53546374763 d39be7c56c ooonO Vereador Ary de Oliveira (à direita), Presidente da Sessão Solene, e a Secretária de Educação, Sílvia de Araújo Donnini (à esquerda), entregam o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Satoshi Fukuura (ao centro), em reconhecimento à sua contribuição para o progresso e a cultura da cidade. Parabéns, Sr. Satoshi! Foto: Ariel Camilo.

Na noite da última quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024, a empresa Siscom Teleatendimento e Telesserviços, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, foi palco de uma solenidade oficial da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Sob a presidência do vereador Ary de Oliveira (PSDB), a cerimônia homenageou o Sr. Satoshi Fukuura com o Título de Cidadão São-Bernardense.

53546185276 a1d143effe oO Quarteto de Cordas da Orquestra Contemporânea Inovare e o Pianista Melk Brandão, com sua performance, destacaram a importância da cultura na solenidade, promovendo um momento de apreciação e valorização das artes musicais. Foto: Ariel Camilo.

DSC08082Vereador Ary de Oliveira. Foto: Ariel Camilo.

Em seu pronunciamento, o vereador ressaltou a importância da presença dos familiares do homenageado e da Secretária de Educação, Sra. Sílvia de Araújo Donnini. Enfatizou que, ao longo de mais de 30 anos de Câmara, sempre adotou um critério rigoroso para a escolha dos homenageados.

Destacou que a propositura do Sr. Satoshi foi aprovada de forma unânime por todos os vereadores, o que mostra o reconhecimento e o valor da contribuição do homenageado com a cidade de São Bernardo do Campo.

Descrevendo sua vontade e empreendedorismo, transmitindo seriedade e calma. Ressaltou a contribuição significativa do homenageado para o progresso da cidade, gerando empregos e promovendo a cultura, o que é fundamental.

Por fim, concluiu parabenizando o Sr. Satoshi Fukuura enfatizando que, ao receber o Título de Cidadão São-Bernardense, ele estava apenas oficializando algo que já era notório do Sr. Satoshi: UM CIDADÃO SÃO-BERNARDENSE DE CORAÇÃO E DE AÇÃO.

DSC08189Sr. Satoshi Fukuura. Foto: Ariel Camilo.

Em sua fala emocionada, o homenageado da noite, Sr. Satoshi Fukuura, expressou sua profunda alegria e gratidão por receber a homenagem. Explicou a escolha de realizar a solenidade dentro da Siscom, para dividir esse momento com todos os seus colaboradores, amigos e familiares, que o ajudaram a passar com sua empresa por momentos turbulentos, para hoje, colherem ótimos frutos. Agradeceu seu pai, ressaltando o aprendizado de valorizar o trabalho árduo e a fé. Agradeceu sua mãe, que era professora, enfatizando o aprendizado de valorizar a educação e a arte. E, agradeceu sua esposa, que é conhecida por ser discreta, mas sempre o apoiando em todos os seus projetos, de trabalho e de vida.

Destacou as parcerias que fez com a cidade para o desenvolvimento através do emprego, renda, saúde e cultura. Atualmente, com a Secretária de Educação, Sra. Sílvia de Araújo Donnini, ele está envolvido em projetos de aulas de música. Antes atingiam 1.100 crianças e agora irão atingir quase 3.000 alunos, com duas aulas semanais de música com um método de aprendizado aplicado para que essas duas aulas semanais sejam bem absorvidas pelos alunos, gerando interesse e dando um propósito, inspirando e dando novas perspectivas não só ao aluno, mas a todo o seu entorno, através da cultura e a possibilidade de novos caminhos que a música e a cultura podem oferecer.

Pediu que seus parceiros continuassem a acolher refugiados, assim como SBC acolheu seus pais quando vieram do Japão. E contou seu sonho de, através da cultura e da música, montar um polo de trabalho na região do Pós Balsa, usando de home office contra essa distância, como forma de conectar essa região mais afastada ao restante da cidade, com trabalho, renda e cultura. E durante toda sua fala, descreveu o quanto Deus cuidou dele em sua jornada por todos esses anos.

DSC07916Assinatura do Título de Cidadão São-Bernardense. Foto: Ariel Camilo.

Sr. Satoshi Fukuura

Satoshi Fukuura, brasileiro, cristão, nasceu na cidade de São Caetano do Sul no dia 25 de agosto de 1965.

É casado com a gaúcha Maria Antonieta Dziekaniak Fukuura com quem teve duas filhas: Hanna Yuri e Paula Naomi, de 30 e 27 anos de idade, respectivamente.

Nissei, é filho de Toshiaki e Asae Fukuura, imigrantes japoneses que desembarcaram no Porto de Santos no dia 10 de dezembro de 1961.

Seu pai, Sr. Toshiaki Fukuura, veio ao Brasil a convite, na 2º onda de imigração japonesa, que visava atrair mão de obra qualificada para desenvolvimento da Indústria no Brasil, na qualidade de Imigrante Industrial Técnico – a 1º onda tinha sido a de Imigrantes para a Agricultura.

Ele trabalhou em importantes empresas da cidade de São Bernardo do Campo como Scania, Mercedes-Benz e, em indústrias como Mayekawa do Brasil, em Diadema, na qualidade de Gerente de Produção.

Sua mãe, Sra. Asae Fukuura, era professora de música e de língua japonesa. Deu aula de piano para muitos alunos e lecionou língua japonesa por 35 anos no Colégio Harmonia, desde quando era “Casa de Estudantes”.

Seus pais tiveram mais dois filhos: Masumi e Akira Fukuura. Satoshi era o filho do meio. Eles fundaram a Igreja Aliança Cristã e Missionária de Rudge Ramos, em 1966, para acolher e evangelizar imigrantes japoneses e seus familiares, com cultos bilíngues que tornassem a mensagem do Evangelho inteligível.

Com essas fortes influências de educação, arte e cultura, seus pais decidiram matricular Satoshi no Colégio Externato Rio Branco, na Avenida Caminho do Mar, no bairro de Rudge Ramos.

Apesar do orçamento apertado, tomaram essa decisão de matriculá-lo num colégio particular, justamente porque lá, além de um ensino de qualidade, não tinha aula aos sábados (ao contrário das escolas públicas). Não ter aula aos sábados era muito importante para a sua mãe porque ela queria dar uma boa formação musical ao seu filho. E, justamente, as aulas de canto no renomado Coral Infantil Eco, sob coordenação e regência do maestro japonês Teruo Yoshida, era aos SÁBADOS.

Satoshi, então, sempre dividiu seu tempo da infância e juventude entre a educação acadêmica, musical, esportiva e religiosa. Sempre foi muito assíduo em cada uma dessas áreas.

Serviu o Exército aos 19 anos, no Tiro de Guerra de São Bernardo do Campo.

Em relação a sua formação acadêmica, o Sr. Satoshi fez faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, entre 1985 a 1989 e especializou-se em Direito Comercial e Civil.

Começou a trabalhar em Banco e muitas vezes em dois turnos para custear seus estudos. Foi aprovado no exame da ordem em 1990. E fez várias especializações em Gestão Empresarial e Planejamento.

Ainda sobre sua carreira, três momentos a explicam: primeiro, trabalhou com advocacia, desde o estágio até o cargo de advogado sênior na Credicard Administradora de Cartões de Crédito; num segundo momento, trabalhou como especialista em planejamento de Risco de Crédito, administrando Departamentos como Crédito, Cobrança, Atendimento a Clientes, Prevenção à Fraude e e-Commerce de importantes instituições como Banco Bandeirantes, Banco Nacional, Unibanco, chegando a cargos de alta gerência e, finalmente, na Fináustria, financeira do Banco BBA Creditanstalt, como sócio; e, por fim, num terceiro momento, trabalhou como especialista em Reestruturação de Empresas familiares, participando de processos de Turnaround, modernizando e recuperando a saúde financeira e econômica de grandes empresas de Serviços Financeiros e indústrias de médio porte, até chegar no grupo Siscom, em São Bernardo do Campo.

Fukuura, é associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) desde 2015.

Atualmente, é Sócio Administrador e presidente de 3 empresas da região, quais sejam: Siscom Telesserviços, Kawasaki Sociedade de Advogados e Qualiz — BPO e Informações.

O Grupo Siscom é um importante gerador de emprego e renda em São Bernardo do Campo e atua no segmento de Serviços Financeiros, está localizado no Bairro de Rudge Ramos e, nos últimos 3 anos, gerou 334 novos postos de trabalho. Atualmente, possui em torno de 1.087 funcionários.

Além da geração de empregos, Satoshi contribui ativamente no desenvolvimento e propagação da Cultura, Música e Educação.

É, atualmente, o presidente eleito da Associação Cultural Tocando a Vida, que administra a Orquestra Contemporânea Innovare, com o objetivo de profissionalização da Orquestra, criação de um novo modelo de sustentabilidade dos músicos e propagação da música de qualidade para a população em geral.

Além disso, a Associação está atuando em parceria com a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, desde junho de 2023, no Programa Mais Música, ministrando aulas instrumentais e de canto e coral, em 21 escolas de ensino integral da rede pública do município, onde 1.051 alunos estão sendo beneficiados.

O Sr. Satoshi Fukuura é, também, diretor Estatutário do Instituto Realiza Brasil, com sede em São Bernardo do Campo, que reúne um grupo de empresários e líderes de outros setores, para apoio às escolas públicas, visando patrocinar cursos de formação e capacitação de diretores, coordenadores e professores, na gestão das escolas para melhoria do ensino, em especial, na transição para o Período Integral, ajudando-os a se adaptarem às novas exigências deste modelo de ensino.

É membro do Conselho de Notáveis da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que reúne importantes empresários, CEOs e Diretores de Universidades para apoiar na discussão de temas importantes para O Desenvolvimento Econômico da cidade.

Por fim, é membro-participante do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de S Paulo), da Diretoria Regional de São Bernardo do Campo e participa de discussões de melhorias e soluções para o empresariado nas mudanças de cenários. (Decreto Legislativo nº 1.802, de 23 de novembro de 2023, de autoria do vereador Ary de Oliveira)

 DSC07987mmFotos: Ariel Camilo.

 

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.