abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Ariel Camilo.

A discussão do tema “Reconhecer e Reparar a História e a Luta de um Povo” pautou a sessão solene presidida pela vereadora Ana Nice (PT), na noite de terça-feira (21/11), no Plenário Tereza Delta. A solenidade foi realizada nos termos da Resolução n° 2.349, de 03 de novembro de 2005.

Fizeram parte da Mesa de Honra:

- vereadora Ana Nice, presidente da comissão organizadora;

- Marilda dos Santos Lima;

- Neon Cunha;

- deputado estadual Teonílio Barba (PT);

- deputado estadual Luiz Fernando (PT);

- vereadora Ana do Carmo (PT).

“Para reparar é preciso reconhecer e infelizmente nos dias de hoje a gente vê muita gente de forma maldosa, às vezes entrando nas redes sociais, para fazer chacota com o tema da consciência negra. Esta reparação é reconhecer todas as mazelas que foram praticadas pelo Estado, pelo sistema com o povo, com a nação e infelizmente até os dias atuais a gente vive numa situação de desigualdade. Por isso que é justo a gente realizar esta sessão solene, a gente continuar fazendo esta luta para reparar. Reconhecer não só as mazelas, mas toda a contribuição que o nosso povo, nossos ancestrais e nós damos para o Estado, para a cidade, para o nosso país; toda a contribuição intelectual, a nossa força de trabalho, a nossa produção cultural. E conquistar o feriado de 20 de novembro aqui na nossa cidade, que tem uma história de representantes aqui na Câmara que vieram bem antes de mim, como Aldo Santos, Toninho da Lanchonete, Zé Ferreira: hoje nós damos continuidade nessa luta”, destacou Ana Nice em seu pronunciamento.

ana nice“Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista e é muito bom contar com companheiros e companheiras andando comigo no dia a dia fazendo esta luta antirracista na promoção de ações afirmativas para nossa sociedade”, comentou a vereadora. Foto: Ariel Camilo.

“E reparando é que se constrói uma sociedade mais igualitária, combatendo todo tipo de preconceito e discriminação. É reparando com políticas públicas, com ações afirmativas, como a lei da nossa iniciativa, que conseguimos aprovar aqui nesta Casa, que criamos cotas raciais para os concursos públicos aqui na cidade de São Bernardo do Campo. Aqui na nossa cidade, não temos um organismo para poder elaborar políticas para as mulheres, para poder acompanhar os editais do governo federal e estadual. E quando falamos em políticas para as mulheres, a gente sabe que são as mulheres negras que estão na base da pirâmide. A gente não tem um organismo aqui para criar políticas de igualdade racial. E esses organismos são importantes para poder captar recursos do governo federal e estadual para poder equipar as estruturas já existentes na nossa cidade, para combater o racismo e o machismo que atinge as mulheres negras. Por isso que uma sessão solene como essa, que a gente discute toda a contribuição do nosso povo para a nossa cidade, Estado e país é importante porque a gente precisa continuar fazendo esta reparação. Até que um dia a gente espera que não haja mais a necessidade desta luta contra o racismo”, ressaltou a parlamentar.

Com a palavra

marildaMarilda dos Santos Lima, pedagoga formada pela PUC-SP com habilitação em Supervisão Educacional, especialização em Políticas Públicas e Pedagogia Social. Foto: Ariel Camilo.

ana do carmoVereadora Ana do Carmo também fez uso da palavra e parabenizou a colega pela homenagem da data. Foto: Ariel Camilo.

luiz fernandoDeputado Estadual Luiz Fernando também fez sua saudação. Foto: Ariel Camilo.

neon cunhaNeon Cunha, mulher negra, ameríndia e transgênero, uma das maiores ativistas LGBTQIAP+, integrante da marcha de mulheres negras de São Paulo, do Instituto Geledes e matrona da Casa Neon Cunha. Foto: Ariel Camilo.

teonilio barbaDeputado Estadual Teonílio Barba é autor da Lei n° 17.746, que torna o dia 20 de novembro feriado estadual. Foto: Ariel Camilo.

Destaques

terezinhaTerezinha de Jesus, coordenadora do setorial racial do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo e assessora do deputado federal Vicentinho cantou o Hino da Negritude. Foto: Ariel Camilo.

geraldoGeraldo José dos Santos, do movimento hip-hop, poeta e músico fez uma apresentação. Foto: Ariel Camilo.

Diploma Legislativo Dona Cotinha

Durante a sessão, a vereadora Ana Nice fez a entrega do Diploma Legislativo Dona Cotinha ao Centro Cultural Afro-Brasileiro Solano Trindade em reconhecimento ao trabalho prestado na promoção da cultura, igualdade étnico-racial e inclusão social à população de São Bernardo do Campo. O Diploma Dona Cotinha é uma iniciativa da vereadora, criado através da Resolução n° 3.306, de 10 de novembro de 2021. Ele é uma homenagem à Sra. Maria do Carmo Ribeiro Lemes, a "Dona Cotinha", uma mulher que ficou conhecida por sempre ajudar os mais necessitados, mantendo-se firme no objetivo de ajudar o próximo.

entrega diplomaCharles Aurelio de Jesus, presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Solano Trindade recebeu o diploma das mãos da vereadora. Foto: Ariel Camilo.

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA ACESSAR:

O ÁLBUM DE FOTOS DA SESSÃO SOLENE

A GRAVAÇÃO EM ÁUDIO DA SESSÃO SOLENE