abre camarajovemDe autoria do vereador licenciado Hiroyuki Minami e presidida pelo vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, a Câmara Jovem reuniu 53 vereadores mirins, de 36 escolas do município, em 2 dias de evento. Fotos: Oscar JupiraciNos dias 23 e 25 de agosto, o Plenário Tereza Delta sediou a 11ª edição do evento, que permite aos alunos da 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º anos do Ensino Médio, de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, vivenciar o processo democrático, por meio de uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, conforme disposto na Resolução nº 2.176/2004, que instituiu o programa.

Em seu discurso, o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul (PSDB) explicou os motivos que o levaram a realizar a Câmara Jovem pelo segundo ano consecutivo: “É gratificante olhar o rosto de cada um e perceber que vocês querem se engajar e trazer discernimento e consciência política para a vida de vocês. Admiro a coragem e a iniciativa de aceitarem o desafio de participar deste projeto de conscientização. Aqui, não falamos sobre política partidária. Nosso objetivo é fornecer informação para que vocês discutam política de uma forma sadia, e se tornem influenciadores em casa e na escola.

Quando falamos em eleição, 1/3 da população deixa de escolher os candidatos; seja porque não tem interesse, seja porque vai até a urna e vota em branco ou anula. Poucos se lembram em quem votaram nas últimas eleições. Precisamos mudar essa cultura. Quando vocês tiverem a oportunidade de escolher, que seja com responsabilidade. Por isso, é importante acompanhar a política, fiscalizar e cobrar os eleitos da cidade, do estado ou do país. Primeiramente, vocês têm que se preparar para escolher seus representantes e, se um dia se candidatarem para disputar um pleito, que seja de maneira bastante assertiva”, concluiu o parlamentar.

Para concorrer a uma das 28 cadeiras, o candidato redigiu um texto na forma de “Projeto de Lei”, sugerindo soluções para problemas da cidade e melhorias na qualidade de vida dos moradores, obedecendo aos critérios estabelecidos em um manual de orientação. Ao se inscrever, o interessado escolheu um partido fictício entre os 12 existentes, de acordo com o tema de sua proposta, posteriormente submetida à avaliação e seleção de uma comissão julgadora.

Na terça e na quinta-feira, a programação começou no início da manhã com uma sessão solene para a diplomação, o juramento (termo de compromisso) e a posse dos vereadores mirins. Em seguida, eles participaram de uma sessão especial para a eleição do presidente, do primeiro e segundo secretários - integrantes da Mesa Diretora, que coordenou os trabalhos - além do vice-presidente. Por fim, ao simular um exercício de mandato, os jovens apresentaram e defenderam suas ideias na tribuna, antes de submetê-las à votação dos colegas em uma sessão ordinária, segundo as regras de um Regimento Interno criado para a ocasião.

Em cada uma dessas fases, uma equipe técnica, composta por funcionários da Procuradoria e da Secretaria Legislativa, acompanhou os estudantes, auxiliando no andamento das atividades.

➡ CLIQUE AQUI para acessar a lista dos vereadores mirins eleitos neste ano, com seus respectivos Projetos de Lei

Confira, nas imagens abaixo, os destaques da Câmara Jovem 2022:

eduardo camarajovem“Tenho um carinho muito especial por este projeto porque um dos meus propósitos ao me lançar na política era aproximar o jovem da rotina do Poder Legislativo”, afirmou o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul, presidente da comissão organizadora do evento. Foto: Oscar Jupiraci

orlando camarajovemO prefeito Orlando Morando prestigiou os jovens vereadores e contou um pouco de sua trajetória na política, que começou na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, como vereador, aos 19 anos de idade. Foto: Oscar Jupiraci

minami camarajovemHiroyuki Minami, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, autor da Resolução n° 2.176/2004, que instituiu o programa Câmara Jovem. Foto: Oscar Jupiraci.

camolesi camarajovemO vereador Estevão Camolesi, presidente da Câmara Municipal, também compareceu ao evento e saudou os vereadores mirins. Foto: Oscar Jupiraci.

compromissoApós a entrega dos diplomas, os jovens vereadores fizeram a leitura da declaração de compromisso solene de posse, com o seguinte juramento: “Prometo exercer com dedicação e lealdade meu mandato, cumprir as Constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal e observar as leis, defendendo a justiça social, a paz e a equidade de todos os cidadãos, e promovendo o bem geral do Município”. Foto: Oscar Jupiraci

mesa eleita camarajovemDepois de diplomados e empossados, os jovens vereadores elegeram os ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, 1° e 2° secretários da Mesa Diretora, e deram prosseguimento à sessão ordinária, com a discussão e a votação dos Projetos de Lei. Foto: Oscar Jupiraci

mini 6