ss dr marco antonio abreDr. Marco Antônio Marques da Silva (à esq.) exibe o Título de Cidadão São-Bernardense entregue pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul. Foto: Oscar Jupiraci

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, jurista, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal e diretor da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa Lisboa/Portugal recebeu a honraria, proposta pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB), em uma sessão solene realizada na noite de segunda-feira (21/11), no Plenário Tereza Delta.

ss marco antonio vereador“Sinto-me honrado em ser o propositor desta honraria, e espero que o Dr. Marco Antônio guarde esta homenagem em seu coração”, declarou o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (acima) na tribuna do Plenário Tereza Delta. Ele é o autor do Decreto Legislativo nº 1.755/2022, que instituiu a cerimônia. Foto: Oscar Jupiraci

Após comentar a trajetória profissional do homenageado, o parlamentar afirmou que, em seu ponto de vista “cargos que pressupõem a tarefa de servir à sociedade e às pessoas que nos cercam são mais do que profissões: são propósitos de vida. Independente da posição em que estamos, temos a missão de diminuir as desigualdades, injustiças e proporcionar o bem-estar à população. Não tenho dúvidas de que as questões humanas norteiam a vida do Dr. Marco Antônio e assim sempre será. O título que São Bernardo concede através do Poder Legislativo lhe traz ainda mais responsabilidades para com a nossa cidade. Queremos que continue olhando com carinho para todos nós. Parafraseando seu discurso de aposentadoria dos tribunais: ‘que nunca percamos nossos sonhos, e possamos transformá-los, realizá-los em favor de nossos irmãos”, concluiu.

Em seu discurso, o Dr. Marco Antônio Marques da Silva afirmou que sua relação com São Bernardo do Campo é antiga. “Não passei pelo ABC apenas quando fui juiz titular em Diadema ou quando trabalhava aqui nas férias forenses. Frequento a cidade desde a minha infância, estive na Cidade das Crianças, na Associação dos Funcionários Públicos Municipais e no Meninos Futebol Clube. Também tive a honra de comparecer a eventos e palestras da OAB e na Faculdade de Direito. Além disso, tenho amizades que me unem a São Bernardo do Campo. Sempre me senti um são-bernardense e agradeço essa venturosa gentileza do vereador Eduardo Ginez Tudo Azul”.

ss dr marco antonio mesaOs integrantes da mesa de honra durante a execução dos Hinos Nacional e do Município. Foto: Oscar Jupiraci

A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades e autoridades, entre elas o Dr. José Jacob Valente, representante do Dr. Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; o Dr. Wanderley José Federighi, presidente da seção de Direito Público do Tribunal de Justiça; o Dr. Valdir Florindo, desembargador do TRT-2; a Dra. Andrea Castro Alves, vice-presidente da OAB/SBC; o Dr. Gustavo Dall’Olio, juiz titular da 8ª Vara Cível e diretor do fórum da comarca de São Bernardo do Campo; o Dr. Ronaldo Tossunian, delegado seccional de São Bernardo do Campo, e o Dr. Arnaldo Hossepian, diretor-presidente da Fundação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, convidados a compor a mesa de honra, ao lado de Eduardo Ginez e do Dr. Marco Antônio Marques da Silva.

BIOGRAFIA

ss dr marco antonio homenageadoDr. Marco Antônio Marques da Silva. Foto: Oscar Jupiraci

O Dr. Marco Antonio Marques da Silva sempre teve forte ligação com São Bernardo do Campo e o Grande ABC.

Nascido em Itapetininga em 1958, graduou-se em Direito e atuou nas mais diversas áreas da Magistratura.

É professor e desembargador, além de ter vários artigos e livros publicados.

Ingressou na Magistratura em janeiro de 1984, nomeado como juiz substituto para a 12ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de São Carlos.

Ao longo da carreira, também trabalhou nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Monte Alto, Diadema e São Paulo.

Em 2002, foi removido para o cargo de Juiz Substituto em Segundo Grau e tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP em dezembro de 2007.

Com intensa atividade docente no Brasil e no exterior, foi coordenador-geral de diversos núcleos da Escola Paulista de Magistratura entre os anos de 2006 a 2008.

Também atuou como coordenador da Comissão de Imprensa do TJSP.

É presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal, diretor da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa Lisboa/Portugal e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (PUC-SP e ACNUR/ONU).

Recebeu muitas condecorações e títulos honoríficos e coleciona mais de 20 publicações acadêmicas.

Atuou como Juiz de Direito em São Bernardo do Campo de 1984 a 1989, e colaborou diretamente com entidades assistenciais do município, conseguindo diversas doações de empresários.

Foi palestrante por inúmeras vezes na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e de seminários promovidos pela municipalidade e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

(Fonte: Decreto Legislativo nº 1.755, de 29 de junho de 2022)

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene