02 TopoFoto: Oscar Jupiraci.

Em sessão solene realizada no sábado (30/07/2022), foi concedido o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Carlos Maciel Júnior, presidida pelo vereador Estevão Camolesi (PSDB), nos termos do Decreto Legislativo n° 1.735/2022, de 27 de abril de 2022, no Templo Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, no Bairro Alvarenga.

03 MosaicoDa esquerda para direita: Babàlorisá Gilson de Osalá, Yalorisá Carmen de Osum e Babá Egbé Pai Claudinho de Osum. Fotos: Oscar Jupiraci.

O Babàlorisá Gilson de Osalá, o Vereador Estevão Camolesi, a Yalorisá Carmen de Osum e o Babá Egbé Pai Claudinho, parabenizaram o Babàlorisá Karlito D'Osumarê pela conquista da honraria, e destacaram a importância da homenagem para uma liderança de religião de matriz africana.

04 01 MosaicohjPara comemorar seus 45 anos, o Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, concedeu Moção de Aplausos ao amigo e Vereador Estevão Camolesi e ao Babàlorisá Gilson de Osalá, por fazerem parte da história da afroreligiosidade. Fotos: Oscar Jupiraci.

05bfgbBabàlorisá Karlito D'Osumarê. Fotos: Oscar Jupiraci / Michele Arsuffi.

SR. CARLOS MACIEL JÚNIOR

O Sr. Carlos Maciel Júnior, nome civil do Pai Karlito de Oxumarê, nasceu na cidade de São Paulo, às 6 horas da manhã do dia 30 de setembro de 1971, dia de São Jerônimo, Xangô na cultura do sincretismo afro-brasileiro.

Vindo de uma grande família afro-brasileira, começou aos dois anos de idade sua vida religiosa, em companhia de sua mãe, a Iyalorixa Carmen de Oxum.

Ao receber seus direitos religiosos de sacerdote do Candomblé, deu início à missão de cuidar das pessoas e ajudar espiritualmente aos que o procuravam.

Mesmo trabalhando na referida missão, nunca saiu da companhia de sua família carnal e, junto com sua mãe, fundou na cidade de São Bernardo do Campo, às margens da Represa Billings, o Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, Casa de Candomblé da religião de matriz africana Nação Ketu, instituição tombada pelo Município de São Bernardo do Campo e pelo Estado de São Paulo.

06 MosaicoAo centro: Opó – Ligação da Aiye (Terra) com Orun (Céu). Fotos: Oscar Jupiraci.

Pai Karlito tem inúmeros filhos e filhas iniciados em seu axé e, também, vários outros templos que são ramificação da matriz Ilê Olá.

Ativista pelas causas LGBTQIA+ e contrário às atitudes de racismo e intolerância religiosa, executa um grande trabalho de auxílio à sua comunidade e apoio a quem precisa.

Sua missão religiosa é de um profundo estudo para preservação da cultura afro-brasileira, na qual mantém viva a memória ancestral dos antigos africanos que deixaram as casas matrizes na Bahia.

Seu lema é sempre o bem-estar e portas abertas para todos, a fim de mostrar o quanto é importante a informação sobre nossa religiosidade, evitando o racismo religioso e o preconceito à cultura negra.

07Foto: Oscar Jupiraci.

Diva Marucci

Tayná Mayara dos Santos

Pligia de Oliveira Ramos

08 MosaicoFotos: Oscar Jupiraci.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa