ss aniversario pt abre A comemoração dos 43 anos de fundação do PT, comandada pela vereadora Ana Nice (ao centro), teve direito a bolo, parabéns e homenagens aos fundadores. Foto: Oscar Jupiraci

Os 43 anos de fundação do PT reuniu diversas personalidades, autoridades e apoiadores no Plenário Tereza Delta em uma cerimônia presidida pela vereadora Ana Nice (PT) na noite de sexta-feira (10/02).

Entre os presentes, Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego e ex-prefeito de São Bernardo do Campo; Sérgio Nobre, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Cleiton Coutinho, presidente do Diretório Municipal do PT de São Bernardo do Campo; os vereadores Getúlio do Amarelinho e Ana do Carmo, integrantes da bancada petista na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Djalma Bom, ex-deputado federal e ex-presidente do PT; Moisés Selerges Jr., presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e os deputados estaduais Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Barba compuseram a mesa de honra.

Brás Marinho, coordenador da Macro; Natal Cassemiro, representando a militância do PT; Zaninha, representando a coordenação dos Comitês Populares de Luta; José Luís Ferrarezi, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e ex-presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, Zé Ferreira e Antonio Carlos, ex-vereadores, também prestigiaram a solenidade. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, enviou uma mensagem de congratulação gravada em vídeo.

ss aniversario pt ana nice“Para nós da bancada petista, autores da Resolução nº 3.366, de 1º de fevereiro de 2023, que instituiu a solenidade, é uma honra recepcionar a militância, os simpatizantes e os filiados do município e da região do ABC nesta casa legislativa. Estamos emocionados diante de tantas figuras históricas do partido”, declarou a vereadora Ana Nice. Foto: Oscar Jupiraci

“Destaco a unidade do partido desde seu início. O PT se tornou uma referência, com um dos maiores números de filiados e uma militância aguerrida, comprometida que, quando vai às ruas, faz a diferença. Se hoje temos um ex-metalúrgico na presidência do país pela terceira vez, é por causa de pessoas como vocês, que reivindicam, lutam, têm compromisso com as políticas públicas, com medidas de inclusão e com o operariado. O PT é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora”, afirmou Ana Nice na tribuna após a exibição de cenas que mostravam a construção da primeira sede do partido.

Criação

O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), por um grupo formado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à Teologia da Libertação.

A legenda nasceu em meio a grandes mobilizações populares, principalmente do movimento sindical no ABC paulista, que marcaram a história política, econômica e social do país a partir da segunda metade da década de 1970, quando a sociedade brasileira ainda vivia sob uma ditadura militar que durou 20 anos.

Tendo à frente o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

A partir daí, em mais de quatro décadas de atuação, a sigla conquistou por cinco vezes a Presidência da República, vários governos estaduais e municipais e bancadas legislativas nas esferas municipal, estadual e nacional.

Atualmente com mais de 2,5 milhões de filiados, tornou-se o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo.

(Com informações do site https://pt.org.br/)

Homenagens

Ana Nice entregou Diplomas de Honra concedidos pela bancada petista na Câmara Municipal e pela direção do PT em São Bernardo do Campo aos filiados fundadores do partido:

▪ Cleuza Trevisan Alves, filiada em 01/01/1980

Expedito Soares Batista, filiado em 01/01/1980

▪ Genival Inácio da Silva (Vavá), filiado em 01/01/1980

▪ José Ferreira de Souza (Zé Ferreira), filiado em 01/01/1980

▪ Natal Cassemiro, filiado em 01/01/1980

▪ Luiz Inácio Lula da Silva, filiado em 10/02/1981

Com a palavra

Confira, nas imagens abaixo, os convidados que discursaram na tribuna do Plenário Tereza Delta:

mosaico 1

A partir da esquerda, os vereadores Getúlio do Amarelinho e Ana do Carmo; Dr. Cleiton Coutinho, presidente do Diretório Municipal do PT/SBC, e Moisés Selerges Jr., presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Fotos: Oscar Jupiraci

mosaico 2

A partir da esquerda, Teonílio Barba e Luiz Fernando Teixeira, deputados estaduais; Natal Cassemiro, militante, e Zaninha, dos Comitês Populares de Luta. Fotos: Oscar Jupiraci

mosaico 3

A partir da esquerda, Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT; Djalma Bom, um dos fundadores do PT; Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, e a vereadora Ana Nice. Fotos: Oscar Jupiraci.

Clique aqui para ouvir a íntegra dos pronunciamentos

Clique aqui para ver mais fotos desta sessão solene