abreAcompanhado da esposa e dos três filhos, o Sr Valdivino Germano recebeu o Título das mãos do vereador Ary de Oliveira e do vice-prefeito Marcelo Lima. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última terça-feira (18/10), no Plenário Tereza Delta da Câmara Municipal, o vereador Ary de Oliveira (PSDB) entregou o Título de Cidadão São-Bernardense ao Sr. Valdivino Germano em solenidade realizada nos termos do Decreto Legislativo n° 1.756, de 03 de agosto de 2022.

Compuseram a Mesa de Honra da solenidade: vereador Ary de Oliveira, presidente da comissão organizadora; o homenageado, Sr. Valdivino Germano; sua esposa, Sra. Marinalda do Carmo Germano; seu filho, Sr. Marcelo Germano e Marcelo Lima, vice-prefeito do município. Foto: Oscar Jupiraci.

ary“Hoje estamos apenas oficializando a sua cidadania de São Bernardo, porque cidadão são-bernardense você já é há muitos anos. Aqui você constituiu família e abriu seus negócios”, comentou Ary. Foto: Oscar Jupiraci.

marcelo limaMarcelo Lima também fez uso da palavra para homenagear Valdivino. Foto: Oscar Jupiraci.

apresentacaoA apresentação musical ficou por conta dos alunos do curso de violão do CREC Paulicéia e dos alunos de violão da Comunidade Terceiro Ato de Vila Euclides. Foto: Oscar Jupiraci.

O homenageado

O Sr. Valdivino Germano nasceu no dia 31 de dezembro de 1939 no município de Mococa, estado de São Paulo. É casado com a Sra. Marinalda do Carmo Germano e pai de 3 (três) filhos: Mauricio Germano, Sandra Regina Germano e Marcelo Germano. É também avô de 4 (quatro) netas: Marcela, Manuela, Sarah e Mariana.

Filho de um casal de mineiros: Sr. Antônio Germano e Sra. Ambrosina Maria de Jesus, aos 3 (três) anos de idade, mudou-se com a família para o Bairro Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, onde reside até hoje.

Sua primeira atividade foi aos 9 anos de idade, quando começou a trabalhar em uma olaria e, em seguida, como engraxate. Aos 11 anos de idade, começou a trabalhar com o Sr. Indu Rovai como auxiliar de escritório e depois de alguns anos tornou-se despachante e continuou por 15 anos trabalhando com ele.

Em seguida, abriu sua própria agência de despachos, a Valuz, instalada na Rua Julio Thomé, nº 86, no Bairro Rudge Ramos.

Seu filho, o Sr. Marcelo Germano, no ano de 1998, fundou a Lumma Despachante, instalada, na época, no Extra da Via Anchieta. Depois de alguns anos, o Sr. Valdivino fechou seu escritório e se juntou ao filho.

Com a expansão dos negócios, a Lumma Despachante mudou-se para Rua Continental, nº 304, no Jardim do Mar, e conta com aproximadamente 136 funcionários.

Valdivino Germano é o despachante mais antigo em atividade da cidade de São Bernardo do Campo.

Foi homenageado pela ADDSBC (Associação dos Despachantes Documentaristas de São Bernardo do Campo) em 25 de agosto de 2006, como o primeiro despachante documentarista de São Bernardo do Campo.

Ao longo dos anos, a Lumma Despachante recebeu diversos prêmios de performance de prazo de entrega de documentos do Banco Bradesco e da BV Financeira.

Cabe ainda destacar que a paixão do Sr. Valdivino Germano sempre foi o boxe, o qual começou a treinar aos 17 anos de idade em uma academia localizada na Rua Santa Efigênia, em São Paulo.

Em seguida, passou a treinar na Mercedes Benz, participando de campeonatos e torneios na categoria peso-galo, encerrando sua carreira esportista aos 36 anos.

Multimídia

CLIQUE AQUI e veja as fotos desta Sessão Solene