01 TopoFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

Na tarde do último sábado, 29 de julho, uma atmosfera de fantasia tomou conta da Câmara Legislativa de São Bernardo do Campo, quando o vereador Ary de Oliveira (PSDB), nos termos da Resolução n° 3.361, de 07 de dezembro de 2022, presidiu a sessão solene em comemoração ao Dia do Cosplay. O evento, que reuniu apaixonados pelo universo Geek, Cosplay, Otaku, Mangas, Swordplay, animes e HQs, tornou-se uma autêntica celebração da cultura pop e do imaginário que cativa gerações inteiras.

02 MesaFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

Compuseram a Mesa de Honra o vereador Ary De Oliveira, Presidente da Comissão Organizadora; Sr. Matheus Ferreira, representando o Deputado Federal Marcelo Lima; Sr. Diogo Miyahara, cantor das músicas do Jaspion e representando o vereador de São Paulo Aurélio Nomura; Sr. Adriel Jaspion; Sr. Thiago de Angele, representante da Up!; Sr. Jeferson da Silva, representante da Imoogi e o Sr. Gabriel Ugarti, jornalista e influencer.

03 AryFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

“Para muitos, o cosplay pode ser considerado um hobby, para outros um estilo de vida. Os adeptos produzem suas fantasias com o máximo de semelhança ao artista em questão. Pode-se dizer que o cosplay é algo que aproxima e promove a interação social. Participam de eventos específicos e invariavelmente encontrarão outros cosplayers de personagens que são rivais na ficção, porém, na vida real, partilham dos mesmos interesses, que é de se assemelhar ao máximo do seu herói. O nosso princípio para data foi o que o movimento traria de benefício para a sociedade através do universo geek. Seja no lado cultural ou social, o segmento ganhou força através dos anos. Não há barreiras para esse universo, seja em hospitais, festas, encontros, concursos. E hoje vamos mostrar esse lado cultural e social do universo de cada um de vocês.” Vereador Ary de Oliveira.

Entusiasmado com a energia e paixão que permearam o evento, destacou também a importância de celebrar a cultura Geek e valorizar os esforços daqueles que mantêm viva essa chama. Ele reafirmou seu compromisso em apoiar eventos e iniciativas que promovam a diversidade e o encontro de pessoas com interesses em comum.

MosFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

A solenidade foi marcada por cores, personagens icônicos e cosplays detalhadamente elaborados, transportando a todos para o universo. Os corredores da Câmara foram palco de encontros épicos, onde super-heróis, guerreiros, personagens de animes e desenhos animados, além de uma variedade de figuras emblemáticas, compartilharam alegria e admiração mútua.

Durante a cerimônia, personalidades que se destacam nesse cenário extraordinário foram homenageadas, recebendo reconhecimento pelas suas contribuições para o fortalecimento da comunidade Geek e da cultura do Cosplay. O plenário se tornou uma passarela de talento e dedicação, aplaudindo aqueles que trazem à vida seus personagens favoritos e inspiram uma legião de fãs.

05 HomenageadosFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

Homenageados 

Adriana Akie

Adriana Akie, conhecida como Adriana Chun Li, cosplayer, professora de artes e artista plástica, tem 36 anos e é nascida em São Bernardo do Campo.

Andressa Ramires

Cosmoon Venus, atualmente conhecida por seu trabalho como cosplayer e influencer digital. Em seu histórico como cosplayer são mais de 7 anos de experiências acumuladas, tendo feito parte de várias bancas de júri de concursos cosplay.

Gabriel Ugarte Silva

Há 5 anos como Cosplayer e integrado na imprensa, apresentador de eventos de Animes e do CANAL REX, fez diversos eventos GEEK por toda grande São Paulo e pelo país.

Gedeane Gomes da Silva Kenshima

Professora, autora do livro Arduino Fashion Geek, ministra cursos, oficinas e palestras na área de Arduino, Circuitos Vestíveis (Wearables), Internet das Coisas (IoT) e Movimento Maker.

Giulia (Asuna)

Asuna Yuuki G; empresária, modelo, apresentadora, youtuber, tiktoker e influencer digital. É WigMaker e PropMaker. Trabalha na área gerenciando, apresentando e participando de concursos Geek.

Jeferson da Silva

É Grão Mestre 7° dan em Hapkido e Hwarang Kumdo, Mestre 5º dan em Taekwondo e Kickboxing e Karatê Full Contact. Mestre Jeferson da Silva é o criador e administrador do Grupo IMOOGI de Academias, especializada em Lutas, Artes Marciais e Defesa Pessoal, em São Bernardo do Campo.

Karine Tcherno

Karine Tcherno tem 29 anos, é formada em Design de Moda em 2015, atua como Cosmaker e Estilista desde janeiro, tem paixão pelo mundo Cosplay e hoje é seu hobby preferido.

Kuat Drive Yards Squad 501 ST (Fã Clube), representado pelos Srs. Marlon e Matheus

Fundado em 18 de outubro de 2013, cobre o Litoral e o Grande ABC, com nome inspirado nas indústrias do ABC, Kuat Drive é onde as naves imperiais são feitas.

Ricardo Marques Lanes

Nasceu em SBC, é um dos fundadores do "Sci-Fi ABC & Cia", antigo "Trekker ABC". Além de expositor nos grandes eventos do seguimento GEEK, é colecionador de um grande acervo cultural que inclui quase 25.000 HQs e mais de 3.200 títulos entre séries, filmes e animações.

Thiago "Levin" Silva

Seu principal personagem é o Super Choque, personagem de uma animação americana. Tem vontade de fazer outros personagens que representam os negros, como Yasuke o primeiro e único samurai negro da história. Thiago leva a cultura Geek ao alcance de todos.

Universidade Metodista, representada pelo Sr. Fabio

A Universidade Metodista é referência em educação e possui ampla infraestrutura em seu Campus Rudge Ramos, que inclui amplo espaço verde e oferece cerca de 70 espaços de aprendizagem, além de bibliotecas e anfiteatros, e apoia o universo do Cosplay. 

UP! ABC, representada pelo Sr. Thiago de Angele

O “UP! ABC” é um dos maiores festivais de cosplay, games e cultura geek do país, levando a Cultura GEEK ao alcance de todos.

Xtreme, representada pelo Sra. Gisele

É um ecossistema em constante movimento, integrando educação, experiência e entretenimento, pulsando com as tendências do futuro e conectado as comunidades gamer, geek e nerd.

Wanderson Luiz S. Cabral (Blade)

É Cosmaker e Cosplayer, já realizou os personagens Lich King do jogo World of Warcraft, Chainsaw Man e Saga de Gêmeos, tendo sido premiado em todos. Começou durante a pandemia e segue buscando melhorar cada vez mais.

Mos FinalFotos: Daniel Figueiredo Ometo.

Ao final da solenidade, a união dos cosplayers e a troca de experiências revelaram que o Dia do Cosplay não se trata apenas de fantasia, mas também de uma forma de expressão artística e social que conecta pessoas através da criatividade.

 

Multimídia

CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene 

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.