abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Uma sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (19/08) no Plenário Tereza Delta marcou a comemoração dos 469 anos do município de São Bernardo do Campo. A cerimônia, parte do calendário oficial de eventos programados para este mês, foi uma iniciativa do vereador Estevão Camolesi (PSDB), presidente do Legislativo e realizada nos termos da Resolução n° 2.752, de 11 de agosto de 2010.

Além de Estevão Camolesi, compuseram a mesa de honra: o Prefeito Orlando Morando, Marcelo Lima, Vice-prefeito; Hiroyuki Minami, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo; os vereadores Bispo João batista, Ary de Oliveira, Dr. Manuel e Lucas Ferreira; Diretor Superintendente do Escritório Econômico e Cultural do Taipei em São Paulo, Sr. Fong Kuang Jong e o Subtenente Iratan Tibiriçá Xavier, adjunto do Posto de Recrutamento e Mobilização do Estado de São Paulo.

Durante a solenidade, o prêmio “Top São Bernardo 2022” foi entregue a 34 empresas, instituições, entidades, organizações e personalidades como forma de agradecimento e reconhecimento pelos importantes trabalhos realizados em prol do desenvolvimento econômico e social do município ao longo do ano.

premio top sbcFoto: Oscar Jupiraci.

premio topEmpresas homenageadas com o troféu. Foto: Oscar Jupiraci.

A escolha dos homenageados seguiu critérios como importância histórica, quantidade de empregos gerados, tempo de permanência na cidade e parceria junto à Administração em projetos sociais e programas municipais, como o “Turismo Industrial”, que promove visitas guiadas a empresas da cidade, e o “Praça-Parque”, que revitaliza e implanta espaços de lazer para a população por meio de investimentos compartilhados junto à iniciativa privada. Os homenageados foram separados em três categorias: Raízes, Investimentos e Honra ao Mérito.

Veja, abaixo, a relação dos premiados:

CATEGORIA

EMPRESA/INSTITUIÇÃO

REPRESENTANTE

RAÍZES

CARVOARIA LUNARDI

ARNALDO LUNARDI

RAÍZES

CARVOARIA SÃO MIGUEL


PAULO MASINI FILHO


MIGUEL ANGELO MASINI

RAÍZES

INDÚSTRIA DE MÓVEIS PESSOTTI

CLÁUDIO VALLÉRIO

RAÍZES

TECELAGEM SÃO FRANCISCO

GUSTAVO MAIA RODRIGUES

RAÍZES

E.E. MARIA IRACEMA MUNHOZ

IARA KURZ GATTI

RAÍZES

ETEC LAURO GOMES

NELSON LAVECCHIA JUNIOR

INVESTIMENTOS

ASSAÍ ATACADISTA

LEANDRO LOURENÇO COSTA

INVESTIMENTOS

ATACADÃO

ANDERSON COUTINHO

INVESTIMENTOS

BEM BARATO

RENATA SIVIERO

INVESTIMENTOS

COLGATE PALMOLIVE

MALAQUIAS JOSE JIMENEZ PEREZ

INVESTIMENTOS

CONSTRUTORA PATRIANI

BRUNO PATRIANI

INVESTIMENTOS

ELETRA INDUSTRIAL LTDA

IÊDA MARIA DE OLIVEIRA

INVESTIMENTOS

FLASH COURIER

SHEILA MORAIS

BRUNA MELO

INVESTIMENTOS

H.OLHOS

JEFFERSON CORNELIO DE SOUZA LEITE

INVESTIMENTOS

HAVAN SBC


WELINGTON JOÃO CHEVONICA

INVESTIMENTOS

MASIPACK

KIM LEGOROFF

INVESTIMENTOS

MERCEDES-BENZ DO BRASIL

CRISTIANE GUIMARÃES

INVESTIMENTOS

OMNISYS ENGENHARIA

LUIZ MANOEL DIAS HENRIQUES

INVESTIMENTOS

SAAB

FABRICIO SAITO

INVESTIMENTOS

SACOLÃO SAÚDE

NELSON NAKADA

INVESTIMENTOS

SANCA GALPÕES


ROSANGELA GIMENES

JÉSSICA HIDALGO

INVESTIMENTOS

SCANIA LATIN AMERICA

GUSTAVO BONINI

INVESTIMENTOS

SUPERMERCADOS JOANIN

ALÉCIO CASTALDELLI JUNIOR

INVESTIMENTOS

TERMOMECÂNICA

DRA. REGINA CELI VENÂNCIO

INVESTIMENTOS

TOLEDO DO BRASIL

NEDILSON VENTURA DE OLIVEIRA

INVESTIMENTOS

VOGLER INGREDIENTS

ROGÉRIO DE MEDEIROS


STEPHANIE DE OLIVEIRA DANTAS

INVESTIMENTOS

VOLKSWAGEN DO BRASIL

AMANDA SOLDÁ

INVESTIMENTOS

WHEATON BRASIL VIDROS

PETER GOTTSCHALK JUNIOR

HONRA AO MÉRITO

 1º BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA

FABIO PAGANOTTO CARVALHO

HONRA AO MÉRITO

 CAMP SBC

NELSON CESCHIN

HONRA AO MÉRITO

 ESCOLA DE ENFERMAGEM ABC MYRTHES SILVA

 ENFERMEIRA COMENDADORA DRA. MYRTHES SILVA

HONRA AO MÉRITO

 EVER GREEN


SRA. HONG LU LI YEH
SR.HONG TSU HO

AMAURI CHIENMIN HONG

HONRA AO MÉRITO

 SINDICATO NACIONAL DOS CEGONHEIROS

JOSÉ RONALDO MARQUES DA SILVA

HONRA AO MÉRITO

 TIRO DE GUERRA 02-078

SUBTENENTE RODRIGO DA CUNHA ROCHA

 

Com a palavra

camolesi“Esta Casa Legislativa tem a honra de poder recebê-los neste momento em que nós vivemos e que foi um momento ímpar na história da nossa humanidade. Quando a pandemia chegou ao nosso país, eu fui um dos que achei que duraria pouco, mas acabamos enfrentando-a por praticamente dois anos. Para mim, poder ver esta casa lotada de pessoas, tenho a sensação de que ‘conseguimos chegar aqui’. Nossa São Bernardo do Campo é boa de se viver e, sobretudo, prazerosa de se olhar. Ela é funcional e bela. Chegamos ao 469° aniversário com alegria, felicidade em obstante tudo o que passamos”, comentou o presidente do Legislativo, Estevão Camolesi. Foto: Oscar Jupiraci.

orlando“A minha vinda aqui como prefeito, para comemorar os nossos 469 anos tem um sabor muito especial. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas apontou que entre 2021 e 2022 São Bernardo está recebendo 9 bilhões de investimentos dividido entre a iniciativa privada e a pública, sendo 6 bilhões da iniciativa privada. Novos ares e novos tempos chegam à nossa cidade. Nossa cidade está numa transformação permanente: aqui já foi a cidade da lenha; aqui se transformou na cidade das olarias; aqui foi a cidade e é da indústria inovadora. Passou a ser a cidade dos serviços, mas também da inovação e da logística”, destacou o prefeito Orlando Morando. Foto: Oscar Jupiraci.

minami“São 469 anos de história deste município, cuja memória, mesmo a nossa imaginação não é capaz de vislumbrar aquele passado longínquo do nascedouro dessa cidade. Na linha do tempo, são 469 anos desde a fundação histórica de São Bernardo do Campo. Agradeço a Câmara Municipal pela realização dessa homenagem e permitir que ela fosse transferida para aqueles que fizeram, fazem e farão acontecer no desenvolvimento econômico, social e sustentável desta cidade. Vamos reconhecer oficialmente nesta noite, nas categorias ‘Raízes’, ‘Investimentos’ e ‘Honra ao Mérito’ outorgando o Troféu Top SBC 2022”, declarou o secretário Hiroyuki Minami. Foto: Oscar Jupiraci.

marcelo“Hoje é dia de festa. Cumprimento aqui os homenageados desta noite e agradeço ao Minami e o parabenizo pela iniciativa. Comemoramos esse aniversário de 469 anos com muita alegria e satisfação de ver como essa cidade avançou”, afirmou o vice-prefeito Marcelo Lima. Foto: Oscar Jupiraci.

regina“Sinto-me honrada por ter sido convidada para fazer o agradecimento em nome de todos os homenageados pela outorga do Troféu Top SBC 2022, como forma de reconhecimento de nossa contribuição para o desenvolvimento desse município. São anos de uma história que continua se perpetuando em uma cidade que nos recebeu de braços abertos, onde tivemos a oportunidade de acompanhar o seu desenvolvimento e de estabelecer a nossa parcela de contribuição nesse processo de crescimento. São Bernardo do Campo é uma terra generosa para todos que aqui vivem e se instalaram”, mencionou a Dra. Regina Celi Venâncio, presidente do Conselho de Administração da Termomecânica, que discursou em nome de todos os homenageados. Foto: Oscar Jupiraci.

Um pouco de história

São Bernardo era o nome de uma antiga fazenda que os beneditinos paulistas tinham na região, a partir da qual, em 1553, se desenvolveria um povoado, sob os auspícios do então governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. O Campo, que foi acrescido ao nome, se deve à localização da sede do então povoado na Vila de Santo André da Borda do Campo, ou seja, na beira da serra do Mar.

A meio caminho de São Paulo de Piratininga, a história de São Bernardo, que se constituiria como povoado a 2 de dezembro de 1735, remonta aos esforços dos portugueses para assumirem o poder efetivo das terras descobertas por Cabral. É quando Portugal começa a enfrentar as sortidas dos índios carijós, insuflados pelos franceses, e quando, por razões táticas, a então vila dirigida por João Ramalho, por ordem expressa da Coroa Portuguesa, perde a sua condição em favor da localidade que se formava em torno dos jesuítas, que organizavam um outro povoado, no Planalto de Piratininga, e que daria origem à futura São Paulo.

De acordo com a sua condição de entreposto, entre o Interior e o litoral, São Bernardo seria, no princípio, batizado como Nossa Senhora da Conceição da Boa Viagem. Imagina-se que a alteração do nome para São Bernardo se dê não apenas como menção à antiga fazenda beneditina, mas também por essa condição específica de entreposto para os viajantes: ainda que um intelectual, São Bernardo (1090-1153) foi um andarilho incansável, tendo sido um dos maiores pregadores e organizadores da Igreja de seu tempo.

Pertencendo, alternadamente, a São Paulo (em 1812), como freguesia, e a Santo André (em 1938), como distrito, quando ainda se denominava São Bernardo, já então como cidade, se tornaria município, com o acréscimo do determinativo “do Campo”, em 1944.

São Bernardo do Campo emancipou-se em 12 de março de 1889.

Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 262-263.

 

 CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta Sessão Solene 
 CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta Sessão Solene 

  

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa