Topo WhatsApp Image 2023 07 07 at 17.01.55 1Foto: Gabinete da Presidência.

O projeto foi lançado sexta-feira (07/07/2023) com uma palestra inspiradora intitulada "São Bernardo do Futuro - A transformação começa a partir da nossa casa", na qual foram discutidas práticas sustentáveis e a importância da participação de cada indivíduo na preservação do meio ambiente. Crianças de algumas áreas da cidade passaram pelos diferentes departamentos da CMSBC para divulgar o projeto e explicar como será realizada a coleta seletiva.

A iniciativa visa incentivar a separação adequada dos resíduos, promovendo a coleta seletiva e a destinação correta dos materiais recicláveis. Para facilitar o processo, foram distribuídos recipientes identificados com cores específicas. O verde é utilizado para a coleta seletiva, que abrange plástico, papel, vidro e metal, enquanto o laranja é destinado à coleta comum, contemplando os demais resíduos não recicláveis. Além disso, a Câmara também disponibilizou pontos de coleta de óleo e de tampinhas e lacres, incentivando a reciclagem desses materiais específicos.

A implementação desse projeto demonstra o compromisso da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo com a sustentabilidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através dessa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, a Câmara busca engajar não apenas os funcionários, mas também os cidadãos que frequentam o local, no processo de preservação ambiental.

O Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância de envolver as crianças nesse projeto, ressaltando que elas são agentes de mudança e serão as responsáveis por garantir um futuro sustentável para nossa cidade. Ao aprenderem desde cedo sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado dos resíduos, estaremos formando cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente.

Espera-se que o projeto "Câmara Sustentável - ODS em Ação" seja apenas o primeiro passo rumo a uma cultura mais sustentável no âmbito legislativo e inspire outras instituições e indivíduos a adotarem práticas ambientalmente responsáveis. Acredita-se que, por meio do engajamento coletivo, é possível construir um futuro melhor para São Bernardo do Campo e para o planeta como um todo.

Fim WhatsApp Image 2023 07 07 at 17.01.56 3 CopiaFoto: Gabinete da Presidência.

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa