ss agua abreO vereador Netinho Rodrigues, ao lado de convidados e assessores. Ele é autor da Resolução n° 3.278/2021, que instituiu a comemoração do Dia da Água no município com intuito de chamar a atenção sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra. Foto: Oscar Jupiraci

Com o propósito de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação desse patrimônio natural fundamental para o desenvolvimento e manutenção da vida, o vereador Netinho Rodrigues (PP) promoveu uma sessão solene na noite de sexta-feira (24/03), no Plenário Tereza Delta.

ss agua vereadorPara o vereador Netinho Rodrigues, a comemoração do Dia da Água em São Bernardo do Campo “é de extrema relevância, tendo em vista a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da água e, principalmente, de promover a preservação da Represa Billings, que é considerada um dos principais reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo”. Foto: Oscar Jupiraci

“O maior trecho da Billings, que fornece água para abastecimento público dos municípios do Grande ABC e uma parte de São Paulo, se encontra em São Bernardo do Campo. Conversar sobre o consumo consciente com familiares, amigos, colegas de trabalho e vizinhos já é uma forma de incentivar as pessoas a cuidar melhor desse recurso para as futuras gerações”, lembrou o parlamentar.

Na quarta-feira (22/03), um mutirão de limpeza organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal recolheu 140 kg de lixo da represa, prestes a completar 98 anos. Sacolas plásticas, garrafas, latas de alumínio e embalagens foram os principais alvos da ação, executada por assistidos do Remando para a Vida, projeto que atende pacientes da saúde mental da rede municipal, além da participação de voluntários do Parque Estadual Águas da Billings.

Os resíduos foram coletados, separados e, na sequência, sistematizados junto às cooperativas que operam na cidade. A atividade abriu as comemorações da programação da Semana da Água no município, que se estende até 28 de março.

Para contribuir com a conservação da represa, é preciso cuidar das árvores e áreas verdes presentes na área de manancial. Antes de construir, ampliar, comprar casas ou terrenos nesses locais, procurar orientações na Prefeitura, e ajudar a manter as margens limpas, jogando lixo e entulho nos locais adequados.

mosaico tribuna

A partir da esquerda, Regina Célia Damasceno, secretária municipal de Meio Ambiente; Dra. Clarice Albarelli, advogada, e Noemi Cristina de Souza Carreira, gerente de Departamento da UGR Billings. Fotos: Oscar Jupiraci

Noemi Cristina de Souza Carreira, gerente de Departamento da UGR Billings; Regina Célia Damasceno, secretária municipal do Meio Ambiente, representando o prefeito Orlando Morando; Dr. João Carlos, ortopedista; Vitória Cristofolini, representando Heitor Cristofolini, presidente da Associação dos Empreendedores do Riacho Grande – AERG; Dr. Marcelo Clemente, presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/SBC, representando o Dr. Luiz Ricardo Biagioni Bertanha, presidente da OAB/SBC, e Dr. Celiton, geriatra, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra da solenidade.

ss agua sabespDurante a cerimônia, Netinho Rodrigues entregou diplomas de Honra ao Mérito a alguns funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) pelos relevantes serviços prestados à sociedade em prol da preservação da água. Foto: Oscar Jupiraci

Como otimizar o consumo

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e asseio). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Pouco mais da metade da água é gasta no banheiro, em banhos, descargas ou outras utilizações.

Para poupar recursos e dinheiro é fundamental economizar e adotar novos hábitos. CLIQUE AQUI e veja algumas dicas da Sabesp para reduzir o uso da água, sem prejudicar a saúde, a limpeza da casa e a higiene das pessoas.

Dia Mundial da Água

ss agua onu“Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo” é o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial da Água 2023. Imagem: Divulgação/ONU

Em 22 de março de 1992, a ONU criou o Dia Mundial da Água em solo brasileiro. A data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro, como um esforço da comunidade internacional para debater questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

Todos os anos a ONU propõe um tema para discussão. Em 2023, a temática em pauta é Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo, que foi baseada na fábula de um beija-flor que tenta fazer sua parte para tentar apagar um incêndio na floresta.

(com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA)

Clique aqui para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

Clique aqui para acessar a Galeria de Imagens com as fotos desta sessão solene