abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de terça-feira (12/09), o Sr. Antonio Valter Trombeta, empresário do ramo de vestuário, recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense. A iniciativa foi do vereador Aurélio (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo nº 1.657, de 29 de julho de 2020, de autoria do vereador.

Compuseram a Mesa de Honra ao lado do vereador:

- Sr Antonio Valter Trombeta, homenageado;

- Sra. Mirian Faian, esposa do homenageado;

- Desembargador Militar Coronel Avivaldi Nogueira Junior, do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo;

- Dra. Maria Tereza Pugliese, diretora jurídica do Sindivestuário do Estado de São Paulo;

- Sr. Eduardo Mazurkyewistz, diretor da CIESP de São Bernardo do Campo;

- Sr. Gumercindo Franzoi, mestre alfaiate e tio do homenageado;

- Sr. Maurício Bertazzi, primeiro colaborador do homenageado em São Bernardo do Campo;

- Sr. Nilson Peceguini, um dos primeiros clientes em São Bernardo do Campo e consultor financeiro;

- Coronel Carlos Alberto, secretário de Segurança urbana do município, representando o prefeito Orlando Morando;

- Carla Morando, deputada estadual.

“Hoje nos reunimos para prestar uma justa homenagem a um homem cuja trajetória de vida inspira e motiva todos nós. É com grande honra que entregamos o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Antonio Valter Trombeta, uma personalidade que transformou desafios em oportunidades e dedicou sua vida ao empreendedorismo, à inovação e ao engrandecimento de nossa cidade. A história de sucesso do Sr. Antonio Valter Trombeta na indústria da moda é um exemplo brilhante de como a dedicação e o trabalho árduo podem criar oportunidades extraordinárias. Começando como aprendiz em alfaiatarias, ele dominou a arte da costura e do corte sob medida, demonstrando uma habilidade excepcional que logo chamou a atenção. Com visão empreendedora, ele expandiu seus horizontes, diversificou sua produção e fundou a Via Santony, uma empresa que se tornou sinônimo de qualidade e elegância. Além de seu sucesso empresarial, o Sr. Antonio Valter Trombeta demonstrou um profundo compromisso com a comunidade de São Bernardo. Sua atuação como líder empresarial e sua participação ativa em organizações importantes, como o Sindiroupas e a ABIT, refletem seu comprometimento em contribuir para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade e de todo o setor têxtil e de confecção do país”, comentou o vereador em seu pronunciamento.

aurelio“Hoje, ao entregar o Título de Cidadão São-Bernardense, estamos reconhecendo não apenas suas realizações extraordinárias, mas também sua dedicação incansável em tornar nossa cidade um lugar melhor para se viver, trabalhar e prosperar”, destacou Aurélio. Foto: Oscar Jupiraci.

“É com muita emoção e gratidão que aqui me encontro hoje exatamente no dia do profissional têxtil e de confecção, hoje 12 de setembro. E alguns dias atrás foi o dia do alfaiate (dia 06 de setembro). Agradeço a todos os vereadores desta Casa que votaram a favor deste Título. Receber o Título de Cidadão São-Bernardense depois de 49 anos vivendo nesta cidade para mim é uma honra. Ao longo dos anos tenho aprendido que o sucesso é uma jornada de parcerias, sacrifícios, transparência e inovação. Colhi muitos frutos das instituições que participo, como o SENAI, SEBRAE, ABIT, CIESP, Sindtextil, FIESP, ABTT e outras. Ninguém faz nada sozinho. Agradeço a esta cidade que me acolheu ainda jovem e que permitiu que eu desempenhasse um papel ativo na sua evolução. Cada pessoa que conheci, cada desafio que enfrentei e cada lição que aprendi moldaram minha visão de negócios e de vida. Minha empresa não é apenas uma realização pessoal, mas um resultado de esforços coletivos. Agradeço aos meus colaboradores que trabalham incansavelmente para elevar os padrões da indústria e trazer a elegância nos momentos mais especiais das vidas das pessoas. Agradeço à minha família que sempre me apoiou e me inspirou a nunca desistir. Acredito que a verdadeira grandiosidade está em retribuir a comunidade que nos sustenta. Através dos projetos sociais que lideramos, buscamos não apenas enviar produtos excepcionais, mas também o impacto positivo e duradouro. Ao receber este título, renovo meu compromisso para contribuir para o crescimento e bem-estar desta cidade”, comentou o homenageado em seu pronunciamento.

entrega tituloAo lado de sua esposa, Antonio Valter Trombeta recebeu o Título de Cidadão São-Bernardense do vereador Aurélio e da deputada estadual Carla Morando. Foto: Oscar Jupiraci.

