ss termomecanica abreO vereador Julinho Fuzari (ao centro), homenageados, integrantes da mesa de honra e convidados posam para foto ao lado do busto do engenheiro Salvador Arena no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

Visando reconhecer a contribuição da indústria metalúrgica e da entidade sem fins lucrativos - fundadas pelo engenheiro Salvador Arena - para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo, o vereador Julinho Fuzari (PSC) promoveu uma sessão solene na noite de segunda-feira (31/10), no Plenário Tereza Delta, segundo os termos da Resolução nº 3.237, de 6 de novembro de 2019, de sua autoria.

mosaico termomecanica CopiaA partir do alto, em sentido horário, a Dra. Regina Celi Venâncio, os Srs. Antônio João Batistela, Nelson da Silva Leme e Luís Carlos Rabello, representante de Luiz Henrique Caveagna, diretor-geral da Termomecânica. Fotos: Oscar Jupiraci

Em retribuição aos relevantes serviços prestados ao município, o parlamentar entregou o título de Cidadã São-Bernardense à Sra. Regina Celi Venâncio, diretora-presidente da Fundação Salvador Arena e presidente do Conselho de Administração da Termomecânica São Paulo S.A.; e Medalhas João Ramalho para os Srs. Luiz Henrique Caveagna, diretor-executivo da Termomecânica São Paulo S.A.; Nelson da Silva Leme, diretor estatutário e membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena e do Conselho de Administração da Termomecânica São Paulo S.A, e Antônio João Batistela, membro do Conselho Curador da Fundação Salvador Arena.

ss termomecanica fuzariAcima, o vereador Julinho Fuzari, idealizador da cerimônia, recordou a época em que ingressou na Termomecânica, aos 20 anos de idade, para trabalhar na manutenção elétrica. “Foi um grande desafio para mim e, em um primeiro momento, tive vontade de recuar. Hoje reconheço a importância da empresa na minha vida e sou grato por ter sedimentado ali valores que defendo na sociedade e nesta Casa de Leis”, afirmou. Foto: Oscar Jupiraci

“Chamo a atenção para o bem que vocês fizeram e fazem para a população de São Bernardo do Campo. Foram muitos benefícios: vilas transformadas, famílias ajudadas, jovens formados e oportunidades dadas. E nós só temos que agradecer e enaltecer o trabalho de vocês, que venceram barreiras e levaram o nome da Termomecânica pelo Brasil afora e para outros países. Agora expandem para o agronegócio. Vocês seguem se superando e nos surpreendendo”, afirmou Fuzari, se referindo aos executivos da empresa.

ss termomecanica mesaOs integrantes da mesa de honra durante a execução dos Hinos Nacional e do Município de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

Hiroyuki Minami, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representante do prefeito Orlando Morando, e Palhinha, vereador de São Bernardo do Campo, compuseram a mesa de honra ao lado do vereador e de seus homenageados.

Sobre a Termomecânica

termomecanicaSede da Termomecânica em São Bernardo do Campo. Foto: Termomecânica/Divulgação

Em 4 de outubro de 1950, o engenheiro Salvador Arena instalou na cidade de São Bernardo do Campo, uma das empresas mais dinâmicas de sua época, que se tornaria uma referência na área de metais não ferrosos de nosso país: a Termomecânica São Paulo S.A.

Classificada entre as maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas) em produtos semielaborados e produtos acabados, tais como: barras, vergalhões, perfis, fios, laminados, tubos para refrigeração, tubos para aplicação industrial, tubos para condução de água e gás, buchas de bronze e capas de bronze TM 23, barramentos de cobre para aplicações na indústria siderúrgica e de fornecimento de energia, bem como buchas e tarugos de bronze TM 620.

Altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares, a empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.

Com o crescimento e a consolidação da empresa no seu segmento de mercado, seu fundador passou a preocupar-se, também, com a melhoria da realidade social brasileira. Para isso, constituiu em 1964 a Fundação Salvador Arena, com a finalidade de “cooperar e envidar os esforços possíveis para a solução dos problemas de educação, assistência e proteção aos necessitados, sem distinção de nacionalidade, raça, sexo, cor, religião ou opiniões políticas, em caráter geral” (Art. 4º do Estatuto Social da Fundação Salvador Arena).

Atualmente, a Fundação Salvador Arena é administrada por um Conselho Curador composto por quinze membros, que são responsáveis pela concretização dos ideais humanitários defendidos por Salvador Arena, os quais são representados por meio de quatro pilares de sustentação: Educação, Saúde, Assistência Social e Habitação.

A Fundação possui certificação ISO 9001:2015 para seu Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

(Fonte: Projeto de Resolução nº 50/2019)

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene