ss parque garcas abrePersonalidades do bairro exibem os certificados recebidos na sessão solene presidida pelo vereador Almir do Gás na noite de terça-feira (05/07), no Plenário Tereza Delta. Foto: Oscar Jupiraci

Trinta e seis personalidades locais receberam certificados como forma de agradecimento pela participação ativa na história e no desenvolvimento da região do Grande Alvarenga na sessão solene que comemorou os 44 anos de fundação do bairro, realizada na noite de terça-feira (05/07), no Plenário Tereza Delta.

ss parque garcas vereador“Podemos não saber a data exata de formação do bairro, mas teremos para sempre em nossas memórias a data exata de quando nos reunimos aqui em seu reconhecimento: dia 5 de julho de 2022”, declarou Almir do Gás. Foto: Oscar Jupiraci

Para o vereador Almir do Gás (PSDB), autor da Resolução nº 3.330/2022 que instituiu a cerimônia, foi uma oportunidade de retribuir a contribuição da população local para suas conquistas profissionais, primeiro como empresário, depois como parlamentar. “Levar qualidade de vida aos moradores do ‘fundão’ foi uma das razões que me motivaram a entrar na política. Sabemos que temos muito a fazer. Eu e minha assessoria trabalhamos todos os dias para isso. Por outro lado, os munícipes têm que cobrar seus representantes. Para isso, é importante que venham à Câmara Municipal nas manhãs de quarta-feira, quando acontecem as sessões ordinárias e os projetos para a cidade são discutidos e votados”, disse em seu discurso na tribuna.

A solenidade contou com a presença de Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo; de Adeilda Tereza de Almeida, representando os homenageados da noite; de Lucio Brito dos Santos, ex-presidente da Sociedade Amigos do Bairro, e de Valter Alencar, representando os moradores do bairro - convidados a compor Mesa de Honra.

Breve histórico

Em 1954, quando se ensaiavam os primeiros loteamentos nos arredores do trecho mais próximo do centro de São Bernardo e do viaduto do Km 22 da Anchieta, toda a estrada foi denominada como Av. João Firmino. Homenageava-se assim a João Firmino Correia de Araújo, dono de uma propriedade nas margens da via (Chácara Três Lagos, onde hoje é o Jardim do Lago) e responsável por trazer energia elétrica à parte daquela região. Contudo, numa reviravolta incomum, essa denominação seria parcialmente revertida em 1978 pela lei n° 2.356, que determinou que o trecho posterior à Praça Giovani Breda voltasse a se chamar Estrada dos Alvarenga.

Nessa época, devido principalmente à Rodovia dos Imigrantes, os sítios, chácaras, olarias e clubes de campo que então marcavam este setor da estrada (naquela altura já parcialmente pavimentada) também começavam a dar lugar a ocupações urbanas, tais como os assentamentos do Jardim Laura e Parque Alvarenga.

Esta tendência se exacerbaria significativamente a partir da década de 1980, alcançando a divisa com Diadema com novos aglomerados habitacionais como o Parque das Garças.

(Com informações da Assessoria de Cerimonial/CMSBC)

Destaques

ss parque garcas 1Detalhe dos certificados entregues aos moradores que contribuíram para o desenvolvimento do Parque das Garças. Foto: Oscar Jupiraci

ss parque garcas destaque 2O vice-prefeito Marcelo Lima (ao centro) também recebeu um diploma em reconhecimento à sua atuação no bairro. Foto: Oscar Jupiraci