abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Ariel Camilo.

Na manhã de domingo (19/11), o Sr. Leandro Barbieri recebeu o Título de Cidadão Emérito no Plenário Tereza Delta. A iniciativa foi do vereador Ary de Oliveira (PSDB) e realizada nos termos do Decreto Legislativo nº 1.798, de 01 de novembro de 2023, de autoria do vereador.

Compuseram a Mesa de Honra:

- vereador Ary de Oliveira, presidente da comissão organizadora;

- Leandro Barbieri, homenageado e presidente nacional da ACOUCAI (Associação das Comunidades Afro-brasileiras e de Cultura Popular);

- Capelão Babalorixá Geizo de Xangô, secretário nacional de finanças da ACOUCAI;

- Dra. Neuza Lamy, presidente da ASBRAC (Associação Brasileira de Capelania Civil);

- Yalorixá Dra. Rita D’Oya, superintendente da ASBRAC.

ary“São Bernardo do Campo é uma cidade que respeita todos os credos, todos os segmentos religiosos. Aqui temos vereadores de todas as tendências religiosas, uma câmara plural”, destacou Ary de Oliveira. Foto: Ariel Camilo.

entrega títuloLeandro Barbieri recebe o Título de Cidadão Emérito das mãos do vereador. Foto: Ariel Camilo.

Sobre o homenageado

O Sr. Leandro Barbieri nasceu na cidade de Indaiatuba, localizada no Estado de São Paulo, há 48 anos atrás, e dedica sua vida ao sacerdócio desde 2001.

Iniciado nos ritos do Candomblé desde 1988, nasceu na umbanda e é filho de Aparecido Barbieri e neto de Deolindo Barbieri.

Em 2013, do anseio pela união de templos religiosos e comunidades de matriz afro-indígena brasileira, fundou a ACOUCAI (Associação das Comunidades Afro-brasileiras e de Cultura Popular), na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Deu-se voz à diversidade religiosa em espaços públicos e assim iniciou um trabalho perante a comunidade em todo o interior de São Paulo e, atualmente, em todo o Brasil.

Presidindo a ACOUCAI, obteve a concessão de uma área de 2.800 m², para construção da sede da entidade, que se encontra em andamento.

Vale ressaltar que a ACOUCAI, por meio de seu Presidente, conseguiu celebrar um convênio com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e o SAAE (Serviços de Água e Esgoto) do município, para a construção do Santuário Nacional Indaiá, uma área de corredor ambiental que abriga diversas aves e animais e, ainda, possui um espaço para a comunidade religiosa poder louvar suas crenças com diversos trabalhos assistenciais. Destaca-se, também, que a ACOUCAI está sendo responsável pelo reflorestamento do local.

Além disso, a ACOUCAI realiza diversas ações comunitárias, entre elas, a doação de cestas básicas, óculos, dentaduras e roupas, e, ainda, presta auxílio às comunidades indígenas, ribeirinhas e comunidades carentes.

Na cultura, por meio do projeto "Nossas Raízes" ministra aulas de capoeira, dança e percussão, expandindo a atividade por todo território nacional.

Leandro Barbieri, Presidente Nacional da ACOUCAI idealiza várias frentes de projetos com outras instituições, uma delas é a ASBRAC, que juntos, ministram cursos e promovem o reconhecimento de líderes de comunidades e religiosos que prezam por sua comunidade.

Com o Presidente Leandro Barbieri, neste ano de 2023, a ACOUCAI completa 10 anos e está em um novo momento, um momento de expansão, de divulgação da comunidade e de tudo o que é promovido e virá a ser promovido.

(Com informações do Decreto Legislativo nº 1.798/2023)

homenageadosNa ocasião, foram entregues Títulos de Dr. Honoris Causa concedidos pela parceria entre a ASBRAC e ACOUCAI. Foto: Ariel Camilo.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

▶ O ARQUIVO DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

▶ A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE

Envie sua manifestação (denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão) por meio da Ouvidoria Legislativa