ss natal abreAcima, o vereador Estevão Camolesi durante sua palestra na sessão solene em comemoração ao "Natal com Jesus", realizada na noite de sexta-feira (08/12), no Plenário Tereza Delta. Foto: Ariel Camilo

Para comemorar o nascimento de Jesus, a data mais importante do calendário cristão e época de confraternização e união entre os povos, o vereador Estevão Camolesi (PSDB) promoveu um momento de reconciliação durante a cerimônia, realizada na noite de sexta-feira (08/12), no Plenário Tereza Delta.

Após a abertura regimental, o parlamentar palestrou sobre o propósito da comemoração do “Natal com Jesus”, conforme disposto na Resolução n.º 2.947/2013, de sua autoria. Em seguida, conduziu a "Terapia do Perdão", uma vivência na qual o público, em busca de bem-estar e paz interior, é convidado a deixar de lado sentimentos de raiva, ressentimento, injustiça ou vingança contra pessoas que causaram alguma ofensa, dor ou sofrimento.

ss natal vereador“Para prosseguir e vencer espiritualmente, temos que caminhar leves. Ninguém consegue ir longe carregando muito peso”, afirmou o vereador Estevão Camolesi (ao centro) em seu pronunciamento. Foto: Ariel Camilo

“Espiritualmente, quem quer chegar longe, tem que estar leve. Se a carga for pesada, não percorreremos uma distância grande - mesmo com fé. A questão é que levamos preocupações, mágoas, tristezas, traumas, frustrações e outros problemas e dificuldades. Com isso, passamos a ter uma vida extremamente sobrecarregada”, declarou o parlamentar.

Para ele, só o perdão liberta daquilo que nos incomoda. “Perdoamos não por amor, mas por inteligência; por não suportar mais esses fardos. Se não perdoamos, ‘carregamos’ aquela pessoa que se comportou de maneira inadequada conosco; que pode estar se divertindo na praia agora e talvez, nem se lembre de nós - ou só se lembre quando for fazer o mal. Ela está rindo, e nós, sofrendo por ela. Nada, nem ninguém valem a nossa paz”.

Para isso, Camolesi recomenda cortar os laços com o que já passou. “Quando começamos a mudar de vida, quem pertence ao nosso passado não nos entende porque, quem caminha, não consegue acompanhar quem aprendeu a voar. Sempre falarão do nosso passado para tentar nos puxar para trás. Note que, geralmente em uma briga, a pessoa vai acusar o passado da outra”.

Por fim, ele lembrou que a base do Evangelho de Jesus é o perdão. “Às vésperas da morte, Cristo pronunciou suas últimas e decisivas palavras – e esta é sempre a mensagem mais importante da vida: ‘Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem’, concluiu.

ss natal coralCanções natalinas compuseram o repertório do Coral do Grupo Fraterno Kadac, que se apresentou antes do início da solenidade, sob a regência da maestrina Sandra Grec. Foto: Ariel Camilo

➡ CLIQUE AQUI para ouvir a íntegra da palestra de Estevão Camolesi

CLIQUE AQUI para ver as fotos da comemoração do “Natal com Jesus”