abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última segunda-feira (30/10), por iniciativa do vereador Jorge Araújo (PSD), foi comemorado na Câmara Municipal a Semana em Defesa da Vida e da Família. A solenidade foi realizada nos termos das Leis Municipais nº 6.617, de 23 de novembro de 2017, e nº 6.618, de 28 de novembro de 2017, ambas de autoria de Jorge Araújo.

Compuseram a Mesa de Honra da sessão solene:

- vereador Jorge Araújo, presidente da comissão organizadora;

- representando as famílias, a Sra. Claudia Rodrigues, esposa do vereador;

- representando a Igreja Católica, Padre Gregório;

- representando as Igrejas Evangélicas, Pastor Nelson Piloto;

- representando o Poder Executivo, André Sicco de Souza, Secretário de Assistência Social do município;

- representando o Deputado Federal Marcelo Lima, Sr. Mateus Ferreira, assessor;

- Secretário da Família da cidade de Osasco, Sr. Marcelo Couto;

- representando a cidade de Rio Grande da Serra, vereador Roberto Contador;

- representando o Movimento da Renovação Carismática Católica da Diocese de Santo André, a Coordenadora Diocesana Vilma Marcelino;

- representando a Comissão Regional de Defesa da Vida da CNBB, Prof. Dr. Roberto Vertamatti.

Dentre os objetivos dessa conscientização, estão: orientação sobre a defesa da vida desde a concepção até a morte natural, a maternidade e paternidade responsáveis, a importância do pré-natal, do aleitamento materno, dos direitos sociais e outros correlatos, conscientização sobre a atuação de agentes políticos contra a dignidade da pessoa humana, da importância da sexualidade orientada para a formação da família, dos efeitos positivos da abstinência sexual para a prevenção de gravidez não planejada, orientação sobre controle de natalidade, a importância da figura masculina e feminina no ambiente familiar, opção da mulher para o trabalho do lar, responsabilidade matrimonial, protagonismo dos pais na educação dos filhos, conscientização dos pais com relação a colaboração da escola na formação científica dos filhos, orientação sobre "Homeschooling", centralidade dos filhos no ambiente familiar, responsabilidade moral e ética da família na formação da pessoa humana virtuosa.

Jorge Araújo iniciou seu pronunciamento citando um psiquiatra austríaco. “Gostaria de citar um grande psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que dizia “que o sentido da vida é a própria vida”. Na primeira vez que é citada a palavra vida, se refere à vida como nos é dada, no sentido biológico, psicológico, espiritual; na segunda vez, refere-se à resposta que nós damos às convocações que a vida nos faz, as consequências de responder sim ou não nesta vida, ou seja, a vida como tarefa, como missão. É um sonho termos em São Bernardo do Campo uma Secretaria da Família, assim como existe em Osasco, que cuide da família, que proponha políticas públicas de maneira transversal para que todo o trabalho da cidade seja voltado ao núcleo da sociedade que é a família e defendendo as três vidas: a mãe (tendo maior rede de apoio à gestação e tendo garantido os direitos de apoio médico e social), a criança (para que da gestação à primeira infância tenha todos os cuidados necessários com a saúde, segurança alimentar e a proteção) e o pai (para que tenha um bom direcionamento e formação em sua paternidade além da responsabilidade quanto à sua família). E dessa maneira queremos promover a família de forma integral, saindo de um círculo vicioso para um círculo virtuoso na sociedade”, destacou o parlamentar.

jorge“Desde a concepção até a morte natural, a vida tem sentido e é isso que estamos promovendo e celebrando neste momento aqui nesta Casa de Leis, que reverbera para toda a cidade de São Bernardo do Campo a defesa da vida e da família na sociedade”, comentou Jorge Araújo. Foto: Oscar Jupiraci.

marcelo diasMarcelo Couto Dias, Secretário da família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco e ex-Diretor da Secretaria Nacional da Família foi o palestrante da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

Durante a solenidade, algumas pessoas e instituições que atuam na defesa e na promoção da vida foram homenageadas:

LAR DOS VELHINHOS DONA ADELAIDE

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide foi fundada em 13 de maio de 1985, no Município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.

A fundadora da Casa, Adelaide Faria de Graciano, a Dona Adelaide, iniciou seu trabalho juntamente com sua família, abrigando moradores em situação de rua e famílias que necessitavam de acolhimento para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei n° 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.

MARCHA PELA VIDA

A Marcha Pela Vida é um movimento criado para conscientizar e promover a defesa da vida e para mobilizar a sociedade para celebrar e declarar que a vida é o dom mais precioso, e que deve ser respeitada e protegida desde a concepção, no ventre materno, até a morte natural. O evento já é uma tradição e está em sua sexta edição, reunindo famílias e todos os que defendem a vida, em especial no ventre materno, constantemente ameaçada pela prática do aborto provocado.

A coordenação da Marcha é formada por membros da Comissão Regional de Defesa da Vida (CRDV) CNBB Sul1, Comissão Arquidiocesana de Defesa da Vida (CADV) de São Paulo, Comissão Diocesana em Defesa da Vida (CDDV) de Osasco, Comunidade Frater Kerigma e pela Comunidade Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.

