ss mulher abreÀ esquerda, a vereadora Ana Nice (PT) presidiu a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada na noite de quinta-feira (17/03), no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

O debate sobre a situação da população feminina diante das mudanças impostas pela Covid-19 pautou a primeira parte da sessão solene presidida pela vereadora Ana Nice (PT), na noite de quinta-feira (17/03), no Plenário Tereza Delta.

Ao iniciar seu discurso, a parlamentar lembrou que a última solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher aconteceu há dois anos por causa da pandemia, que “infelizmente vitimou mais de 6 milhões de pessoas no mundo, e afetou negativamente, desde a atividade econômica até o ensino, passando pela saúde mental e, principalmente para nós, mulheres, trouxe grandes retrocessos. O índice de feminicídio, de violência doméstica, de denúncias de agressões cometidas por parceiros ou ex-companheiros aumentou muito neste período.

Quando se trata do mercado de trabalho, as mulheres foram as primeiras a serem atingidas. Ou foram demitidas, ou tiveram que ficar em casa para cuidar da educação dos filhos, que deixaram de ir à escola e passaram a acompanhar as aulas online. Segundo pesquisas, durante a pandemia, houve um atraso de décadas em relação aos avanços na igualdade no âmbito profissional. Se já havia um cenário desfavorável, a pandemia aprofundou ainda mais essa desproporção entre homens e mulheres quando o assunto é emprego”.

ss mulher vereadora“Nós, mulheres, temos que ocupar os espaços porque fazemos parte da sociedade. Somos mais de 52% da população; mais de 50% do eleitorado no país, e temos que participar das decisões sobre os rumos da nossa cidade, do estado e do Brasil”, afirmou a vereadora Ana Nice. Foto: Oscar Jupiraci

Para ela, a solução passa pela apresentação de propostas que possam garantir, manter ou melhorar os direitos adquiridos. “Temos que continuar cobrando do poder público e dos nossos representantes projetos de leis que tragam qualidade de vida e seguridade social para as mulheres, assim como fez a nossa vizinha Argentina, onde a criação dos filhos será incluída no tempo de serviço na hora em que a mulher pedir aposentadoria. No Brasil, já iniciamos a discussão sobre a ‘economia do cuidado’ e o PIB produzido pelas mulheres que ficam em casa para tomar conta de crianças, idosos, pessoas enfermas ou com deficiência”.

A convite dos organizadores, o Deputado Estadual Teonílio Barba; Dulce Xavier, socióloga e integrante da Frente Regional do ABC de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Fernanda Cardoso, doutora em economia do desenvolvimento, professora e pró-reitora da Universidade Federal do ABC; Vivia Martins, secretária-geral do Sindserv-SBC e secretária de assuntos jurídicos da CUT-SP, e Paulo Caires, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, compuseram a mesa de honra e participaram da discussão.

ss mulher diplomasOs diplomas de honra entregues pela vereadora Ana Nice às mulheres que transformam a sociedade. Foto: Oscar Jupiraci

Na segunda parte da cerimônia, Ana Nice entregou diplomas de honra para mulheres que realizam um trabalho social na comunidade e são agentes transformadores da sociedade. São elas: Amábile Cordeiro; Elza Thuler; Gicélia Pereira; Izailda Vieira; Luciana Lefbão; Maria de Fátima; Maria do Amparo; Maria do Socorro; Maricelma Barreto; Monica Leonardo; Neia Bueno; Neiva da Consolação; Patrícia Batista, Salete Bezerra e Suzimara dos Santos.

“Por vezes, sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar, mas o mar seria menor se faltasse uma gota, disse Madre Teresa de Calcutá. O trabalho que cada uma de vocês exerce no espaço onde estão é muito importante. Como parlamentar eleita por vocês, tenho o dever e o compromisso de tirar mulheres como vocês da invisibilidade e trazer para esta Câmara Municipal como forma de reconhecimento”, concluiu a vereadora.

ss mulher solano trindadeLari Ramos e Márcio Soares, do Centro Cultural Afro-Brasileiro Solano Trindade, interpretaram as músicas “Maria, Maria” e “O Bêbado e a Equilibrista”. Foto: Oscar Jupiraci

Clique aqui para ouvir o áudio da solenidade, com a íntegra dos discursos da vereadora e de seus convidados

Clique aqui para acessar a galeria de imagens da Câmara Municipal com as fotos deste evento

mini 6