abreOs integrantes da Mesa de Honra (da esquerda para a direita): vereador Danilo Lima; vice-prefeito Marcelo Lima, representando o Poder Executivo; Afonso Torres – Afonsinho, presidente da comissão organizadora e o homenageado Padre Rodolfo Cabrini de Oliveira. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (20/04), no Plenário Tereza Delta, o Padre Rodolfo Cabrini de Oliveira recebeu a Medalha João Ramalho durante sessão solene. Sua Paróquia, a de Santa Edwiges, também foi homenageada com o Título de Entidade Benemérita. A iniciativa foi do vereador Afonso Torres – Afonsinho (PSDB) e realizada nos termos dos Decretos Legislativos n° 1.726, de 07 de abril de 2022 e n° 1.729, de 27 de abril de 2022.

Em seu pronunciamento, o vereador Afonsinho elogiou o trabalho do Padre Rodolfo. “O Padre Rodolfo desenvolve vários trabalhos sociais: com os moradores de rua; traz os jovens para a nossa Igreja. Em tão pouco tempo conseguiu, de novo, encher a nossa Paróquia, trazer luz para a nossa Igreja. Todos vocês homenageados aqui hoje têm uma história de construção, de doação nessa Paróquia. Passamos por dificuldades, mas também muitas vitórias”, declarou o parlamentar.

entrega medalhaPadre Rodolfo Cabrini recebe a Medalha João Ramalho. Foto: Oscar Jupiraci.

“A Paróquia é uma família formada por pessoas de fé. A família de fé cultiva a amizade. Juntos, trabalhamos pelo bem uns dos outros. É na paróquia que somos sustentados espiritualmente e aprendemos a praticar as virtudes cristãs e o amor. Ao longo desses 55 anos da Paróquia, muitas pessoas se esforçaram, seja na construção da Igreja templo, seja na construção da comunidade de fé. Hoje, somos uma Igreja viva, atuante e acolhedora graças a contribuição de vocês. Nesta medalha que recebi, estão os trabalhos, a dedicação e o amor de todos vocês. Sou muito grato por estar participando da história dessa Paróquia”, comentou o Padre Rodolfo.

entrega títuloEm nome da Paróquia, o Padre Rodolfo também recebeu o Título de Entidade Benemérita, homenagem concedida pelo vereador Afonsinho. Foto: Oscar Jupiraci.

paroquiaParóquia Santa Edwiges fica na Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo. Foto: Gabinete do vereador Afonsinho.

O homenageado

O Reverendíssimo Padre Rodolfo Cabrini de Oliveira nasceu no dia 1º de novembro de 1985, na cidade de Jales, interior do Estado de São Paulo. É filho do Sr. Divino João de Oliveira e da Sra. Catarina Aparecida de Oliveira.

Iniciou os estudou na Escola Dom Arthur Horsthuis no ano de 1993. Em 2004, optando pela vida religiosa, ingressou no Seminário Diocesano de Jales.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus, na cidade de São José do Rio Preto, interior paulista. Foi ordenado Diácono no dia 17 de dezembro de 2010, em solenidade celebração realizada no Santuário da Santíssima Trindade, em sua cidade natal.

No dia 27 de fevereiro de 2011, na Catedral Diocesana de Jales, realizou um grande sonho, quando recebeu o Santo Sacramento da Ordem de Presbítero das mãos de Dom Demetrio Valentini, ordenando-se Sacerdote.

Fez sua primeira atuação como presbítero na Catedral de Jales e, em 2012, foi designado a coordenar as comunidades do Núcleo Il, em Fernandópolis, onde, atualmente, foi instituída a Paróquia Santo Expedito.

Além da sua vida e formação religiosa, é advogado, tendo concluído o curso de Direito pela Universidade Brasil. Dando continuidade à sua formação e com o intuito de colaborar nas atividades administrativas de sua Diocese, ingressou no curso de Direito Canônico pela Faculdade São Paulo Apóstolo.

Em 26 de fevereiro de 2020, foi nomeado pelo Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipolini, como Administrador Paroquial da Paróquia Santa Edwiges e, apesar das dificuldades geradas pela pandemia, tem desenvolvido um bonito e importante trabalho à frente da comunidade, com destaque especial para os serviços em prol das atividades sociais.

Entre as atuais atividades desenvolvidas, sob a sua orientação direta, podemos citar: a administração paroquial, as diversas pastorais e movimentos ligados à paróquia e a presidência da Associação Comunitária Santa Edwiges, com sede no Centro Comunitário, localizado na Rua Itaguassu, nº 185, na Vila Vivaldi. Destaca-se, também, a obra de substituição do antigo forro da Igreja, o que tornou o templo um lugar mais bonito e acolhedor para os fiéis.

Nesses últimos meses, tem intensificado a atuação da comunidade paroquial no atendimento à população mais carente da região do Rudge Ramos e Vila Vivaldi. Como exemplo, citamos a distribuição diária e gratuita de dezenas de refeições às pessoas em situação de rua, bem como cestas básicas para famílias carentes previamente cadastradas.

Na esfera religiosa, vem atuando de forma a reanimar a comunidade na participação da vida paroquial. Com a sua dedicação e o seu carisma, é notável o aumento do número de fiéis que retornaram às celebrações.

Com informações do Decreto Legislativo n° 1.729/2022.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene