abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última segunda-feira (05/12), no Plenário Tereza Delta, foi comemorado o aniversário de fundação do Distrito Ecológico do Riacho Grande, no município de São Bernardo do Campo. A iniciativa foi do vereador Netinho Rodrigues (PP) e realizada nos termos da Resolução n° 3.296, de 22 de setembro de 2021, de autoria do vereador. Na ocasião, foram entregues certificados para moradores do distrito que se destacam de alguma maneira. Foram escolhidos 74 moradores, em homenagem aos 74 anos do aniversário de fundação do Riacho Grande.

Compuseram a Mesa de Honra da solenidade: vereador Netinho Rodrigues; Dr. João Carlos, ortopedista; Dr. João Antônio Botelho de Andrade, titular do Cartório do Riacho Grande; Adriana Masana, presidente do Conseg – Riacho Grande; Heitor Cristofolene, presidente da AERG e proprietário do Rancho do Comanche; Ramos de Oliveira, ex sub-prefeito do Riacho Grande; Gildo Santana, morador do Riacho Grande há 50 anos, representando os moradores e Francis Bezerra, jornalista.

Em seu pronunciamento, o vereador Netinho parabenizou os moradores e ressaltou as qualidades do distrito. “Quero aqui parabenizar cada morador do Riacho Grande pela sua história de vida com o nosso distrito. Neste ano, o Riacho comemora 74 anos e por isso, escolhemos 74 moradores que tem uma história com o Riacho Grande para serem aqui homenageados. O Riacho merece essa homenagem, é um lugar maravilhoso”, destacou o parlamentar.

netinhoVereador parabenizou os homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

ramos de oliveiraRamos de Oliveira, ex sub-prefeito do Riacho Grande usou a tribuna para saldar os convidados da sessão. Foto: Oscar Jupiraci.

gildo santanaGildo Santana, morador do Riacho Grande há 50 anos, fez uso da tribuna em nome dos homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

História

Localizado a 11 quilômetros do centro de São Bernardo, o distrito de Riacho Grande possui importância estratégica para cidade.

Desde o século XVI, o local abrigava caminhos e trilhas que ligavam a província de São Paulo ao Litoral Sul. A região não foi apenas tomada por plantações, mas também por uma rede de serviços para viajantes como pousadas, pequenos comércios, alimentação e tratamento de animais, que movimentavam a economia local.

Com o crescimento das moradias urbanas em São Paulo, e para abastecer a linha férrea, as atividades de extração de madeira e venda de carvão tornaram-se prósperas. Vários imigrantes em Riacho Grande se dedicaram a elas.

Em 1927, com a criação da Represa Billings, parte da área da vila foi tomada pelas águas. A redução de território representou mais prosperidade.

Paralelamente, se desenvolvia a indústria moveleira em São Bernardo, a mais forte do país, que teve berço em Riacho Grande, com a criação, em 1889, pelo italiano Fortunato Finco, de uma serralheria. Em homenagem à família, Bairro do Finco é um dos loteamentos do distrito.

Com o declínio da indústria moveleira e ascensão do setor automobilístico, o Riacho Grande ganhou nova vocação ao investir no turismo. A região recebe milhares de pessoas por ano na Prainha e no Parque Estoril.

O distrito do Riacho Grande abriga atualmente, além de Rio Grande (sede) e Finco, os bairros Alto da Serra, Capivari, Curucutu, Imigrantes, Rio Pequeno, Santa Cruz, Tatetos, Taquacetuba, Varginha e Zanzalá.

(Com informações da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo)

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa