ss wheaton abreO empresário Peter Gottschalk Júnior, ao lado dos convidados da mesa de honra, recebe o Título de Cidadão São-Bernardense. Imagem: Reprodução Facebook Hiroyuki Minami

O executivo Peter Gottschalk Júnior recebeu a honraria concedida pela Câmara Municipal em uma solenidade pública no início da tarde desta quarta-feira (14/10), na sede de sua fábrica, no bairro Assunção. A realização da cerimônia, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, cumpriu o disposto no Decreto Legislativo nº 1.667/2020.

A Wheaton Brasil Vidros, líder de mercado no país na produção de embalagens e utilidades domésticas em vidro, atua no município desde 1962. A empresa, 100% brasileira, possui uma linha de produção estruturada, com fabricação própria de moldes e máquinas e uma completa estrutura de decoração de frascos, e emprega atualmente cerca de 2.800 funcionários.

Além de impulsionar o setor produtivo e contribuir para a geração de emprego e renda, a Wheaton é uma das participantes do programa de Turismo Industrial. A iniciativa promove visitas monitoradas a empresas da cidade e também contempla grupos de estudantes, empresários, estrangeiros, além de atividade inclusiva para deficientes visuais.

Em 2018, a empresa criou 500 novos postos de trabalho ao comprar a francesa Verescense do Brasil (antiga SGD) e transferir as operações, que ocorriam no bairro da Água Branca, na capital paulista, para a planta em São Bernardo do Campo. Este ano, a intenção é adquirir as instalações da autopeças Karmann Ghia.

Além do homenageado e de seu filho, Peter Michael Gottschalk, o evento contou com a presença de Fernando Bonísio, Diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o Prefeito de São Bernardo do Campo, na composição da mesa de honra.

(Com informações da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo)

ss wheaton fachadaFoto: Divulgação/PMSBC

TRAJETÓRIA

O Sr. Peter Gottschalk Júnior nasceu em 18 de março de 1957, na cidade de São Paulo, estado de São de Paulo.

É filho de imigrantes alemães, que chegaram ao Brasil da década de 1930.

É casado com a Sra. Liz e pai de dois filhos: Peter Michael Gottschalk e Luiza Gottschalk.

Cursou Administração e Engenharia, mas resolveu se dedicar à criação de trutas, mudando-se com a família para o município de Delfim Moreira, localizado na Serra da Mantiqueira, região montanhosa de Minas Gerais, onde comprou uma fazenda, chamada Campo Verde.

Após muito trabalho, pesquisa e empenho, a fazenda Campo Verde conquistou o terceiro lugar na produção nacional de trutas, depois de produzir aproximadamente 62 toneladas anuais de trutas. Tal reconhecimento é motivo de orgulho para o Sr. Peter Gottschalk Júnior e sua família até os dias de hoje.

No início da década de 90, sua vida acabou passando por uma transformação profissional, a pedido de seu saudoso pai, Sr. Peter Gottschalk, responsável pela aquisição e nacionalização, em 1991, da Wheaton, indústria de embalagens de vidro que pertencia a um grupo norte-americano.

Após a compra da Wheaton, foi chamado pelo pai para retornar ao estado de São Paulo e ajudar na administração da empresa, situada em São Bernardo do Campo.

De forma repentina, assumiu um novo desafio e, contando com o apoio dos familiares e de profissionais capacitados, deu início ao projeto de transformar a Wheaton em referência mundial.

No ano de 2000, deixando o posto de gerente nacional, assumiu a presidência da Wheaton, cargo que exerce até hoje.

Além de modernizar ainda mais o negócio da família, dedicou-se a um projeto especial, que era o sonho de seu pai: a Escola da Família. O patriarca sonhava em criar um lugar que promovesse educação de qualidade, a partir da Pedagogia Waldorf, para os filhos dos profissionais da Wheaton. O projeto, que teve início em 2020, foi idealizado como uma forma de agradecimento pelo acolhimento que sua própria família recebeu ao desembarcar no Brasil.

Pensando na tradição familiar e no futuro da Wheaton, vem preparando, há 16 anos, a transição da liderança da empresa para o seu filho, Peter Michael.

Referido processo de transição está sendo feito de maneira gradativa, com a passagem de seu filho por diversos setores da empresa, como: administração, fabricação, planejamento, logística, vendas e outros.

Seu filho dará prosseguimento a um trabalho que possui como pilares: inovação e sustentabilidade, os quais fizeram com que a Wheaton se tornasse líder nacional e uma das maiores fabricantes de embalagens de vidro para o segmento de perfumaria e cosméticos do mundo.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.667, de 16 de setembro 2020)

ss wheaton fechaPeter Gottschalk Júnior posa com os convidados da solenidade pública promovida pela Câmara Municipal. Imagem: Reprodução Facebook Hiroyuki Minami

Canais de atendimento ao munícipe