ss mae luizinha abreAcima, o vereador Estevão Camolesi, atual presidente do Legislativo, entrega a honraria à Ialorixá Mãe Luizinha de Nanã durante sessão solene realizada na noite de sexta-feira (05/08), no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo concedeu a honraria à Heloísa Moreira dos Santos, a Ialorixá Mãe Luizinha de Nanã, do terreiro Ilê Aláketu Asé Ayrá (Axé Batistini), em uma sessão solene proposta pelo vereador Estevão Camolesi (PSDB), atual presidente do Legislativo, na noite de sexta-feira (05/08), no Plenário Tereza Delta.

ss mae luizinha camolesi“Quem está ligado à área da espiritualidade, seja qual for, nunca pode erguer barreiras. O nosso dever, pela fé de cada um, é construir pontes, porque somos todos irmãos. O Deus que nos criou é o mesmo”, afirmou Camolesi na tribuna. O atual presidente da Câmara Municipal é autor do Decreto Legislativo nº 1.725/2022, que instituiu a sessão solene. Foto: Oscar Jupiraci

“É uma honra, uma alegria e uma satisfação recebê-la aqui. A senhora é alguém que faz muito pela cultura religiosa há décadas. Só Deus sabe o que passou em matéria de perseguição, incompreensão, frustração e dificuldades, o quanto investiu em dinheiro, em vontade e em tempo, quantas horas se dedicou para ser quem é no candomblé, desde sua iniciação até se sentar nesta cadeira hoje, e a história de vida que tem para contar. E é em nome de tudo isso que a homenageamos esta noite com o Título de Cidadã São-Bernardense”, declarou Camolesi na tribuna.

“Estou em estado de êxtase. Agradeço muito o carinho de todos. A Assembleia Legislativa me ofereceu uma homenagem, mas respondi que minha vida e minha história foram construídas em São Bernardo do Campo. Ofereço este título às memórias de minha mãe, Ekede Cabocla, e de Pai Pércio, e a todos aqueles que acreditam no Axé Batistini e em mim, nos meus defeitos e qualidades. Sou grata àqueles que vieram de longe me prestigiar, e em especial à minha filha, Daniele, que amo tanto”, disse Mãe Luizinha em seu discurso de agradecimento.

ss mae luizinha mesaOs integrantes da mesa de honra exibem os broches da Câmara Municipal entregues pelo vereador Estevão Camolesi. Foto: Oscar Jupiraci

Mãe Dó de Ossain, Pai Alaby de Oxoguiã, Assobá Yomar, Ialorixá Mãe Carmem de Oxum, Pai Rojy, Pai Giba, Pai Carlinhos e Lígia Ramos, secretária municipal de cultura, compuseram a mesa de honra ao lado de Camolesi, sua esposa, Jurema, e Mãe Luizinha.

BIOGRAFIA

ss mae luizinha homenageada“É bom prestar homenagem quando a pessoa vai embora, mas melhor ainda é fazer isso quando ela está viva”, disse Mãe Luizinha em seu discurso de agradecimento. Neste mês, ela comemora 50 anos no Axé. Foto: Oscar Jupiraci

A Sra. Heloísa Moreira dos Santos nasceu no dia 5 de dezembro de 1957, na cidade de São Paulo, Capital.

É avó de três netos: Malcon, Percio Neto e José Neto.

Possui formação em Secretariado Executivo, tendo cursado, também, dois anos de Psicologia.

Foi iniciada por Pai Percio no dia 30 de janeiro de 1971.

É filha da saudosa Ekede Cabocla, primeira Ekede de Pai Percio.

Sua filha, Yia Egbe Daniele, é casada com Elemaso Isnatiel, que também tem posto no Axé Batistini.

Desde 1978 vem se dedicando ao seu Axé, aprendendo, cuidando e ajudando a preservá-lo.

É uma das filhas escolhidas por Pai Sango e Pai Percio para ser a Mãe do Axé, recebendo o posto e a faixa pelas mãos de Mãe Bida de Iemanjá de Yialasé.

Moradora há mais de quarenta anos na cidade de São Bernardo do Campo, nunca se afastou do Axé, tendo sempre cumprido com as suas obrigações, estando sempre presente em eventos em prol da religião e em ações sociais, principalmente no Bairro Batistini.

Representa, hoje, a quinta geração dentro do Ilê Alaketú Asé Aira.

Em 2011, recebeu o Título de "Cidadã Benemérita" deste Poder Legislativo Municipal, conforme Decreto Legislativo nº 1.221, de 16 de junho de 2011.

Vive, respira, dorme e acorda para os orixás dentro do Axé Batistini, que foi tombado pelo Município de São Bernardo do Campo e pelo Estado de São Paulo.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.725, de 24 de março de 2022)

ss mae luizinha filhosCom uma canção composta para a ocasião, os filhos do Axé Batistini fizeram uma apresentação musical surpresa em homenagem à Mãe Luizinha no final da solenidade. Foto: Oscar Jupiraci

ss mae luizinha axe batistiniO Ilê Aláketu Asé Ayrá, mais conhecido como Axé Batistini, é patrimônio cultural imaterial brasileiro. Em 2019, o terreiro de candomblé foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Foto: Oscar Jupiraci

CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene