TopoJPGO Sr. Djalma Dutra de Almeida, ao lado de familiares, exibe o Título de Cidadão São-Bernardense, concedido pelo vereador Danilo Lima. Foto: Oscar Jupiraci.

É assim que o Sr. Djalma Dutra de Almeida se define na biografia que acompanha o Decreto Legislativo nº 1.704, de 11 de novembro de 2021, de autoria do vereador Danilo Lima (PSDB).

Nascido no município de Barreiras, Estado da Bahia, em 27 de fevereiro de 1937, ele adotou São Bernardo do Campo como lar há quase oito décadas, quando migrou para cá com a família, aos 8 anos de idade.

O advogado, professor, major da reserva da Polícia Militar e atual presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da liga de futebol do município tornou-se oficialmente um cidadão são-bernardense na noite de quinta-feira (17/02), ao receber a honraria em uma sessão solene no Plenário Tereza Delta, na companhia de familiares e amigos.

VereadorJPGAcima, o vereador Danilo Lima, autor do Decreto Legislativo de outorga do Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Djalma Dutra de Almeida pelos relevantes serviços prestados ao município. Foto: Oscar Jupiraci.

“O Sr. Djalma é uma excelente pessoa, muito cativante, sempre disposto a acolher. Dentro das profissões que ele exerceu e exerce, dentro do que ele faz, sempre procurou servir. Servir ao próximo faz parte da sua vida, como comprova seu engajamento em causas sociais. O que fazemos ao próximo é, sem dúvida nenhuma, o que levamos conosco. Acho que cada um de nós tem que seguir a vida nesse sentido. Diante disso e por tudo isso, me sinto honrado em poder homenageá-lo. Muito obrigado por tudo o que o senhor fez, por tudo o que faz e, em especial, por tudo o que ainda fará pela nossa amada cidade”, afirmou o parlamentar em seu discurso na tribuna.

MesaJPGRegistro dos integrantes da mesa de honra. Foto: Oscar Jupiraci.

A solenidade contou com a presença das seguintes autoridades e personalidades: Vice-prefeito Marcelo Lima; Sra. Mirtes Cruz de Almeida, esposa do homenageado; Afonso Torres/Afonsinho, vereador de São Bernardo do Campo; Dr. Waldomiro Zampieri; Sr. Saul Lino, ex-presidente da Liga de Futebol de SBC; Dr. Carlos Bereta; Sr. Robson Francisco, presidente da Liga de Futebol de SBC; Sra. Maria Clotilde Boreli e Sra. Soely Marques Gozzi, presidente do Lar Mamãe Clory.

BIOGRAFIA

HomenageadoJPGSr. Djalma Dutra de Almeida. Foto: Oscar Jupiraci.

O Sr. Djalma Dutra de Almeida nasceu no dia 27 de fevereiro de 1937, no município de Barreiras, estado da Bahia.

É filho do Sr. Theodomiro Alves de Almeida, ex-combatente da Revolução Constitucionalista de 1932 e da Sra. Marieta Dutra de Almeida, ambos falecidos.

É casado com a psicóloga, Sra. Mirtes Cruz de Almeida e, desta união conjugal, nasceram os seguintes filhos: Julio Cesar Dutra de Almeida, aluno Sargento da Polícia Militar do estado de São Paulo, casado com a Sra. Fabiana Paulino Costa Dutra; e Guilherme Átila Dutra de Almeida, 2º Sargento da Polícia Militar do estado de São Paulo, casado com a Sra. Maria Aparecida de Carvalho Dutra.

É avô de Arthur Henrique Gimenes Dutra, Joanna Mariah de Carvalho Dutra, Luara Ohana Medina e Mariana Paulino da Costa.

Quando criança, aos oito anos de idade, migrou com a família para o estado de São Paulo, passando a residir em São Bernardo do Campo, considerando-se, por isso, "São-Bernardense de coração".

Na adolescência, trabalhou como Auxiliar de Farmácia e no controle e venda de areia destinada à construção civil em um porto de areia, localizado em Cubatão; assim como na função de boieiro no Departamento de Estrada e Rodagem - D.E.R. de São Bernardo do Campo. Posteriormente, ocupou os cargos de apontador geral e feitor de turmas em obras de algumas prefeituras do estado de Goiás.

Retornando a São Paulo, voltou a trabalhar no D.E.R, executando serviços em estrada de rodagem e, também, auxiliando no almoxarifado.

Aos 19 anos, em 1956, ingressou no Exército Brasileiro, chegando à graduação de Cabo.

No ano de 1960, entrou na extinta Guarda Civil do estado de São Paulo, onde alcançou a graduação de classe distinta.

Com a fusão das forças policiais, em 1970, passou a fazer parte dos quadros de servidores da Polícia Militar do estado de São Paulo.

Com orgulho das missões cumpridas e, comprometido com as diretrizes a que foi submetido, tem hoje a patente de Major PM da reserva da Polícia Militar.

No que concerne a sua trajetória acadêmica, é Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e tem especialização em Criminologia pela Universidade de São Paulo.

Está inscrito no quadro de advogados da OAB/SP há mais de 30 anos.

Foi Professor de Direito, de História, de Educação Moral e Cívica e de Organização Social e Política do Brasil, por 13 anos, no Colégio Anchieta em São Bernardo do Campo.

Atuou, ainda, como voluntário da seguinte forma: foi instrutor de ordem unida aos jovens alunos do CAMP em São Bernardo do Campo; no exercício da função de advogado, participou efetivamente na Federação da Sociedade de Amigos de Bairro e na criação de muitas entidades; e há mais de 25 anos é voluntário na liga de futebol de São Bernardo do Campo, cuja função é a de Presidente do Tribunal de Justiça Desportivo.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.704, de 11 de novembro de 2021)

CLIQUE AQUI para ver mais fotos desta Sessão Solene

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio desta Sessão Solene

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa