abreIntegrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (29/04), no Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) entregou a medalha João Ramalho ao Sr. Mauro de Paula Freitas em solenidade realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.718, de 16 de dezembro de 2021.

Além do vereador e do homenageado, compuseram a Mesa de Honra: Marcelo Lima, vice-prefeito do município, representando o Poder Executivo; Sra. Sara de Silva Freitas, filha do homenageado; Sr. Ronaldo Botacini Rodrigues, amigo do homenageado e Sra. Mari Viana, amiga do homenageado.

Em seu pronunciamento, o vereador Ary de Oliveira comentou sobre o que significa para ele homenagear alguém com a Medalha João Ramalho. “Eu sou vereador há mais de três décadas e tenho procurado fazer homenagens para quem realmente merece. A Medalha João Ramalho foi uma criação do nosso querido e saudoso amigo, Dr. Mauricio de Castro, através de uma Resolução de sua autoria, para homenagear as pessoas que se destacam na cidade de alguma forma e aqueles que procuram melhorar a qualidade de vida das pessoas. E eu apresentei um Projeto de Decreto Legislativo para que a Câmara votasse a homenagem do Mauro, que foi aprovado por unanimidade. Você, Mauro, é um grande defensor do meio ambiente. E desses que trabalha no anonimato, devagarzinho. A praça do Mauro é um exemplo, pois aquela praça é muito bem cuidada, com um gramado bonito, flores, frutas, água para os passarinhos”, destacou o parlamentar.

ary“O Mauro nos ensina como melhorar as praças da cidade. A medalha que você vai receber hoje é um sinal de reconhecimento da nossa comunidade”, comentou Ary. Foto: Oscar Jupiraci.

Em seu discurso de agradecimento, o Sr. Mauro comentou sobre como começou a cuidar da praça Aristeu Cecato. “Cuido da praça há quase cinco anos. Nesse tempo tive ajuda de alguns moradores que deram a sua contribuição. Essa medalha pertence a todos vocês que me ajudaram nessa caminhada. Tive ajuda até de moradores de rua que me ajudaram a conservar a praça. Cuido dessa praça com muito amor e carinho, pois adoro ver as crianças, idosos, moradores e visitantes passeando na grama. Até piquenique são feitos. E o principal, passeios com animais de estimação. É uma grama limpa e saudável. Tento manter, com a ajuda dos usuários, um lugar limpo e aconchegante. Procuro deixar a praça o mais bonita possível, cortando grama e plantando flores e árvores frutíferas de pequeno porte. Coloco água potável aos pássaros que lá residem. Cuido de pássaros que aparecem feridos e doentes e soltamos de volta na natureza”, relatou o homenageado.

mauro“Espero que essa iniciativa influencie outros moradores de São Bernardo e do país a cuidarem da natureza. Ao cuidar da praça, nossas crianças aprendem a conhecer e respeitar a natureza”, destacou o Sr. Mauro. Foto: Oscar Jupiraci.

entrega medalhaO homenageado com a Medalha João Ramalho em mãos. Foto: Oscar Jupiraci.

O homenageado

O Sr. Mauro de Paula Freitas nasceu no dia 1º de novembro de 1959, no município de Cambará, no estado do Paraná. É filho do Sr. Josino de Paula Freitas, que era agricultor do interior de São Paulo e da Sra. Augusta de Paula Freitas, que era dona de casa. É casado com a Sra. Juraci Alacoque de Oliveira e pai de três filhas.

Em 1985, mudou-se para São Bernardo do Campo, tendo logo começado a trabalhar na empresa automobilística Volkswagen, onde permaneceu por 10 anos. Dando continuidade à sua trajetória profissional, abriu uma loja de automóveis, onde trabalhou por 30 anos. Hoje, encontra-se aposentado e com residência no Bairro Três Marias, em São Bernardo do Campo.

Sua paixão pela natureza pode ser constatada no zelo com que dedica todo o seu tempo aos cuidados com a Praça Aristeu Cecato, local que se tornou um dos cartões postais da cidade, que vale a pena ser visitado, trazendo muitos benefícios para a saúde física e mental do Sr. Mauro e dos frequentadores.

Desta forma, o Sr. Mauro muito contribui para o desenvolvimento da nossa cidade, deixando na natureza sua marca de sustentabilidade e mostrando que o meio ambiente deve ser bem cuidado, pois é um bem de uso comum do povo, direito de todos os cidadãos, da presente e das futuras gerações.

Com informações do Decreto Legislativo n° 1.718/2021.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene