AbreFoto: Oscar Jupiraci.

Na tarde do dia 20 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em uma cerimônia marcante, reuniu-se na Masipack Indústria e Comércio de Máquinas Automáticas para homenagear o Sr. Mauricio Sanchez Moreno, conferindo-lhe o Título de Cidadão São-Bernardense, realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.786, de 11 setembro de 2023. A solenidade foi presidida pelo vereador Toninho Tavares (PSDB), que conduziu o evento de maneira solene e reverente.

MesaMesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Junto com vereador, compuseram a Mesa de Honra: Sr. Mauricio Sanchez Moreno, homenageado da tarde; Sr. Hiroyuki Minami, Vereador Licenciado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o Prefeito Orlando Morando; Vereador Ary de Oliveira; Sr. Mateus Ferreira, presentando o Deputado Federal Marcelo Lima e o Sr. Adelmo Meira, representando a Deputada Estadual Carla Morando.

Sessão Solene TCSB Ao Sr. MAURICIO SANCHEZ MORENO 20102023 foto oscar jupiraci 224Vereador Toninho Tavares, autor do Decreto Legislativo de outorga do Título de Cidadão São-Bernardense em reconhecimento, gratidão e apreço pela notável contribuição do Sr. Mauricio Sanchez Moreno para o município. Foto: Oscar Jupiraci.

“O título de cidadão honorário significa prestigio e reconhecimento ao trabalho daquela pessoa que, embora não tenha em seu registro de nascimento a naturalidade são-bernardense, de forma ética e moral, presta relevantes serviços a cidade, colaborando para o seu desenvolvimento e a promoção do bem comum.

O Sr. Maurício nasceu em São Paulo, mas há muito tempo participa ativamente da vida de São Bernardo do Campo. Em 1987 fundou a Masipack aqui no bairro Paulicéia, começou ocupando um pequeno box, em um galpão as margens da Avenida Trinta e Um de Março, com o tempo, acumulou experiência na busca por inovação e novas tecnologias, tornando sua empresa líder e referência mundial em seu segmento, expandiu sua empresa, hoje contando com cerca de 700 colaboradores, buscando o melhor a seus clientes e parceiros, investindo e acreditando que a fábrica também é vitrine para a sociedade, desde 2015 a Masipack faz parte do turismo industrial da cidade, que traz mensalmente grupos para visitar suas instalações, acompanhamento a evolução de seu bairro, o Grupo Masipack sempre investiu em melhorias de sua infraestrutura, sendo reconhecido por sua organização e limpeza na área fabril.

Só por este brilhante trabalho desempenhado já estaria justificada a concessão do título, mas o Sr. Maurício fez ainda mais pela nossa cidade, sua empresa mantém relação com as escolas técnicas e faculdades da região, auxiliando inclusive no processo de formação acadêmica, como é o caso da parceria com a FATEC onde alunos selecionados em seu último semestre letivo, participam de aulas semanais dentro de sua empresa.

Sr. Maurício, não só pelos seus predicados — que são muitos — eu decidi propor essa honraria, mas também para que os jovens cidadãos de nossa cidade tenham cada vez mais exemplos como os do senhor, cidadão cuja o trabalho vem fazendo a diferença na vida de tantas pessoas.

Muito obrigado pelos seus serviços.” Vereador Toninho Tavares.

MaurícioSr. Mauricio Sanchez Moreno, homenageado da tarde. Foto: Oscar Jupiraci.

SR. MAURICIO SANCHEZ MORENO

Empresário e Presidente do Grupo Masipack, Mauricio Sanchez Moreno nasceu em São Paulo e durante boa parte de sua infância residiu no bairro Ipiranga, região da zona Sul da capital paulista, bem próximo à divisa com São Bernardo do Campo, cidade que frequentava para visitar as chácaras existentes no bairro Paulicéia que, posteriormente, se tornaria o local da trajetória de sucesso do Grupo Masipack.

Casou-se com a Sra. Odete em fevereiro de 1974, na cidade de Rincão, localizada na região noroeste do Estado de São Paulo, cidade natal de sua esposa e, até hoje, permanecem casados, sendo que em breve, completarão as bodas de ouro, celebrando os 50 anos de matrimônio e conquistas.

Sua trajetória profissional começou ainda na infância, como assistente de alfaiate no Bairro Ipiranga. Seguiu aprendendo diferentes ofícios, até que tomou gosto pelo ramo industrial, ainda na área de usinagem e funilaria.
Anos mais tarde e já com boa experiência, trabalhou nos projetos das primeiras máquinas de injeção plástica da antiga PIC Petersen, empresa de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo, que durante muitos anos foi a principal fabricante deste tipo de equipamento, tornando o plástico injetado, uma das principais matérias-primas no desenvolvimento de novos produtos para o varejo na época, levando, inclusive, a fábrica a exportar muitos equipamentos, tendo o México como um de seus principais mercados fora do Brasil.

Essa experiência com o México fez com que Mauricio, entre uma viagem e outra para instalação de novos equipamentos, morasse por 2 anos na capital mexicana, período inclusive, no qual tornou-se pai de Rodrigo, que nasceu na cidade de Sorocaba e hoje, atua na direção da empresa como vice-presidente do Grupo.
Após a venda da PIC, Mauricio foi então convidado por um antigo colega de trabalho a se juntar em uma nova empreitada, em um segmento que estava surgindo no mercado nacional.
A Fabrima, marca pioneira na fabricação de máquinas para embalagem, acabava de ser vendida a um grupo alemão, a IWK, e buscava ampliar seu portfólio de máquinas.

Foi ali, liderando o departamento de assistência técnica da empresa, que Mauricio, com o passar dos anos, adquiriu um grande conhecimento na montagem e funcionamento deste tipo de máquina, permitindo que pudesse trilhar seu próprio caminho.
Em 1987, após a Fabrima ser novamente vendida para o grupo alemão Oyster, Mauricio fundou a Masipack no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo, ocupando um pequeno box, em um galpão às margens da Av. 31 de Março, que dividia a parte residencial do bairro com as grandes fábricas montadas na margem oposta, dentre elas a Mercedes-Benz, que foi na década de 50 o motor de desenvolvimento do bairro, antes conhecido pela famosa missa de domingo da Capelinha de Nossa Senhora de Aparecida, ou Capelinha Record, por conta da emissora que transmitia ao vivo para todo o país, atraindo assim, inúmeros fiéis em romarias das mais diversas localidades.

Iniciando sua trajetória como empresário no mesmo segmento, Mauricio havia pensado na Masipack como uma empresa especializada na manutenção e assistência técnica de equipamentos para embalagem, porém com o tempo, acumulou experiência na busca por inovação e novas tecnologias para o mercado e ao fabricar o primeiro equipamento para embalar pregos e outras ferragens em embalagens flexíveis, a empresa encontrou seu ponto forte e seguiu ampliando seu portfólio, tornando-se uma líder e referência mundial na fabricação, instalação e suporte técnico de máquinas automáticas para embalagem, focado em empresas de pequeno, médio e grande porte para os segmentos de alimentos, bebidas e entre outros.

Em 2006, como parte do plano de expansão, uma unidade em Orlando, na Flórida, foi montada, servindo de suporte técnico e comercial para o mercado norte-americano e tendo seu filho, como responsável pela equipe local.
No ano seguinte, a Masipack inaugurou sua nova sede, um marco importante para a história da companhia, pois a infraestrutura instalada permitiu que a capacidade produtiva dos equipamentos aumentasse de forma exponencial.
Com um pátio de montagem 4 vezes maior que o anterior, investimentos em novos equipamentos de usinagem, funilaria e com a instalação de uma linha de pintura eletrostática, a Masipack passou a ser reconhecida também por sua estrutura verticalizada de fabricação, conquistando anos mais tarde, a certificação ISO 9001.

