09 06 reuniao enel abreNesta quinta-feira (09/06), os vereadores escolheram o presidente, vice-presidente e relator do colegiado. As comissões especiais são destinadas à elaboração de códigos, projetos e outros trabalhos sobre assuntos de interesse do município. Foto: Oscar Jupiraci

Instalada na Câmara Municipal no início deste mês, a comissão especial temporária que fiscaliza e acompanha as providências tomadas pela Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo São Bernardo do Campo, iniciou seus trabalhos no final da manhã desta quinta-feira (09/06).

Os integrantes, indicados pelas lideranças partidárias na sessão ordinária desta quarta-feira (08/06), se reuniram na Sala de Apoio, no segundo andar da sede do Legislativo, para definir o presidente, vice-presidente e relator do colegiado. Os cargos serão ocupados por Julinho Fuzari, Joilson Santos e Eduardo Ginez Tudo Azul, respectivamente.

Além de deliberar sobre o envio de ofícios para a Enel, a Prefeitura Municipal, o Ministério Público, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, comunicando a criação do grupo, os membros discutiram as próximas ações, como a elaboração de requerimentos e agendamentos. De acordo com o Regimento Interno da Casa, eles têm um prazo de 120 dias, prorrogável por igual período, para concluir suas atividades.

No Requerimento nº 77/2022, Joilson Santos menciona as principais reclamações da população em relação à concessionária que motivaram a instituição da comissão, entre elas: o aumento dos preços na conta de energia elétrica; os apagões recorrentes na cidade, que não são solucionados com rapidez, e a demora em atender pedidos de poda de árvores, com galhos entre a fiação, e de troca ou manutenção de postes.

No mês passado, representantes da Enel vieram ao Plenário Tereza Delta prestar esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica na cidade nos dias 23 e 24 de abril deste ano e o atraso para restabelecer a prestação do serviço. Algumas localidades ficaram sem luz por cerca de 36 horas. Moradores relataram a perda de medicamentos que necessitavam de refrigeração para o armazenamento e o perecimento de alimentos e de mercadorias nos estabelecimentos comerciais.

A comissão especial da Enel é composta pelos vereadores Joilson Santos (sem partido), Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), Ana Nice (PT), Fran Silva (PSD), Reginaldo Burguês (PODE), Netinho Rodrigues (PP), Gordo da Adega (Republicanos), Julinho Fuzari (PSC), Lucas Ferreira (União Brasil), Dr. Manuel (Cidadania), Palhinha (Avante) e Paulo Chuchu (PRTB).

mini 6