ss baeta neves abreOs alunos da fanfarra fizeram a entronização das bandeiras em plenário no início da sessão solene em comemoração aos 76 anos da E.E. Dr. Baeta Neves. Foto: Ariel Camilo

A instituição pública de ensino, localizada na Rua Campinas, nº 118, no bairro de mesmo nome, celebrou 76 anos de fundação na noite de sexta-feira (01/03), no Plenário Tereza Delta, em uma sessão solene presidida pelo vereador Toninho Tavares (PSDB), autor da Resolução nº 3.424, de 7 de dezembro de 2023, que instituiu a cerimônia, com homenagens a professores e funcionários.

Na ocasião, Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra, Dirigente Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, em São Bernardo do Campo, recebeu o Título de Cidadã São-Bernardense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

ss baeta neves vereador“Hoje celebramos não apenas o aniversário do nosso ‘Baetinha’, mas também os inúmeros sonhos realizados, conhecimentos compartilhados e laços fortalecidos ao longo de todos esses anos na educação”, destacou o vereador Toninho Tavares. Foto: Ariel Camilo

Para o parlamentar, “o aniversário de uma escola é uma data especial, que nos convida a celebrar as conquistas, os aprendizados e as memórias. É um momento para expressar gratidão e reconhecer a importância da educação na formação de mentes brilhantes. Agradecemos aos professores, funcionários, pais e responsáveis, com quem somamos esforços, acreditando que a educação é tarefa conjunta da família e da escola”, afirmou.

Além de Toninho Tavares, e sua esposa, Edmeia Menezes Pansani Tavares; a professora Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra, homenageada da noite; o assessor parlamentar Ricardo Ferrari, representante da deputada estadual Carla Morando; Patrícia Regiane das Neves, diretora da E.E. Dr. Baeta Neves, e Orides Tonhoque, ex-diretor da E.E. Dr. Baeta Neves, compuseram a mesa de honra da solenidade.

Escola Estadual Dr. Baeta Neves

fachada baeta nevesFoto: Memória e Acervo Online/PMSBC

A escola, fundada em 26 de novembro de 1947, por meio do Decreto Estadual nº 17.698/1947, chamava-se Grupo Escolar Vila Nilda. Em 1955, recebeu a denominação de Grupo Escolar Dr. Baeta Neves, em homenagem ao patrono do bairro e visando facilitar a localização da escola.

Em 1962, diante do crescimento do bairro, a escola passou a contar com 53 classes, 2.300 alunos e 77 professores, bem diferente do panorama da década anterior, quando a escola contava com apenas 4 classes e 156 alunos.

Em 1983, surgiu a ideia de implementar a Banda Mirim Baeta Neves, sob a tutela do maestro Irineu Negri Garcia. A “Bandinha”, como é carinhosamente chamada, é considerada pelos historiadores a primeira banda mirim criada no Brasil.

Nos anos 90, foi renomeada Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Doutor Baeta Neves, em razão de Resolução publicada em 25 de janeiro de 1992.

Com a reestruturação da rede de ensino público estadual em 1996, o Ensino Fundamental I foi transferido para o município, e a escola passou a se chamar Escola Estadual “Doutor Baeta Neves”, atendendo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio e, assim permaneceu por duas décadas.

Durante o referido período, a atual diretora, Sra. Patrícia Regiane das Neves, aderiu a diversos programas oferecidos pela Prefeitura Municipal, pelo Estado e pelo Governo Federal, que renderam premiações em diversos eventos.

Outra característica marcante da E.E. Dr. Baeta Neves é a valorização da sua história, por isso mantém a tradição de desfilar no aniversário da cidade com a Banda Mirim Baeta Neves (“Bandinha”), hoje, através da fanfarra, uma legítima representante da cultura musical da escola.

Diante do cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Educação, passou a oferecer o Ensino Médio Integral a partir de 2018.

Em 2019, a escola começou a atender os dois segmentos no Ensino Integral, desenvolvendo o protagonismo juvenil, formando jovens autônomos, solidários e competentes.

(Com informações da Resolução nº 3.424, de 7 de dezembro de 2023)

Vanderlete Maria Lozano Chiuffa

 ss baeta neves vanderleteO vereador Toninho Tavares entrega o Título de Cidadã São-Bernardense à professora Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra, Dirigente Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Foto: Ariel Camilo

A professora Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra nasceu no dia 2 de fevereiro de 1969, na cidade de São Manuel, Estado de São Paulo. É filha da Sra. Marli Antonia Lozano Lopes e do Sr. Vagner Chiuffa. É casada com o Sr. Antonio Correra Neto e mãe de Gabriela e Giovana Chiuffa Tunes.

Iniciou sua carreira acadêmica em 1987, ao concluir o curso de Habilitação para o Magistério para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Pré-Escola, na tradicional EEPSG João Ramalho, situada na cidade.

Em 1999, formou-se em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo - FASB. Em 2007, finalizou a Especialização em Gestão Escolar e Políticas Públicas, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Possui ampla experiência como docente e diretora de escola. Em 2017, foi designada Dirigente Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

A trajetória da Sra. Vanderlete demonstra que a homenageada "abraçou" São Bernardo do Campo como sua cidade, onde construiu sua vida profissional e familiar.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.514, de 8 de março de 2017)

ss baeta neves extraAo final da cerimônia, o vereador Toninho Tavares posou para foto ao lado dos integrantes da mesa de honra, homenageados e convidados no Plenário Tereza Delta. Foto: Ariel Camilo

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE 

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.