Em 2011, já estabelecido como referência no mercado, Mauricio adquiriu a Fabrima, empresa da qual se desligara há 24 anos, agregando assim seus produtos e serviços que atendem, principalmente, os mercados de cosméticos, químicos e farmacêuticos.

Anos mais tarde, foi a vez de consolidar o Grupo Masipack, adquirindo duas empresas fabricantes de bisnagas de alumínio, uma em Joinville (SC) e outra em São Bernardo do Campo (SP) e uma terceira de injetados plásticos, também em São Bernardo do Campo, sob o nome de Helsimplast.

Com a ampliação da empresa e de seu portfólio de atuação, hoje a Helsimplast se tornou duas: a Masitubos, especializada no fornecimento de tubos e bisnagas para diferentes mercados, especialmente químico e cosmético; e a Helsim, fabricante de diversas peças e produtos plásticos, hoje presente no segmento de varejo, que conta inclusive com uma loja de fábrica localizada no bairro que abriga a sede do Grupo, na Paulicéia.

Acreditando que a fábrica também é vitrine para a sociedade que a cerca, desde 2015 a Masipack faz parte do Turismo Industrial da cidade, que traz mensalmente grupos de até 30 pessoas para uma visita guiada às suas instalações, com o objetivo de estabelecer um vínculo com aqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre seus processos, sua infraestrutura com mais de 23 mil m², e sua história de sucesso.

A empresa também mantém relação com as escolas técnicas e faculdades da região, auxiliando, inclusive, no processo de formação acadêmica, como é o caso da parceria com a FATEC, na qual alunos selecionados em seu último semestre letivo, participam de aulas semanais ministradas dentro da empresa, com o intuito de estender a experiência adquirida em sala de aula para o dia a dia da indústria, essas aulas são ministradas pelos próprios colaboradores do Grupo que acompanhadas pelo professor da instituição de ensino podem ainda conhecer de perto tecnologias e fornecedores diferentes dos que são encontrados em sala de aula.

Por conta de sua visão de negócios, com a Helsim, Mauricio vêm fazendo a diferença também no segmento de utensílios domésticos, apresentando ao público produtos com design exclusivo, durabilidade, qualidade e preço competitivo, fomentando o segmento na região, onde muitos moradores do bairro tornaram-se revendedores da marca por todo o país.

Acompanhando a evolução do bairro e da indústria nacional indiretamente, o Grupo Masipack sempre investiu em melhorias de sua infraestrutura, trazendo ao seu parque tecnológico equipamentos de última geração para a fabricação de seus produtos, e contribuindo para que a mão-de-obra da região estivesse sempre capacitada com o que há de mais moderno em equipamentos de usinagem, funilaria e outros processos utilizados no dia a dia.

Reconhecida também por sua organização e limpeza na área fabril, a Masipack pratica a política dos 8S, baseado no programa japonês dos 5 sensos, acrescidos de 3 novos sensos desenvolvidos no Brasil e que servem de direcionamento para a manutenção e conservação do ambiente fabril e também da qualidade dos produtos ali fabricados.

Sempre um passo à frente, com dedicação e trabalho, em sua trajetória, o Sr. Mauricio, como é chamado por todos, fez do Grupo Masipack uma referência em qualidade e tecnologia, sendo reconhecido internacionalmente por seus equipamentos e produtos, que hoje estão presente em todo o mundo, tornando-se um dos principais nomes em seu segmento.

Mauricio permanece no comando do Grupo Masipack, sempre buscando o que há de mais moderno no mercado, para agregar a seus clientes e parceiros oportunidades de negócio e expansão de seus produtos, contando com mais de 6 mil clientes em todo o mundo e mais de 700 colaboradores.

MosaFotos: Oscar Jupiraci.

 

CLIQUE AQUI para ver mais fotos desta Sessão Solene

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.