ss mulheres abreAcima, a vereadora Ana Nice, ao lado das integrantes da mesa de honra da Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher que, neste ano, adotou o tema “Somente com a democracia em sua plenitude, conseguiremos combater a violência contra as mulheres”. Foto: Oscar Jupiraci

A convite da vereadora Ana Nice (PT), Elis Trindade, dançarina e rainha da Nação Cambinda de Maracatu; Kelly Cipriano, metalúrgica da Volkswagen do Brasil; Iara Bento, vice-presidente do PT de São Bernardo do Campo, e Yasnahí Gonzáles, consulesa de Assuntos Políticos do Consulado de Cuba em São Paulo, ocuparam a mesa de honra e a tribuna do Plenário Tereza Delta na noite de quinta-feira (23/03). Em seus discursos, elas abordaram diferentes temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher, como o machismo estrutural, o desemprego entre as mulheres, a discriminação de gênero no mercado de trabalho, a desigualdade de rendimentos e a baixa representatividade feminina na política. A íntegra dos pronunciamentos está disponível neste link.

ss mulheres mosaicoA partir do alto, à esquerda, em sentido horário, Kelly Cipriano, Iara Bento, Elis Trindade e Yasnahí Gonzáles na tribuna do Plenário Tereza Delta. Fotos: Oscar Jupiraci

Em sua fala, a parlamentar divulgou estimativas recentes que revelam um crescimento de todas as formas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial) cometidas contra pessoas do sexo feminino no Brasil durante o último ano.

ss mulheres vereadora“Por mais que tratemos esta data como comemorativa, é um dia de reflexão e análise, para fortalecer nossa união porque, infelizmente os dados referentes à violência contra as mulheres no nosso país são alarmantes. Todo tipo de agressão contra a população feminina cresceu muito no último ano”, afirmou a vereadora Ana Nice. Foto: Oscar Jupiraci

“Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 18,6 milhões de brasileiras foram vitimizadas em 2022. São mais de 50 mil vítimas por dia. Uma a cada três mulheres com mais de 16 anos (33,4%) já sofreu violência física e/ou sexual de parceiros ou ex-parceiros no nosso país. São índices acima da média global. Isso mostra o quanto temos que avançar em termos de políticas públicas de proteção da população feminina.

Menos de 10% dos municípios brasileiros têm uma delegacia para atender mulheres em situação de violência. São aproximadamente 600 delegacias em todo o Brasil, 140 no Estado de São Paulo. A violência contra as mulheres atinge todas as classes sociais, mas as pretas, pardas e aquelas que ganham até 2 salários mínimos enfrentam mais agressões domésticas”.

Ela citou que, em 2021, a violência política de gênero também passou a ser tipificada como crime, com a sanção da Lei n° 14.192. De acordo com uma reportagem do Conselho Nacional de Justiça, a cada 30 dias, ocorrem 7 casos envolvendo comportamentos para humilhar, constranger, desmerecer, ameaçar ou prejudicar uma candidata ou mandatária em razão de sua condição feminina. “É um dado muito grave porque as Casas de Leis são espaços que nós, mulheres, devemos ocupar. Temos que ser respeitadas com a garantia da legitimidade dos nossos mandatos”.

Para estudiosos, a violência política contra as mulheres é um dos principais fatores apontados para a reduzida presença feminina em funções públicas. “Nas eleições municipais de 2020 em São Bernardo do Campo, 299 mulheres se candidataram. Desse total, tivemos apenas 2 eleitas: eu e Ana do Carmo”, esclareceu.

Ana Nice informou ainda que atualmente tramita no Legislativo o Projeto de Lei nº 51/2022, de sua autoria, que institui, no calendário oficial do município, o “Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e/ou periféricas”, a ser comemorado anualmente em 14 de março - dia em que a vereadora do Rio de Janeiro foi assassinada, em 2018.

Ela concluiu com uma citação de Rosa Luxemburgo, filósofa, militante comunista e feminista polonesa: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Homenagens

Durante a cerimônia, 21 mulheres de São Bernardo do Campo que atuaram em prol da sociedade local receberam diplomas de mérito. Suas histórias e fotos serão exibidas na exposição “Mulheres em Ação Transformam a Sociedade”, no saguão de entrada do Edifício Vereador Arquiteto Octávio Manente Jr. (prédio anexo à Câmara Municipal), até o dia 24/04.

Foram homenageadas: Cátia Lopes Ribeiro, Daniele de Cássia, Edileuza dos Santos Andrade, Evellyn Sousa, Francisca das Chagas Albuquerque, Glauciane Mont Serrate, Hinária Bahia dos Santos, Ivanilda dos Anjos Almeida, Jucylene Rodrigues, Letícia Ribeiro de Moura, Luzia Rodrigues Freire, Marlene Matias, Maria Lídia Crispim, Maria Mendes, Maria Isabella, Michele Farias Silva, Olani Tertuliano, Rossana Lana, Vanderlea Dias, Vera Lúcia dos Santos e Vilma Batistini.

As fotos desta sessão solene estão disponíveis neste link

mini 6