53378697708 ae77856a9e cO vereador Mauricio Cardozo (ao centro) e os convidados da mesa de honra da solenidade que homenageou moradores, estabelecimentos e instituições que atuam em prol da manutenção e preservação das tradições e memórias e do crescimento econômico do bairro. Foto: Oscar Jupiraci

Uma sessão solene, realizada na noite de terça-feira (05/12), no Plenário Tereza Delta, comemorou o aniversário de fundação do bairro. A cerimônia, proposta pelo vereador Mauricio Cardozo (PSDB), por meio da Resolução n.º 3.275/2021, homenageou famílias tradicionais e representantes do comércio, da indústria e do setor de prestação de serviços, que participaram ativamente da trajetória e do desenvolvimento da região.

53377703282 d367ed2519 cO vereador Mauricio Cardozo agradeceu todos que ajudaram e ajudam na construção contínua da história do bairro. Para ele, é importante valorizar a cultura local, além de preservar e transmitir as memórias de geração em geração, para que não se percam. Foto: Oscar Jupiraci

“Esperamos fazer deste evento uma grande confraternização dos vários segmentos do bairro do Rudge Ramos, homenageando o empenho, a dedicação e o carinho de todos que escolheram esse pedaço de chão para criarem seus filhos ou instalarem seus negócios. Nosso respeito e gratidão a todos que contribuem para preservar a memória, a cultura e as tradições, ao mesmo tempo em que constroem uma região mais moderna, sempre em evolução, e ainda colaboram para uma sociedade mais humana e igualitária”, declarou o parlamentar.

Ao lado de Mauricio Cardozo, ocuparam lugares de destaque na mesa de honra: o secretário municipal de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre da Costa, representando o prefeito Orlando Morando; Natalia Nalle, noiva do vereador; a Dra. Priscila Camargo, delegada titular do 2º Distrito Policial de Rudge Ramos; o assessor parlamentar Ricardo Ferrari, representando a deputada estadual e primeira-dama Carla Morando, e o assessor Mateus Ferreira, representando Marcelo Lima.

HISTÓRIA

bairro rr vista aerea da cidadeA denominação Rudge Ramos, dada ao antigo Bairro dos Meninos, homenageou Arthur Rudge da Silva Ramos, ex-delegado de polícia de São Paulo, e restaurador do velho Caminho do Mar. Era dono de uma chácara à beira do rio, no começo da Av. Taboão. Pai de Dona Lavínia, casada com Lauro Gomes, prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos. Foto: Bairro Rudge Ramos/Biblioteca do IBGE

A fundação do bairro Rudge Ramos remonta a 26 de dezembro de 1891, quando os irmãos Piagentini conseguiram, junto à Cúpula da Diocese de São Paulo, autorização para a realização de missas e a construção de uma capela na região. Inicialmente, o bairro ganhou o nome de Vila de São João da Bela Vista.  Entretanto, até a década de 1950, o local era popularmente conhecido como Bairro dos Meninos.

A atual denominação é uma homenagem ao Doutor Arthur Rudge da Silva Ramos, jurista, delegado de polícia e proprietário de terras na região. Ele foi um dos responsáveis pela reforma da Estrada do Vergueiro (atual Rodovia Caminho do Mar), entre os anos de 1913 e 1916.

A obra impactou a cidade urbanística e economicamente ao possibilitar a passagem de automóveis na rota, aumentando o movimento local, impulsionando nas suas margens tanto o comércio quanto a especulação imobiliária, com o surgimento de loteamentos urbanos nos arredores.

O Dr. Rudge Ramos foi pai de Lavinia Rudge Ramos Gomes, popularmente conhecida como Dona Nenê Rudge Ramos Gomes. Ela se casou com o Sr. Lauro Gomes que, posteriormente, se tornou prefeito de São Bernardo do Campo (1952-1955 e 1960-1963) e de Santo André. Assumiu o mandato em janeiro de 1964, mas faleceu poucos meses depois, vítima de enfarte.

Segundo uma reportagem do portal Rudge Ramos Online, na década de 1980, houve manifestação pela emancipação do bairro. Para acalmar os ânimos, foi criada uma subprefeitura. Localizada atualmente na Rua Jacquey, 61, a repartição responde administrativamente pelos bairros de Rudge Ramos, Paulicéia e Taboão, registrando as reclamações e sugestões dos munícipes.

O bairro, que assistiu à chegada dos comerciantes de carvão, das famílias voltadas às atividades agrícolas e dos artesãos fabricantes de móveis é, hoje em dia, inteiramente urbanizado, mas ainda conserva características peculiares. Quando vão ao centro da cidade, os moradores costumam dizer “Vou a São Bernardo”, como se o bairro fosse uma cidade, o que de fato é: um “bairro-cidade”.

(Com informações do Projeto de Resolução n.º 05/2021 e do portal Rudge Ramos Online)

DESTAQUES

53378611911 084695c071 cOs convidados fizeram um minuto de silêncio em memória do pároco Roberto Alves Marangon, conhecido como padre Beto, falecido em outubro, aos 67 anos. Foto: Oscar Jupiraci

53377610977 6b98cafb6a cParticipação do Coral da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André, sob a regência do maestro Reinaldo Teixeira Sanches. Foto: Oscar Jupiraci