Sobre o homenageado

O Sr. Antonio Valter Trombeta nasceu no dia 9 de abril de 1953, na cidade de Jaú, Estado de São Paulo. É casado com a Sra. Mirian Faian, pai de duas filhas do primeiro casamento, padrasto de três enteados e avô de sete netos.

Empreendedor de sucesso, reside em São Bernardo do Campo há 46 anos, com atuação de destaque na indústria de vestuário regional e nacional.

De origem humilde, cresceu em uma casa com chão de cimento e sem água encanada. Aos dez anos de idade, mudou-se com sua família para cidade de São Paulo.

Logo que chegou à Capital, começou a ajudar seu tio Gumercindo na alfaiataria, que ficava no mesmo quintal da modesta casa com um quarto e cozinha em que vivia com seus pais e mais três irmãos, nos fundos da casa de seu avô materno, Antônio Franzoi.

Em 1965, mudou-se para São João Clímaco com sua família, onde foi trabalhar na alfaiataria do Senhor Osvaldo Mendes.

Aos 17 anos de idade, já conhecido como "Toninho Alfaiate", o jovem empreendedor produzia suas próprias encomendas em um espaço nos fundos da casa onde morava com seus pais e irmãos.

Em abril de 1973, voltou a trabalhar com seus mestres alfaiates, seus tios Gumercindo e Emilio Franzoi, no bairro do Sacomã, onde, por um ano, aprendeu a fazer moldes e cortes de ternos.

Como começou a trabalhar desde criança, realizou seus estudos no período noturno e formou-se no curso técnico de Publicidade. Em sua trajetória profissional, teve participações em revistas e jornais da região, mas nunca deixou de exercer o ofício que mais lhe aprazia: costurar sob medida.

Posteriormente, formou-se em Modelagem Masculina pela Escola Arte Brasil Modas, na Aclimação, participou de cursos de aperfeiçoamento no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e, em pouco tempo, suas escolhas mostraram-se acertadas.

Com visão empreendedora e mente comercial, não limitou sua produção às encomendas sob medida. Entendeu que a qualidade característica de seus produtos não podia restringir-se a poucos clientes e, então, iniciou a produção de camisas e ternos em larga escala, ou seja, passou a produzir suas roupas em série, o que foi um passo indispensável para uma empresa que aspirava ao sucesso.

Em março de 1990, em um cenário de bruscas mudanças aplicadas na economia nacional pelo então Presidente Fernando Collor de Mello, fundou a Via Santony, empresa especializada em produzir e fornecer roupas masculinas para lojas de locação. Após três anos, o negócio já contava com mais de vinte colaboradores e precisou estabelecer-se em um novo endereço para ampliar suas instalações e aumentar a produção.

Em 2012, foi inaugurada a sede própria da empresa, no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, que possui mais de 4.000 m² (quatro mil metros quadrados) e conta com mais de 140 (cento e quarenta) colaboradores que produzem vestuário masculino para lojas de aluguel de todo o território nacional.

Atualmente, o Grupo Via Santony possui um showroom na Rua São Caetano, no bairro da Luz, em São Paulo; uma loja de aluguel de roupas para casamentos e festas, localizada em prédio próprio no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo e uma loja de aluguel de roupas para casamentos e festas no bairro Tatuapé, em São Paulo.

Ademais, o Sr. Antonio Valter Trombeta é Vice-Presidente do Sindiroupas (Sindicato de Roupas Masculinas do Estado de São Paulo); Conselheiro Consultivo da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção); Conselheiro do SENAI Francisco Matarazzo, escola especializada em têxtil e confecção no bairro do Brás; Conselheiro do CIESP (Centro das Indústrias de São Bernardo do Campo) e Delegado na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Com informações do Decreto Legislativo nº 1.657/2020.

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

▶ O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

▶ A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa