04 so abreNesta quinta-feira (23/02), os vereadores de São Bernardo do Campo dedicaram um minuto de silêncio às vítimas das chuvas intensas no litoral norte do estado de São Paulo. Foto: Oscar Jupiraci

A pedido do presidente Danilo Lima (PSDB), os vereadores, reunidos no Plenário Tereza Delta na manhã desta quinta-feira (23/02), fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas dos temporais que atingiram o litoral norte do estado de São Paulo no último final de semana.

Ele informou ainda que o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Bernardo do Campo iniciou uma campanha de arrecadação para os moradores da região. Segundo a Prefeitura, serão recebidos itens como alimentos não perecíveis, água potável, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene pessoal (principalmente lenços umedecidos e pomada para assadura) e artigos de limpeza, incluindo sacos de lixo.

“Quero aproveitar esse momento para incentivar toda a população de São Bernardo e todos os nobres colegas vereadores a participarem dessa ação.  Sabemos que, como referências e importantes lideranças, nosso exemplo pode inspirar muitas outras pessoas a se engajarem nessa ação.

Quero também expressar minha solidariedade e empatia à cidade vizinha de Mauá, que está sob risco de novas tragédias em decorrência das fortes chuvas e teve que decretar estado de emergência nesta última quarta-feira (22) devido à possibilidade de deslizamentos em áreas de risco.

Nós estamos aqui, prontos para colaborar no que for necessário. Que a cidade de Mauá possa se recuperar rapidamente e que Deus dê a força necessária para todos superarem esta difícil situação. Ajudar as pessoas que mais precisam é uma das maiores missões que temos aqui como vereadores, e juntos, eu sei que podemos fazer a diferença. Vamos unir nossos esforços e ajudar essas pessoas que foram afetadas”, declarou o parlamentar em um intervalo da sessão ordinária.

As entregas dos donativos acontecem nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/02), das 8h às 17h, no Banco de Alimentos de São Bernardo (Avenida Redenção, 271, Centro), na subprefeitura do Riacho Grande (Rua Araguaia, 265, Riacho Grande) e na portaria central da secretaria de Serviços Urbanos (Rua Francisco Visentainer, 804, Assunção). Haverá ponto permanente para recebimento dos materiais na Loja Vazia do São Bernardo Plaza Shopping (Av. Rotary, 624 - Piso L2).

Mais informações nas redes sociais da Prefeitura: https://www.facebook.com/prefsbc (Facebook) e https://www.instagram.com/pref_sbc/ (Instagram).

04 mosaicoRegistros dos vereadores no Plenário Tereza Delta durante os trabalhos legislativos da 4ª Sessão Ordinária de 2023, excepcionalmente realizada nesta quinta-feira (23/02) em virtude do ponto facultativo da Quarta-Feira de Cinzas. Fotos: Oscar Jupiraci

Após o ato simbólico, os vereadores retomaram as votações, com a aprovação das seguintes matérias:

Requerimento nº 17/2023, de Julinho Fuzari (PSC), congratula o Senhor Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, “pela ação rápida e eficaz de reconstrução das áreas destruídas pelas fortes chuvas, auxiliando as famílias após esta tragédia que atingiu a região, colocando-se como grande líder à frente desta problemática”.

Requerimento nº 18/2023, de Paulo Chuchu (PRTB), congratula a Equipe do 6º BPM-M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), 4ª Companhia, 3º Pelotão, Viatura M-06439, Subtenente PM Ricardo, Cabo PM Lima Costa e Soldado PM Brito, que auxiliaram no parto do bebê Breno Oliveira no final da tarde do dia 20 de fevereiro de 2023.

Requerimento nº 19/2023, da bancada petista, formada por Ana Nice, Ana do Carmo e Getúlio do Amarelinho, congratula o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, “por sua rápida e afetuosa ação de suporte e socorro às pessoas e cidades afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista”.

Pedido de prorrogação de prazo para a Comissão de Fiscalização de Contratos e Convênios emitir parecer conclusivo no Processo Administrativo nº 343/2022, que trata de acórdão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo referente a contratos entre a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e as Cooperativas: Cooperativa de Produção Industrialização e Comercialização Agropecuária dos Assentados e Agricultores Familiares da Região Noroeste do Estado de São Paulo - COAPAR; a Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança Ltda. e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária Avante Ltda. - COANA, objetivando fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar do município.

▶ Saiba mais em:

4ª Sessão Ordinária de 2023