SERENO NASCER

A Sereno Nascer é uma equipe de parto composta por quatro Enfermeiras Obstetras: Milena Parra, Gracieile Takayasu, Lays Clemente e Thais Dias, que possuem expertise para acompanhar a mulher desde a gestação, parto e pós parto. A Enfermagem Obstétrica presta assistência na Saúde da Mulher, Gestação, Parto e Pós-parto, principalmente na redução da ansiedade gerada nesse período, informando e promovendo maior segurança na condução da gestação e parto, utilizando-se das boas práticas da obstetrícia e as melhores evidências científicas garantindo um cuidado de excelência e redução da mortalidade materna e neonatal.

TERÇO DOS HOMENS

O Terço dos Homens é um movimento de devoção e oração do Terço Mariano, que promove o resgate à fé de muitos homens em todo o Brasil. Em São Bernardo do Campo, o Movimento está organizado nas 3 regiões pastorais: Centro, Rudge Ramos e Anchieta. Representando a região centro, Odilon Santana. Representando a região Anchieta, Nivaldo Caetano. Representando a região Rudge Ramos, Francisco Justino.

PASTOR NELSON PILOTO

Nelson Ribeiro Piloto é pastor há mais de 10 anos, casado com Rosiane Vasconcelos Ribeiro e pai de três filhos: Pedro Henrique, Davi e Ana Julia.

É pastor Presidente da Igreja Batista Independente Semeando Vidas, um dedicado líder religioso com mais de uma década de experiência pastoral, e também é Diretor Executivo do Seminário Teológico Batista. Além disso, é professor do seminário há oito anos e possui diversas formações em áreas eclesiásticas e de liderança. Sua atuação na Capelania Militar se dá em coordenação com o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

DR. JORGE NAUFAL

O Dr. Jorge Naufal é ginecologista com vasta experiência e realiza atendimentos médicos em São Bernardo do Campo. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é sócio fundador do Hospital e Maternidade Neomater e desempenhou um papel significativo na organização do Setor Médico do Instituto Municipal de Previdência de São Bernardo do Campo, onde atendeu por oito anos.

O Dr. Jorge Naufal é autor do livro, "Gravidez: Um Caminho Seguro" e "Menopausa, Andropausa e Climatério", e está prestes a lançar seu terceiro livro, intitulado "Quero Engravidar". Ele possui uma vasta experiência, tendo realizado mais de 20.000 partos ao longo de sua carreira. Seu comprometimento com a saúde e bem-estar das mulheres é notável.

ROGÉRIO OLIVEIRA

Rogerio de Sousa Oliveira é morador de São Bernardo do Campo/SP. Advogado militante na área da saúde pública e privada e fundador presidente da Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo. A ABRAMM é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo social é divulgar o Mieloma Múltiplo nos mais variados canais de comunicação e promover encontros com pacientes, familiares, amigos e profissionais da saúde.

ANDRESSA DE SOUSA PEREIRA

Andressa é psicóloga clínica, formada em Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Psicologia Organizacional e possui especialização em Psicologia Tomista.

Trabalha na área Organizacional como Líder de Desenvolvimento Humano e também atua na área Clínica com atendimento Online e Presencial em São Bernardo do Campo. É voluntária na Campanha Janeiro Branco destinada à conscientização e aos cuidados com a saúde mental e a valorização dos psicólogos e da psicologia.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL - INSPETORA ROSILENE SOARES FERNANDES

A Inspetora Rosilene ingressou na GCM de São Bernardo do Campo em 30 de junho de 2004 (5ª turma) e, ao longo desses anos, tem desempenhado suas funções com dedicação, eficiência e proatividade, conquistando o respeito de seus subordinados, pares e superiores hierárquicos, destacando-se por sua postura profissional, dedicação no cumprimento das demandas, comprometimento com o serviço público, iniciativa, assiduidade e disciplina.

A inspetora Rosilene também ganhou grande destaque participando da implantação e comandando o efetivo do Programa “Crack, É Possível Vencer”, entre a Guarda Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Bernardo do campo, com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas.

POLICIAL MILITAR - SOLDADO CRUZ E SOLDADO DE SOUZA

POLICIAL CIVIL - MARCELO MEIRA DA SILVA

Marcelo Meira da Silva é casado, pai de 4 filhos e exerce o cargo de investigador de polícia. Está na instituição da polícia civil desde 2002, exercendo suas funções no setor de homicídios, GARRA, GOE e GRT. Participou de diversas investigações onde atuou no combate a toda natureza de crimes, especialmente no combate ao tráfico de drogas e no esclarecimento de diversos homicídios.

ANAYDE LEITE DE OLIVEIRA

Anayde Leite de Oliveira, de 79 anos, casou-se na Paraíba em 1964 aos 20 anos com Elias Cipriano de Oliveira. Logo após o casamento, mudou-se para São Paulo em busca de melhores oportunidades. Anayde e Elias ajudaram muitos amigos e familiares que fugiam da seca do nordeste. Abrigava a todos em sua humilde casa de 2 cômodos.

Anayde é mãe de 6 filhos, tem 10 netos e 6 bisnetos.

homenageadosRegistro do vereador com os presentes e homenageados da noite. Foto: Oscar Jupiraci.

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

 O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

 A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

 

Canais online de atendimento ao munícipe
Encaminhe suas dúvidas sobre a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa.