02 abre com mesa EditMesa de Honra. Fotos: Oscar Jupiraci.

Em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (03/06), foi concedido o Título de Cidadão São-Bernardense ao deputado federal Gilberto Nascimento (PSC), presidida pelo vereador Julinho Fuzari (PSC), nos termos do Decreto Legislativo n° 1.737/2022, de 27 de abril de 2022.

Junto com o vereador e com o homenageado, compuseram a Mesa de Honra: o Vereador de São Paulo, Sr. Gilberto Nascimento Júnior; o Sr. Teodózio Gregório da Silva, Presidente Municipal do PSC de Diadema; o Subtenente Rodrigo da Cunha Rocha, Chefe de Instrução do TG 02-078; o Padre Antonio Francisco da Silva, representante da Igreja Católica; o Pastor Giovani Ribeiro (Presidente da AMME - Agência Missionária de Mobilização Evangelística), representante da Igreja Evangélica.

04 julinho editVereador Julinho Fuzari. Fotos: Oscar Jupiraci.

Em seu pronunciamento, o vereador agradeceu a todos os presentes, lembrou que o homenageado foi o primeiro eleito pela igreja evangélica na Câmara Municipal de São Paulo, posteriormente sendo eleito como deputado estadual, e hoje, como deputado federal. Destacou que é sua primeira homenagem com um título de cidadão são-bernardense a um deputado federal, homenagem essa para alguém que se assemelha nas pautas com as suas como vereador de São Bernardo do Campo. “Meus parabéns, deputado, a partir de hoje, você é um cidadão são-bernardense.”

05 mosDa esquerda para a direita: Padre Antonio Francisco da Silva, Pastor Giovani Ribeiro e o Vereador Gilberto Nascimento Júnior fizeram uso da tribuna para prestar suas homenagens. Fotos: Oscar Jupiraci.

06 deputado editDeputado Federal Gilberto Nascimento. Fotos: Oscar Jupiraci.

O homenageado agradeceu ao vereador Julinho Fuzari pela homenagem, a presença de todos os convidados, a Câmara Municipal pela aprovação do projeto e a cidade de São Bernardo do Campo pela oportunidade. “O meu orgulho, a minha alegria, o meu agradecimento a Deus por viver esse momento e estar sendo homenageado. Saio daqui hoje homenageado por essa honraria, e vou guardá-la e levá-la por toda minha vida.”

07 título editFotos: Oscar Jupiraci.

Cidadão São-Bernardense

O Deputado Federal, Sr. Gilberto Nascimento, nasceu no dia 9 de julho de 1956, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo.

É casado e tem 3 filhos e 3 netos.

Foi um dos primeiros cristãos evangélicos a ingressar na carreira política, em 1983, representando um segmento da população até então invisível.

Formado em Direito e atuando como Delegado de Polícia, o início de sua vida pública se deu na Câmara Municipal de São Paulo, quando se candidatou a vereador e obteve uma votação expressiva.

Exerceu três mandatos consecutivos, permanecendo na casa por 11 anos.

Após isso, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Sua primeira eleição para ocupar uma das 94 cadeiras na ALESP aconteceu em 1994, e exerceu seu primeiro mandato, na 13ª Legislatura, entre 1995-1999.

Foi para uma segunda disputa e, mais uma vez, foi eleito, permanecendo como Deputado Estadual até 2003.

Seguindo o caminho natural, partiu para a Câmara Federal, e saiu vitorioso, com mais de 200 mil votos.

Como Deputado Federal, já está em seu terceiro mandato, não consecutivo.

Em seus mais de 10 anos em Brasília, atuando no Congresso Nacional, conquistou o respeito e admiração de seus pares por ser um pacificador, um parlamentar de diálogo, sempre muito firme e coerente em suas convicções.

Também é reconhecido por sua atuação próxima aos prefeitos do estado que representa, com destinação de emendas parlamentares, prioritariamente, para equipamentos de saúde.

Defensor da liberdade de culto, do direito das igrejas, pró-vida e pró-família, atualmente é o relator do Estatuto da Vítima, que está sendo construído no Congresso Nacional.

Também, é o autor do Projeto de Lei nº 11.148/2018, que dispõe sobre o Estatuto do Nascituro, alterando o Código Penal para resguardar o direito e a proteção das crianças por nascer.

Trabalha, ainda, em prol do aumento da segurança pública. Por exemplo, é autor do PL nº 6.843/2017, que proíbe a saída temporária das penitenciárias dos presos que tiverem cometido crime doloso com violência ou grave ameaça à pessoa da própria família.

Propôs, ainda, o PL nº 7.769/2017, para prever o gerontocídio (delito do homicídio contra idosos) como circunstância qualificadora do crime e incluí-lo no rol dos crimes hediondos.

Foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência até dezembro de 2021.

É membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Em 2023, completará 40 anos de vida pública.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene