigues Bessa e do Sr. Gabriel Barros Bessa.

Casou-se, em 1963, com a Senhora Dirce Tarelli Bessa e, desta união, nasceram os filhos Jefferson Eduardo, Regina Mara e Cintia. Hoje, compartilha da companhia dos netos Henrique, Guilherme, Thais, Clarissa, Luana, Mirella, André, e do bisneto Vitório.

Passou a infância em sua cidade natal, onde concluiu o segundo grau, hoje ensino médio.

Após a partida precoce do seu pai, mudou-se com sua família, em 1953, para São Paulo, mais precisamente para o Bairro Pompéia.

Em 1957, chega a São Bernardo do Campo, passando a residir no Bairro Rudge Ramos.

Iniciou sua vida profissional aos 14 anos de idade, pois precisava auxiliar no sustento da sua mãe e dos seus dez irmãos.

Em 1968, na Avenida Júlio Buono, Jardim Brasil, em São Paulo, abriu a empresa JB, com foco em tapeçaria automotiva, produzindo e revestindo laterais de portas, tetos e bancos de automóveis.

Com o nome de Auto Capas e Vidros JB, a empresa migrou para a Avenida Ministro Osvaldo Aranha, na esquina com a Rua 3 de Dezembro, no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, cidade berço das montadoras Willys-Overland, Volkswagen, Toyota, Mercedes-Benz, Scania, Karmann-Ghia, Simca, Chrysler, IBAP, Ford, Volkswagen Caminhões, além de centenas de indústrias de autopeças.

Em 17 de abril de 1974, a empresa foi transferida para a Avenida Senador Vergueiro, época na qual diversificou ainda mais o negócio. Além das capas e serviços de tapeçaria, passou a comercializar acessórios.

Com o crescimento da demanda, no final dos anos 70, inaugurou a JB Indústria e Comércio de Revestimentos para Autos, em São Caetano do Sul, expandindo sua área de atuação com o desenvolvimento de bancos automotivos.

Na década de 80, após forte recessão econômica no cenário nacional, optou pela expansão de suas empresas, inaugurando lojas em Brasília, Goiânia, Uberlândia e no Bairro do Brás, em São Paulo. Em 1998, transferiu a matriz da empresa para São Bernardo do Campo.

Acompanhando o progresso da cidade e sob sua zelosa administração, a empresa progrediu e passou a fazer parte do Grupo J.B. Tecidos que, além da sua matriz em São Bernardo do Campo, possui mais nove filiais, sete delas no ABC e duas na Capital Paulista.

Além de suas empresas, sempre foi apaixonado pelas alturas. Em 1985, ocupou o cargo de Diretor Executivo do Centro Nacional de Esportes Aéreos, sediado na cidade Paulista de Boituva.

Por dois mandatos, de 1986 a 1988, foi Presidente da Federação Paulista de Paraquedismo. Em 1987, esteve à frente da Delegação Brasileira de Paraquedismo nº 7ª Campeonato Mundial realizado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Atualmente, é Diretor-Presidente do Grupo J.B. Tecidos, contando com a ajuda dos filhos e netos.

Em 2021, o Grupo JB completa 50 anos de atuação, contando com 160 colaboradores, continua a ser referência nos ramos em que atua. As três gerações tocam o negócio juntos, pai, filhos e netos, contribuindo para o progresso de São Bernardo do Campo com a geração de renda e empregos.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.702, de 10 de novembro de 2021)

 

PAULO VITOR DE ANDRADE

ss empresarios paulo vitorPaulo Vitor de Andrade. Foto: Oscar Jupiraci

O Sr. Paulo Vitor de Andrade nasceu no dia 23 de julho de 1977, no município de Itumbiara, estado de Goiás.

É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, tendo realizado vários cursos em Programação Neurolinguística e Técnicas em Vendas e Liderança.

Em 2001, com o espírito empreendedor que sempre o acompanhou, escolheu a cidade de São Bernardo do Campo para sediar o Grupo Polar, do qual é fundador.

Há 20 anos, o Grupo Polar oferece soluções completas em todos os elos da cadeia do frio, ou seja, todo o processo, desde a concepção, passando pelo armazenamento, até ao transporte do produto, preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a sua conservação, propriedades e qualidade.

O Grupo Polar foi o primeiro a desenvolver elementos refrigerantes e equipamentos de monitoramento, além de qualificar embalagens, ambientes, equipamentos e frotas refrigeradas. É o único do setor a ter a certificação ISO 9001:2015.

A corporação é composta por seis empresas, atuantes em diversos segmentos de mercado: Polar Técnica, líder de mercado em “cold chain” (cadeia do frio); Flush, agência de comunicação e marketing; Polar Empreendimentos, atuante na área de construção civil; Valida, presta serviços em qualificação para cadeia fria; Cibragel, oferece soluções em embalagem de material plástico e EasyAnalytics, consultoria em "business intelligence" e tecnologia.

Sob seu comando, as empresas do grupo cumprem elevada função social perante a sociedade. São 130 vidas impactadas diretamente e outras centenas, indiretamente, com a oportunidade de trabalho e renda. Mantêm também ações sociais que geram valor aos "stakeholders", beneficiando a cidade de São Bernardo do Campo e ajudando a promover o desenvolvimento econômico e social.

Durante a pandemia de Covid-19, que gerou impactos econômicos e financeiros por todo o mundo, manteve sua responsabilidade social e, através da sua alta performance empreendedora, manteve o pão de cada dia de muitos trabalhadores, não realizando demissões, garantindo assim emprego e renda aos seus funcionários. Além disso, aumentou o efetivo de colaboradores de suas empresas por meio da contratação de mão de obra temporária.

Durante a trajetória do Grupo Polar, esteve sempre à frente das principais decisões estratégicas das empresas, executando com expertise todo o processo de desenvolvimento de soluções inovadoras em “cold chain”.

Negociação, inteligência de vendas, gestão de conflitos e liderança servidora, são algumas das suas habilidades, exercidas com maestria e empatia junto aos seus colaboradores e clientes.

O Sr. Paulo Vitor de Andrade faz questão de destacar que sua maior preocupação sempre foi desenvolver novas experiências e soluções inteligentes em “cold chain”. Por isso, O Grupo Polar investe continuamente em projetos, pesquisas, certificações e capacitações para que seus produtos e serviços sejam referência em qualidade e segurança.

O resultado desse trabalho foi chancelado recentemente com a conquista, pela sexta vez, do Prêmio Sindusfarma de Qualidade, Edição de 2021, na categoria Soluções Passivas para a Cadeia Fria.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.700, de 27 de outubro de 2021)

 

SÉRGIO LUIS MARIANO DE SÁ

ss empresarios sergio luisSérgio Luis Mariano de Sá. Foto: Oscar Jupiraci

O Senhor Sérgio Luis Mariano de Sá nasceu em 21 de abril de 1958, no Hospital Leão XIII, Bairro Ipiranga, na Capital Paulista.

É filho da Sra. Francisca Cruz Mariano de Sá, carinhosamente conhecida na família e pelos amigos por “Dona Chiquinha” e do Dr. Pedro Mariano de Sá.

Casou-se com a Sra. Maria Elisa em 1982 e, desta união, nasceram os filhos: Ricardo (in memoriam), Amanda, Rodolfo e Guilherme.

Hoje, conta com a alegria dos seus netos: Gabriel, Giovanna, Vitor e Miguel.

De origem humilde, recebeu de seus pais os princípios e ensinamentos que faz questão de repassar para os seus filhos e netos.

Na infância, morou com a família na Vila Carioca, no Bairro São João Clímaco e no Jardim Patente, em São Paulo.

Iniciou os estudos primários no Grupo Escolar José Escobar, no Bairro Sacomã, também localizado em São Paulo.

Em 1968, sua família fixou residência no Bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. No mesmo ano, seu pai inaugurou a Pedro Mariano Imóveis, escritório imobiliário que tinha como objetivo oferecer a oportunidade de adquirir a casa própria para as pessoas que moravam de aluguel nos bairros paulistas do Ipiranga, Aclimação e Vila Prudente.

Seu pai apresentava aos seus clientes os benefícios de morar em São Bernardo do Campo, uma cidade promissora, bem estruturada, com muitas oportunidades de emprego e que contava com valores mais convidativos do que os imóveis situados na Capital.

No ano de 1973, iniciou sua vida profissional no escritório imobiliário da família.

Terminando os estudos do colegial, matriculou-se na Universidade Metodista para cursar Administração de Empresas, tendo colado grau no ano de 1982.

Apesar da sua sólida carreira profissional no ramo imobiliário como corretor de imóveis, ingressou na FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, em 1978, para cursar Direito.

Mesmo com toda dificuldade para conciliar os estudos com sua vida profissional e familiar, conseguiu se formar Bacharel em Direito. No ano 2000, prestou o exame da Ordem dos Advogados e passou a ser advogado de fato.

Atualmente, é conselheiro da ACIGABC - Associação dos Construtores e Imobiliárias do Grande ABC e membro associado do CRECI/SP - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo.

Já ocupou, por duas gestões, o cargo de Delegado da 38ª Subseção da OAB/SP - SBC, bem como atuou na Associação Comercial de São Bernardo do Campo.

Com o falecimento do seu pai, o Senhor Pedro Mariano de Sá, assumiu a totalidade da gestão da Pedro Mariano Imóveis. Sob sua administração, a empresa continua sendo referência no ramo imobiliário em São Bernardo do Campo, em especial na Região do Rudge Ramos, colaborando para a geração de empregos, renda e para o progresso da cidade.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.706, de 17 de novembro de 2021)

 

CLIQUE AQUI para ver mais fotos desta Sessão Solene

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio desta Sessão Solene

 

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.