abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite de quinta-feira, 26/10, a Câmara Municipal comemorou o Dia dos Devotos e Romeiros de Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa foi do vereador Netinho Rodrigues (PP) e realizada nos termos da Resolução n° 3.404, de 10 de agosto de 2023, de autoria do vereador.

Compuseram a Mesa de Honra da solenidade:

- Vereador Netinho Rodrigues, presidente da comissão organizadora;

- Ademir Silvestre, secretário de Parcerias e Concessões, representando o Poder Executivo;

- Padre Carlos Alberto, da Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem;

- Padre Douglas Colácio, da Paróquia São Geraldo Magella;

- Padre Rafael Capelato, da Paróquia Santa Terezinha;

- Padre Romeu Leite Izidório, da Paróquia Santíssima Virgem;

- Padre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida;

- Marcelo Lima, deputado federal.

netinho“Sou católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida e por isso criei essa sessão solene, para manifestar a nossa fé, dos devotos de Nossa Senhora Aparecida aqui em São Bernardo do Campo. Esta sessão solene é para homenagear nossa mãe, adorar, pelo tamanho que ela é no coração de cada um. E que ela continue nos abençoando e nos cobrindo com o seu manto sagrado”, destacou netinho em seu pronunciamento. Foto: Oscar Jupiraci.

A comemoração desta data é de extrema relevância, tendo em vista que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. Destinado à Nossa Senhora Aparecida, o feriado de 12 de outubro carrega a data simbólica de homenagem à padroeira brasileira.

Também conhecida como Nossa Senhora da Conceição, ela foi encontrada por pescadores na segunda quinzena de outubro de 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Feita de terracota, medindo 36 cm e 2,5kg, a Santa apareceu no rio, e foi assim que deu origem ao seu nome.

Em 1745, uma capela foi erguida e a Santa começou a atrair devotos. O lugar se tornou uma cidade, conhecida atualmente como Aparecida, e foi visitada pelo imperador Dom Pedro I durante sua viagem que terminaria com a declaração de independência brasileira. Na visita, o imperador fez uma promessa: caso se tornasse governante do Brasil, faria da Santa a padroeira do país.

O verdadeiro reconhecimento começou a crescer quando a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, onde apareceu pela primeira vez no rio, começou a comentar sobre as histórias de milagres. Por conta disso, em 1868, a Princesa Isabel foi para Aparecida pedir proteção para engravidar. Ela teve três filhos herdeiros.

Como forma de doação, em 1888 a Princesa levou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul, que seria posteriormente usado por um representante do Papa em 1904, que a coroou Rainha do Brasil.

Por conta da pressão das arquidioceses do Rio de Janeiro e São Paulo para a formalidade do reconhecimento, Nossa Senhora se tornou oficialmente padroeira em 16 de julho de 1930, por um decreto do Papa Pio XI. O decreto foi oficializado em 31 de maio de 1931, em uma missa solene no Rio.

Apesar da Santa ter sido encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, o dia escolhido para o feriado foi dia 12, pois é o mesmo dia em que Cristóvão Colombo aportou no continente americano. Além disso, dia 12 de outubro também marca o dia em que Dom Pedro I foi coroado Imperador.

O feriado nacional só veio depois, sancionado pelo Presidente João Figueiredo. Foi firmado em 30 de junho de 1980, dia em que o João Paulo Il pisou em terras nacionais, sendo o primeiro Papa a fazer isso.

A Romaria Nossa Senhora Aparecida é realizada anualmente no mês de outubro. A cidade de Aparecida e a capela da Santa é visitada por cerca de 12 milhões de romeiros por ano. O lugar já recebeu figuras importantes como João Paulo II, Bento 16 e Papa Francisco, que realizou a missa no Santuário Nacional de Aparecida.

A Romaria é uma peregrinação religiosa antiga, que tem por objetivo a devoção dos fiéis, principalmente católicos, relembrando também preceitos da bíblia de que a vida é uma peregrinação rumo à vida eterna. O termo surgiu no século XIII para denominar o caminhar dos devotos cristãos para Roma.

O romeiro e devoto de Nossa Senhora Aparecida é o nome dado a pessoa que viaja para a cidade de Aparecida, afim de pagar uma promessa ou prestar devoção à padroeira do Brasil. Os romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida viajam ao Santuário Nacional para pagar suas promessas ou agradecer graças alcançadas.

Os devotos também celebram à Santa em nossa cidade, especialmente nas igrejas católicas do Parque Selecta; Bairro dos Finco e Paulicéia, entre outras igrejas do município, onde ocorrem várias celebrações e momentos de devoção e bênçãos. Nesses locais, acontecem ainda, ações sociais e solidárias, reunindo grupos que se constituem a partir do conceito de ajuda ao próximo, solidariedade, oração, alegria, humildade, simplicidade, adoração, doação e devoção.

(Com informações da Resolução n° 3.404)

Durante a sessão, o vereador entregou homenagens aos padres presentes e a devotos e romeiros de Nossa Senhora Aparecida.

pe carlos albertoPadre Carlos Alberto, da Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem. Foto: Oscar Jupiraci.

pe douglasPadre Douglas Colácio, da Paróquia São Geraldo Magella. Foto: Oscar Jupiraci.

pe rafaelPadre Rafael Capelato, da Paróquia Santa Terezinha. Foto: Oscar Jupiraci.

pe romeuPadre Romeu Leite Izidório, da Paróquia Santíssima Virgem. Foto: Oscar Jupiraci.

pe ronildoPadre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida. Foto: Oscar Jupiraci.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa