ss gamer abreO vereador Eduardo Tudo Azul presidiu a solenidade, realizada na manhã de sábado (23/09), no Plenário Tereza Delta. O Dia Internacional do Gamer foi criado em 2018 por um grupo de revistas espanholas, que decidiu oficializar uma data para celebrar. Foto: ACOM/CMSBC

Alunos de uma escola online de programação e robótica do município, acompanhados dos pais e responsáveis, e profissionais da área compareceram ao plenário Tereza Delta na manhã de sábado (23/09) para participar da sessão solene em comemoração ao Dia do Gamer, promovida pelo vereador Eduardo Tudo Azul (PSDB), nos termos da Lei nº 7.116, de 13 de julho de 2022, de sua autoria.

“Na minha juventude, se jogássemos videogames por muito tempo, diziam que não gostávamos de estudar e não queríamos fazer nada. Que bom que isso evoluiu porque hoje, quem tem habilidade e técnica, consegue se destacar no meio, fazendo disso uma profissão; caso da Nadjila Sanchez Rodrigues (Poppins), de São Bernardo do Campo, que, aos 17 anos, é campeã nacional de Counter Strike. É muito gratificante homenageá-la e dar um pontapé inicial para fomentar políticas públicas para o universo gamer no município, tornando uma opção mais atrativa, tanto para aqueles que têm vocação e querem seguir carreira, tornando-se jogadores profissionais, como para aqueles que querem investir na indústria de criação e desenvolvimento de games”, afirmou o parlamentar.

ss gamer mesaO vereador Eduardo Tudo Azul presidiu a mesa de honra ao lado de Tatiana Ribeiro, Carlos Emanuel Teixeira Pires Bicheiro, Miguel Araújo Ribeiro, Marco Rossi e Nadjila Sanchez Rodrigues (Poppins). Foto: ACOM/CMSBC

Durante a solenidade, Eduardo Tudo Azul entregou homenagens à Nadjila Sanchez Rodrigues (Poppins), jogadora profissional de Counter Strike; Marco Rossi, fundador da equipe Union E-Sports; Carlos Emanuel Teixeira Pires Bicheiro, fundador e CEO da Stellar Global; Tatiana Ribeiro, da Escola de Programação Código Kid - Unidade São Bernardo do Campo, e Miguel Araújo Ribeiro, jovem desenvolvedor de games. Alunos da Código Kid, que apresentaram projetos no hall de entrada da Câmara Municipal, receberam certificados.

▶ CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DESTA SESSÃO SOLENE

Mercado em expansão

ss gamer projetosO evento contou ainda com a exposição de jogos desenvolvidos pelos alunos da Código Kid. Foto: ACOM/CMSBC

Para os organizadores, “o objetivo do evento é trazer visibilidade para o universo gamer, já que este é um mercado repleto de oportunidades e em amplo crescimento no Brasil e no mundo”.

Dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), citados em uma reportagem no site do Governo do Estado de São Paulo, apontam que os jogos eletrônicos movimentam anualmente cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil. O país é considerado o décimo maior mercado do mundo e referência internacional – mais da metade das empresas nacionais comercializa games no cenário internacional.

A Abragames também mostra que três em cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de games no país, que pulou de 133 para 1.009 nos últimos oito anos. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.

(fonte: Governo do Estado de São Paulo)