ss educacao fisica abreOs homenageados exibem as honrarias recebidas na sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física. A data, celebrada em 1º de setembro, entrou para o calendário após a regulamentação da profissão em 1998, juntamente com a criação dos conselhos federal e regional. Foto: Oscar Jupiraci

Em reconhecimento à categoria que promove a saúde e a qualidade de vida da população por meio de atividades e exercícios corporais, o vereador Eduardo Tudo Azul (PSDB) presidiu uma sessão solene na noite de terça-feira (05/09), no Plenário Tereza Delta. Na ocasião, profissionais da área receberam homenagens, concedidas pelo parlamentar e pelo Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - CREF4/SP.

ss educacao fisica vereador“Os educadores físicos nos ensinam a importância da disciplina no esporte, o que é muito significativo porque, independentemente da escolha profissional, se não seguirmos as regras, não faremos nada na vida”, salientou o vereador Eduardo Tudo Azul. Foto: Oscar Jupiraci

“Sou autor da Resolução n.º 3.398/2023, que dispõe sobre a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física no âmbito do Legislativo, e do Projeto de Lei n.º 85/2023, que pretende instituir a data no calendário oficial do município. É muito gratificante ser o primeiro vereador desta Casa de Leis a homenagear a categoria. Desejo que esta sessão solene represente um degrau a mais na carreira de vocês e um incentivo para continuarem prestando serviços de excelência para os nossos jovens, adultos e idosos”, afirmou Eduardo Tudo Azul.

ss educacao fisica mesaOs integrantes da mesa de honra, presidida pelo vereador Eduardo Tudo Azul. Foto: Oscar Jupiraci

Rafael Maffei, coordenador esportivo do clube da Cofap, representando Jobert Minhoca, secretário da Pessoa com Deficiência de Santo André; Nelson Leme, presidente do CREF4/SP; Roberto Moreira, presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC - Sehal; Ivan Nascimento Vieira Filho, educador físico e delegado do CREF, e Juarez Tudo Azul, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, compuseram a mesa de honra da solenidade.

Homenagens

Receberam honrarias: Dilma Fernandes Ferreira de Paula; Igor Rossi; Inês Pedron; Ivan Nascimento Vieira Filho; José Roberto Vicente da Silva; Monique de Souza Ferreira Poles; Paulino Yoshio Kumagae; Rafael Fernando Mendonça Ginez; Wiliam Soares de Freitas (Gulô), e a Associação Desportiva Cultural Gulô (Judô Gulô).

ss educacao fisica ilustraO profissional de Educação Física possui como função principal promover a saúde da sociedade por meio de atividades corporais. Foto: Freepik

Dia do Profissional de Educação Física

Comemorada em todo o país em 1º de setembro, a data, que visa a valorização profissional, foi escolhida por coincidir com o dia em que entrou em vigor a Lei Federal n.º 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e criação dos conselhos federal e regional.

Segundo essas entidades, é considerado profissional de educação física, aquele que realiza as atividades de: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Desportivo, Preparador Físico, Personal Trainer, Técnico de Esportes, Treinador de Esportes, Preparador Físico-corporal, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Monitor de Atividades Corporais, Motricista e Cinesiólogo.

O Profissional de Educação Física está apto a promover a saúde da população, atuar no ensino, treinar atletas, ajudar idosos e gestantes, proporcionar qualidade de vida para as pessoas com deficiências, participar da recreação de hotéis e clubes, melhorar o condicionamento físico da comunidade, dentre outras atribuições.

A comemoração do Dia do Profissional de Educação Física é uma grande conquista para a categoria, pois demonstra que, a cada dia, a profissão ganha mais espaço e valorização.

(Com informações do Projeto de Resolução nº 40/2023)

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE