04 so abreOs vereadores de São Bernardo do Campo, no Plenário Tereza Delta, aprovaram um pacote de medidas do Executivo Municipal na manhã desta quarta-feira (23/02). Foto: Oscar Jupiraci

Conheça as propostas do Executivo Municipal votadas pelos vereadores de São Bernardo do Campo na manhã desta quarta-feira (23/02):

 Projeto de Lei nº 15/2022 dispõe sobre autorização legislativa para a concessão de subvenção, auxílio ou contribuição a entidades assistenciais sem fins lucrativos, cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e nos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), nos termos da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que dispõe de forma geral sobre a parceria com organizações da sociedade civil.

 Projeto de Lei nº 17/2022 estabelece normas gerais e critérios básicos para obtenção da Formalização Administrativa do Certificado Integrado de Licenciamento (FACIL), mediante a integração das licenças sanitárias, alvará de funcionamento e licença ambiental, instituindo tratamento diferenciado e favorecido ao Microempreendedor Individual (MEI).

 Projeto de Lei nº 22/2022 dispõe sobre a prorrogação, até o ano de 2022, do tempo máximo de fabricação dos veículos destinados ao transporte de escolares, expirado nos anos de 2020 e 2021, disciplinados pela Lei Municipal nº 4.957, de 5 de abril de 2001.

 Projeto de Lei nº 23/2022 dispõe sobre a prorrogação da vida útil, até o ano de 2023, dos veículos utilizados no transporte individual de passageiros - táxi e no serviço auxiliar de radiotáxi, referidos no inciso I, do § 3º, do artigo 257 da Lei Municipal nº 4.974, de 5 de abril de 2001, que institui o Código de Posturas Municipais, que teriam o prazo expirado nos anos de 2020 e 2021.

 Projeto de Lei nº 24/2022 dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação, no âmbito do Município de São Bernardo do Campo, de avisos com o número do Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher (Disque 180), em estabelecimentos que prestam serviços de hospedagem, casas noturnas, clubes sociais e associações recreativas ou desportivas e prédios comerciais, inclusive os destinados à prestação de serviços públicos, assim como em transportes coletivos e individuais de passageiros, a fim de dar o devido conhecimento ao público em geral, bem como para facilitar esse tipo de denúncia.

04 so interAo centro, o vereador Estevão Camolesi (PSDB), presidente da Câmara Municipal, convocou uma Sessão Extraordinária para o início da noite desta quarta-feira (23/02). Na pauta, a discussão do Projeto de Lei nº 36/2021. Foto: Oscar Jupiraci

As matérias abaixo foram aprovadas em um acordo de lideranças:

☑ Projeto de Lei nº 16/2022, do Executivo Municipal, dispõe sobre abertura de crédito adicional especial na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, no valor de até R$ 130 mil, visando ressarcimento de despesas de pessoal.

☑ Projeto de Lei nº 18/2022, do Executivo Municipal, dispõe sobre a denominação do Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica José Luiz Finardi, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.457, no Bairro Baeta Neves.

☑ Projeto de Lei nº 19/2022, do Executivo Municipal, dispõe sobre a denominação do Centro Cultural Baeta Neves Alexandre de Azevedo Marques Miguel, o equipamento público composto pelo Teatro Abílio Pereira de Almeida e pelo Centro Livre de Artes Cênicas, localizado na Praça São José, nº 240, no Bairro Baeta Neves.

☑ Projeto de Lei nº 20/2022, do Executivo Municipal, dispõe sobre a denominação da Unidade de Pronto Atendimento Baeta Neves Doutor João Eduardo Charles, o equipamento público localizado na Rua dos Vianas, nº 933, no Bairro Baeta Neves.

☑ Projeto de Lei nº 21/2022, do Executivo Municipal, dispõe sobre a denominação do CAPS III Farina – Centro de Atenção Psicossocial Doutor Luiz Guereschi Filho, o equipamento público localizado na Avenida Wallace Simonsen, nº 1.900, no Bairro Nova Petrópolis.

☑ Projeto de Resolução nº 4/2022, de Julinho Fuzari (DEM), institui a comemoração anual do “Dia do Motoclube no Município de São Bernardo do Campo”, preferencialmente no mês de março.

☑ Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2022, de Ary de Oliveira (PSDB), concede o Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Renor Lucin, fundador e proprietário da Adega Tonel do Rudge, estabelecimento especializado em vendas de bebidas para eventos em geral.

☑ Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2022, de Paulo Chuchu (PRTB), concede o Título de “Cidadão São-Bernardense” ao Sr. Alexandre Martins de Oliveira, investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

☑ Requerimento nº 20/2022, de Jorge Araújo (PSD), de repúdio ao entendimento em favor do rol taxativo de procedimentos previstos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), dado no julgamento dos recursos: REsp 1886929-SP e REsp 1889704-SP, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Requerimento nº 19/2022, de Jorge Araújo (PSD) e Lucas Ferreira (DEM), também obteve maioria de votos favoráveis. A moção apoia o Congresso Nacional em favor dos esforços feitos na defesa da vida desde a concepção, em disposição contrária ao ocorrido na Colômbia, onde, por determinação da Corte Constituinte (órgão que equivale ao Supremo Tribunal Federal – STF, em nosso país), o aborto foi descriminalizado, até a 24ª semana de gestação - que coincide com o princípio do 6º mês.

Foi dado conhecimento ao plenário do Requerimento nº 18/2022, de Estevão Camolesi (PSDB), de pesar pelo falecimento do Sr. Paulo Marinho Tavares, ocorrido no dia 15 de fevereiro de 2022, aos 67 anos de idade.

 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta Sessão Ordinária

CLIQUE AQUI para ouvir o áudio desta Sessão Ordinária

 

04 so vereadorasAs vereadoras Ana Nice e Ana do Carmo, ambas do PT, receberam flores em comemoração aos 90 anos da instituição do voto feminino no Brasil, celebrado em 24 de fevereiro. Foto: Oscar Jupiraci

04 so extraDurante um intervalo da sessão, os vereadores posaram para uma foto com a pequena Luany Calquete Sena, Miss Mirim São Bernardo do Campo, moradora do Grande Alvarenga. Foto: Oscar Jupiraci

 

mini 6

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.