abreEntrega do Título foi realizada no Plenário Tereza Delta na noite de quinta-feira (28/04). Foto: Marcella Cuppone.

Na noite da última quinta-feira (28/04), o deputado estadual Teonílio Monteiro da Costa (PT), mais conhecido como Barba, foi condecorado com o Título de Cidadão São-Bernardense. A honraria foi concedida pela vereadora Ana Nice (PT) durante sessão solene, que foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.577, de 13 de fevereiro de 2019.

Além da vereadora e do homenageado, integraram a Mesa de Honra: Feijó, que trabalhou na Ford e atuou no movimento sindical; Iara Bento, vice-presidente do PT de São Bernardo do Campo; Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo e presidente estadual do PT; José Filippi, prefeito de Diadema e Maria de Amparo, coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC.

entrega tituloDeputado Teonílio “Barba” recebe o Título de Cidadão São-Bernardense das mãos da vereadora Ana Nice. Foto: Marcella Cuppone.

Em seu pronunciamento, a vereadora destacou a honra de ter tido a oportunidade de conceder a honraria. “Você é o líder de todos nós, não só do Partido dos Trabalhadores, mas do movimento sindical, onde iniciou sua trajetória política e que formou muita gente, inclusive eu. O Barba é um líder exemplar. Me lembro bem dos congressos da CUT, da CNM, o Barba não se distraía, ficava o tempo todo prestando atenção nos debates, lia a tese do congresso e acompanhava par e passo os debates e organizava a nossa comitiva para poder fazer a discussão, defender as nossas propostas. O Barba é muito comprometido com a nossa cidade que forjou essa liderança, que se iniciou na Volkswagen e depois na Ford. O Barba tem contribuído muito com a classe trabalhadora no ABC, ajudou o Sindicato dos Metalúrgicos a construir muitas propostas para melhorar a vida do povo trabalhador da nossa região, não só da categoria metalúrgica, porque quando nós avançamos em alguma cláusula social, ela se desdobra para toda uma sociedade”, comentou a parlamentar.

ana nice“As dificuldades que ele enfrentou quando chegou em São Bernardo serviram de musculatura para ele lutar por justiça social”, ressaltou Ana Nice acerca do homenageado. Foto: Marcella Cuppone.

Em seu discurso de agradecimento, o deputado Barba comentou sobre sua trajetória desde a chegada a São Bernardo do Campo, a infância difícil, os primeiros trabalhos até o ingresso na Volkswagen, onde encontrou sua verdadeira vocação como líder sindical. “Eu comecei minha luta pelo movimento sindical lá na Volkswagen. Todas as campanhas salariais, de 1997 até 2013, em todas as mesas de negociações dos metalúrgicos, eu estava lá presente indicado pelo sindicato e pela Federação a qual eu fui dirigente por dois mandatos. Eu me encontrei na minha vida em 1985 quando entrei na Volkswagen. É um novo mundo de operários, organizado, que começa a discutir direitos dos trabalhadores, segurança do trabalho, a organização da produção, PLR, redução da jornada de trabalho. É ali que tudo começa, mas eu vou virar dirigente mesmo em 1990 no meu primeiro mandato na CIPA da Ford. Fui reeleito em 1991 e no ano seguinte foi eleito membro da comissão de fábrica e, em 1997, fui eleito pela primeira vez, um peão de base, eleito na direção da federação. Ali a gente começa a aprender muita coisa na nossa vida. É ali que a nossa geração vira vencedora, que vê um torneiro mecânico sendo eleito Presidente da República”, pronunciou o deputado.

barba“Vocês não imaginam a importância desse título para mim. Em agosto desse ano completo 59 anos de chegada a São Bernardo do Campo. Nós construímos história nessa cidade, catei lixo, lavei carro, defendi os trabalhadores”, disse o deputado ao agradecer o Título. Foto: Marcella Cuppone.

Destaques

mosaicoPrestaram homenagens ao deputado, de cima para baixo, da esquerda para a direita: Luiz Marinho, Feijó, Iara Bento, Moisés Selerges, José Filippi e Maria de Amparo. Fotos: Marcella Cuppone.

grupo musicalJovens do Instituto Arte no Dique alegraram a noite com apresentações musicais. Foto: Marcella Cuppone.

O homenageado

O Sr. Teonílio Monteiro da Costa, conhecido como "Barba" pelos amigos, nasceu em Água Boa, no Estado de Minas Gerais e desde os cinco anos de idade reside no Município de São Bernardo do Campo, lugar onde cresceu e criou fortes laços. É pai de duas filhas: Mariana e Bianca.

Estudou Ciências Econômicas na Universidade Metodista de São Paulo, é defensor da economia solidária e um dos fundadores da Unisol Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.
De origem humilde, sua trajetória começou nos lixões de São Bernardo do Campo, onde, ainda pequeno, trabalhava como catador para ajudar no sustento da família. Aos poucos, e com muita luta, conseguiu superar a infância difícil.

Trabalhou no setor moveleiro até o ano de 1985, quando foi contratado pela Volkswagen. Enquanto trabalhava na fábrica, descobriu sua verdadeira vocação: lutar pelos direitos dos trabalhadores. No mesmo ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores.
Em 1990, quando trabalhava na Ford, seu espírito de liderança e disposição pela causa dos trabalhadores fez com que sua participação fosse mais efetiva. Nesta época, ocupou cargos de liderança sindical, como uma consequência natural do seu posicionamento. Greves, defesa de movimentos sociais e acordos para beneficiar os trabalhadores e trabalhadoras se tornaram marcas de sua atuação.
Foi Diretor Administrativo e Financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Carregou e carrega consigo a bandeira do PT, juntamente com outras importantes bandeiras sociais, como o desenvolvimento de uma economia que gere mais empregos e oportunidades de trabalho, com mais chances para o jovem que procura o primeiro emprego e como a qualificação, atualização e formação profissional, que prepara nossos trabalhadores e trabalhadoras para ocupar as vagas oferecidas pelo crescimento do mercado.

O Sr. Teonílio luta para dar mais voz para a população e mais força para os movimentos sociais e populares, bem como pela igualdade de oportunidades para mulheres e homens e pelo respeito por todas as raças e religiões.

Atualmente, é Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo e um exemplo de liderança na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Com informações do Decreto Legislativo n° 1.577/2019.

 

Multimídia

CLIQUE AQUI e ouça o áudio desta Sessão Solene

Canais online de atendimento ao munícipe

Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.