ss taboao abreOs convidados no Plenário Tereza Delta acompanharam a entrega de certificados concedidos pelo vereador Danilo Lima aos moradores em reconhecimento ao trabalho em prol do bairro. Foto: Oscar Jupiraci

A entrega de diplomas de menção honrosa aos moradores locais realizada na noite de sexta-feira (15/07), no Plenário Tereza Delta, marcou o aniversário de 272 anos de fundação do bairro.

ss taboao vereadorAcima, o vereador Danilo Lima discursa na tribuna do Plenário Tereza Delta. Ele é o autor da Resolução nº 3.324/2022, que dispõe sobre a comemoração do aniversário de fundação do Bairro Taboão em São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

“Sou muito grato à população do Taboão. Apesar de não ser da região, mesmo assim me deram o direito de ser o quarto candidato a vereador mais votado no bairro. Minha contribuição não se faz apenas com esta cerimônia, mas principalmente cumprindo minha obrigação enquanto agente político eleito para a Câmara Municipal: estar presente, participando da vida da comunidade, e procurando trazer cada vez mais melhorias. Então, contem com o meu mandato para isso”, destacou o vereador Danilo Lima (PSDB) em seu discurso na tribuna. Ele é o autor da Resolução nº 3.324/2022, que instituiu a homenagem.

ss taboao mesaA Mesa de Honra, presidida pelo vereador Danilo Lima (ao centro), foi composta por personalidades do bairro. Foto: Oscar Jupiraci

Confira abaixo as personalidades convidadas a compor a mesa de honra da solenidade:

Marcelo Lima, vice-prefeito de São Bernardo do Campo;

Ricardo Ferrari, assessor e representante da Deputada Estadual Carla Morando;

Dr. Paulo Gilberto Negrão, delegado do 7º Distrito Policial de São Bernardo do Campo;

Cláudia Aparecida, inspetora da Guarda Civil Municipal no Taboão;

Arlete de Oliveira Fidalgo Saito, diretora da Escola Estadual Jorge Rahme por mais de 40 anos;

Leonilda Jesus Gonçalves, mantenedora da Escola Infantil Pedrita e do Colégio Taboão;

Elieuza de Oliveira Lima, pastora da Igreja Apostólica Resgatando Vidas;

Sandra Oliveira, presidente da Associação Amor & Vida;

Orlando Peixoto, empresário;

Irineu Checon, comerciante, e

Maria Joseilde Paixão Folha Marques, representante da família de Gervásio Paz Folha, vereador de São Bernardo do Campo falecido em 2008.

ss taboao slideAcima, o vereador Danilo Lima cumprimenta a Sra. Arlete de Oliveira Fidalgo Saito. Aos 95 anos de idade, a diretora da Escola Estadual Jorge Rahme por mais de 40 anos foi muito aplaudida pelo público presente. Foto: Oscar Jupiraci

Memória

A história do Taboão é antiga e data do século retrasado, conforme alguns estudos.

Os primeiros registros escritos datam de 8 de abril de 1806, referindo-se a uma escritura de venda de terras no Taboão, então pertencente ao bairro Nossa Senhora das Mercedes. Outro documento é datado de 1849, quando foi realizado o inventário do Sr. Manoel Joaquim Pedroso.

Em 31 de maio de 1854, a Igreja Católica indicou a existência de 15 moradores na localidade, em registro do vigário local, Padre Tomas Inocêncio Lustosa.

A urbanização do bairro começou no ano de 1922, com a da Vila Santa Luzia. Ainda na década de 1920, foi realizada a da Vila Flórida. Na década seguinte, a do Bairro Suíço. Em 1954, a da Vila Nova Santa Luzia; em 1957, a da Vila Ruth; em 1953, a do Jardim Borborema; em 1968, a do Jardim Celeste; em 1972, a da Vila Esther; em 1972, a do Conjunto Santa Rosa; em 1975, a do Jardim Montreal; em 1976, a do Conjunto Ibirapuera e, em 1987, a do Conjunto Santa Luzia I.

Para a origem do nome Taboão, há duas possibilidades: a primeira, que tenha vindo de vegetação que nascia farta à beira dos córregos, chamada taboa; a outra possibilidade é que esteja ligada a Taboão da Serra, hoje município da Região Metropolitana de São Paulo que, nos séculos 15 e 16, serviu de caminho aos bandeirantes.

São muitas histórias de vidas e lutas. Além disso, estão estabelecidos no referido bairro, pontos que marcaram também a história da cidade, como o time de futebol local e a Escola de Samba, que era uma de suas grandes atrações.

(Com informações do Projeto de Resolução nº 5/2022)

CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene
CLIQUE AQUI para ouvir a íntegra desta Sessão Solene