abreIntegrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última terça-feira (21/06), o vereador Ary de Oliveira (PSDB) concedeu a Medalha João Ramalho ao Sr. José Takomi Uematsu. A honraria foi entregue durante sessão solene, que foi realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.654, de 18 de junho de 2020, de autoria do vereador Hiroyuki Minami.

Além do vereador e do homenageado, compuseram a Mesa de Honra: Thereza Reiko Uematsu, esposa do Sr. José Uematsu; Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, representando o Poder Executivo; Subtenente Catarino Lima, instrutor do TG 02-078; Silvio Nakashima, presidente do Bunka de São Bernardo do Campo; Kunine Iwamoto, presidente da União das Associações Nipo Brasileiras de São Bernardo do Campo e Dr. João Manoel Pinto Neto, diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC.

entrega medalhaAo lado de sua esposa, o Sr. José Takomi Uematsu recebe a medalha João Ramalho das mãos do vereador Ary de Oliveira e do secretário Hiroyuki Minami. Foto: Oscar Jupiraci.

Destaques

casal kumaiO casal Chuji e Kuniko Kumai fizeram uma apresentação musical com os instrumentos kotô (instrumento de corda) e violoncelo. Foto: Oscar Jupiraci.

alunas dancaAlunas do Bunka de São Bernardo fizeram uma apresentação de dança típica do Japão. Foto: Oscar Jupiraci.

Mos.210622Utilizaram a tribuna para saudar e parabenizar o homenageado: vereador Ary de Oliveira, secretário Hiroyuki Minami, Silvio Nakashima (acima), Elise Iramina e Alan Iramina, netos, Kunime Iwamoto e Claudio Kawakami, genro (abaixo).

O homenageado

O Sr. José Takomi Uematsu nasceu no dia 21 de junho de 1938, na cidade de Álvares Machado, interior do estado de São Paulo. É filho de Tasuke e Tomoe Uematsu, imigrantes da cidade de Fukuoka, no Japão e o primogênito entre seis filhos.

Casou-se em 7 de setembro de 1963, com a Sra. Thereza Reiko e é pai de quatro filhos: Rumi, Issao, Akiko e Edinho.

Em 1952, mudou-se com sua família para a cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. No bairro Mizuho, sua família construiu uma granja e se dedicou ao cultivo de verduras. Os produtos oriundos dessas atividades eram vendidos de bicicleta pelo Sr. Takomi Uematsu nas ruas da cidade.

Em 1957, prestou serviço militar no Tiro de Guerra. Adquiriu seu primeiro caminhão em 1958 e com ele transportou café para o porto de Paranaguá, para o Rio de Janeiro e para Brasília. Com esse mesmo caminhão transportou, ainda, ferro para construção de Brasília.
No ano de 1965, comprou um terreno na Rua Jurubatuba, onde foi construído o posto de gasolina Uematsu.

Em 1969, comprou três ônibus, dando início às atividades da Empresa de Turismo Uematsu. A empresa realizava o transporte de funcionários das fábricas Scania, Volkswagen, Kanebo, Volkswagen de Taubaté e Bombril. Além disso, realizava viagens de turismo, principalmente dentro da comunidade nipônica da região.

Em 1972, participou de uma reunião com a participação do ex-prefeito Aldino Pinotti e do Diretor da empresa Toyota Internacional, Sr. Honda, na qual trataram sobre os interesses da Toyota em fabricar automóveis no município de São Bernardo do Campo.

Em 1973, fez parte de uma comitiva, representando o ex-prefeito Geraldo Faria, em uma viagem ao Japão, na ocasião em que São Bernardo do Campo e Tokuyama tornaram-se cidades-irmãs.

No ano de 1982, lançou a candidatura do seu irmão caçula, Sr. Miguel, e com muito orgulho, viu a sua eleição ao cargo de Vereador no município de São Bernardo do Campo.

Em 1993, inaugurou a loja de conveniência "Japan House", localizada na Rua Jurubatuba.

Em 1995, deu total apoio à candidatura de seu amigo, Sr. Hiroyuki Minami, ao cargo de vereador e o viu ser eleito.

Em 2002, encerrou as atividades da Empresa de Turismo Uematsu.
No ano de 2012, encerrou as atividades do posto de gasolina para, então, fundar a JTU Empreendimentos Imobiliários.

Sempre presente junto às Entidades Culturais Nipo-Brasileiras, atuou junto à Associação Cultural de Mizuho, na qual é sócio e colaborador, não exercendo cargos de diretoria, mas colaborando em suas atividades.

Na União Cultural Nipo-Brasileira de São Bernardo do Campo, conhecida como Bunka SBC, além de ser associado e colaborador, exerceu o cargo de Diretor Vice-Presidente nas gestões de Masaru Marui, no período de 1984 a 1989.

Além disso, foi membro do Conselho Fiscal nas gestões de Miguel Uematsu, no biênio 1996/1997 e de Getulo Nishihata, nos biênios 2000/2001, 2004/2005 e 2006/2007.

Foi, ainda, membro do Conselho Deliberativo nas gestões de Hiroyuki Minami, nos biênios 1990/1991, 1992/1993 e 1994/1995; Tetsuo Yoshimoto, no biênio 2010/2011; Morio Minami, nos biênios 2012/2013 e 2014/2015 e Silvio Nakashima, nos biênios 2016/2017 e 2018/2019.

Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo do Bunka SBC, participando da gestão de Morio Minami, no biênio 2020/2021.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene