comissao brt 09 11 abreRegistro dos integrantes da Comissão Temporária Especial instituída para acompanhar o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) durante reunião no início da tarde desta quarta-feira (09/11). Foto: Oscar Jupiraci

No início da tarde desta quarta-feira (09/11), após o término da 37ª Sessão Ordinária, os vereadores que integram a Comissão Temporária Especial constituída para acompanhar o plano e as obras do BRT (Bus Rapid Transit) na região do ABC se reuniram na Sala de Apoio, no 2º andar da Câmara Municipal.

No encontro, o presidente Jorge Araújo (PSD) distribuiu aos demais membros cópias do projeto do BRT-ABC, encaminhadas pelo Executivo Municipal a partir de uma solicitação da Presidência da Casa. Após discutir o teor do documento, o colegiado aprovou 3 requerimentos, que serão enviados à Secretaria Municipal de Transportes, ao Supremo Tribunal Federal e à empresa Next Mobilidade, além de uma visita externa.

Antecedentes

Em 2021, o Legislativo autorizou a concessão de direito real de uso de vias e áreas públicas municipais à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), estatal integrante da Administração Pública Indireta do Estado de São Paulo, para a implantação do modal de transporte (Lei nº 7.023/2021). Em setembro deste ano, foram feitas alterações no texto original para reduzir os impactos sociais e ambientais das intervenções viárias previstas (Lei nº 7.133/2022).

Com investimento de R$ 860 milhões pela iniciativa privada, o BRT-ABC percorrerá um corredor exclusivo com 17,3 km de extensão, entre o centro de São Bernardo do Campo e a capital paulista. O trajeto passa pelos municípios de Santo André e São Caetano do Sul e inclui paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã, ambos em São Paulo. Com um total de 20 estações, a iniciativa beneficiará cerca de 173 mil passageiros por dia.

Além de Jorge Araújo, a Comissão Especial Temporária, originária do Requerimento nº 109/2021, é formada por Ivan Silva (PP), vice-presidente, Paulo Chuchu (PRTB), relator, Ana do Carmo (PT), Aurélio (PSDB), Dr. Eliezer Mendes (PODE), Gordo da Adega/Josias Paz (Republicanos), Lucas Ferreira (sem partido), Palhinha (Avante), Julinho Fuzari (PSC) e Dr. Manuel (Cidadania).

(Com informações do Governo do Estado de São Paulo)

➡ CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os trabalhos desta Comissão Temporária Especial