abreEvento foi no Plenarinho da Câmara Municipal. Foto: Assessoria de Cerimonial/CMSBC.

Na tarde do último sábado (24/10), o time de futebol americano São Bernardo Avengers foi homenageado com a Medalha João Ramalho da Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Alex Mognon e realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.661, de 27 de agosto de 2020.

Em seu pronunciamento, o vereador recordou de quando foi procurado, em 2017, pelo Diego com o projeto do futebol americano em São Bernardo. “Eu eu gostei muito da ideia, da maneira que foi proposta, tive aquele sentimento de que aqueles meninos realmente queriam que aquilo desse certo. Mesmo com as dificuldades que um projeto dessa magnitude demanda, me propus a ajudar com o que fosse possível e hoje está aqui a prova, que em apenas três anos, o Avengers já conquistou o espaço dele, não só na cidade, como fora também”, destacou Alex.

alex“Tudo isso foi pra frente por conta da seriedade das pessoas que estão aqui. O futebol americano transmite disciplina, responsabilidade, regras, cobranças, senso de organização coletiva: lições que devemos levar para a vida. Hoje é o reconhecimento do que o time já fez por São Bernardo, a Medalha João Ramalho é a maior honraria que a Câmara pode dar a uma pessoa, entidade ou associação”, comentou o vereador. Foto: Assessoria de Cerimonial/CMSBC.

entrega tituloMembros do time recebem a Medalha João Ramalho. Foto: Assessoria de Cerimonial/CMSBC.

O futebol americano é a modalidade esportiva mais popular nos Estados Unidos. Surgido naquele país em meados do século XIX, o esporte é uma mistura adaptada ao gosto norte-americano de dois jogos ingleses: rugby e futebol. A disputa - com onze jogadores de cada lado - envolve, além de força bruta, velocidade, capacidade tática, pensamento rápido e agilidade.

No Brasil, o esporte tem se desenvolvido com notável velocidade e conquista um número cada vez maior de praticantes e torcedores. O primeiro contato dos brasileiros com o futebol americano foi por meio de uma partida transmitida pela TV Tupi, em 1969.

A divulgação do futebol americano pela televisão, associada ao interesse pelo esporte fomentado nas redes sociais, levou à organização de equipes brasileiras e campeonatos, ao surgimento de torcedores e à criação de ligas nacionais do esporte. No Brasil, a modalidade é organizada pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) - responsável por estabelecer as regras para ligas e equipes nacionais.

Fundado em 20 de outubro de 2017 pelo Presidente Diego Quirino e o Vice-presidente Guilherme Magalhães, o São Bernardo Avengers promove esporte, saúde e qualidade de vida aos atletas e munícipes, além de propagar e divulgar o nome da cidade por onde passa.
Em seu primeiro ano de existência, o São Bernardo Avengers, conquistou o vice-campeonato na "PickSix Cup", com dez vitórias e três derrotas. Atualmente, a equipe participa de dois campeonatos, a "Picksix Cup" e o Campeonato Paulista Série Ouro.

Por meio de um sonho de dois atletas, Quirino e Guilherme, o São Bernardo Avengers tornou-se um time com categoria de base (desenvolvimento), além de contar com a equipe principal de Futebol Americano Equipado (Full Pads), totalizando quase 150 (cento e cinquenta) atletas e comissão. É um time com grandes perspectivas e com muita vontade, que vem crescendo e se popularizando, a cada ano, cativando o público e trazendo sempre mais torcedores para as arquibancadas.

Além de participar de campeonatos estaduais e nacionais, o time São Bernardo Avengers promove um trabalho de inclusão social, realizando seletivas abertas para integração de nossos munícipes à equipe, fomentando assim a prática de esportes e levando qualidade de vida a quem pratica. O time está em constante evolução e leva o nome da cidade nacionalmente e internacionalmente.

Canais de atendimento ao munícipe