abreOs integrantes da Mesa de Honra. Foto: Oscar Jupiraci.

Na noite da última sexta-feira (13/05), a Câmara Municipal sediou evento que comemorou o Dia Internacional da Enfermagem. A iniciativa foi do vereador Toninho Tavares (PSDB) e a solenidade foi realizada nos termos da Resolução n° 3.327, de 3 de março de 2022 e dos Decretos Legislativos n° 1.730, de 27 de abril de 2022; 1.731, de 27 de abril de 2022; 1.732, de 27 de abril de 2022; 1.733, de 27 de abril de 2022 e 1.740, de 04 de maio de 2022.

Além do parlamentar, fizeram parte da Mesa de Honra: Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde do município, representando o Poder Executivo; vereador Lucas Ferreira (União Brasil); Paulo Henrique Augusto Gonçalves, enfermeiro e gerente de UBS; Eliane Mingorance Cazula, coordenadora da Escola de Enfermagem Alpha; Simone Bruza, professora de enfermagem da Escola Alpha; Subtenente Catarino Lima, instrutor do TG 02-078 e Carmen Lúcia Antunes, diretora de enfermagem do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo.

Em seu pronunciamento, Toninho Tavares ressaltou a importância fundamental dos profissionais da enfermagem nos últimos dois anos diante da emergência sanitária mundial provocada pela pandemia do vírus da Covid-19. “Diariamente, ao testemunho de coragem e sacrifício dos profissionais da enfermagem que, com profissionalismo, abnegação, sentido de responsabilidade e amor ao próximo prestam assistência às pessoas afetadas pelo vírus, com risco da própria saúde”, destacou o parlamentar.

tavaresVereador agradeceu o trabalho fundamental dos profissionais da enfermagem. Foto: Oscar Jupiraci.

Os profissionais da enfermagem sempre tiveram papel central da assistência sanitária, no contato diário com os doentes. “São homens e mulheres que optaram por dizer sim a uma vocação específica: ser um bom samaritano que se ocupa da vida e das feridas do próximo, guardiões e servidores da vida”, comentou Toninho.

Na ocasião, foram entregues Medalhas João Ramalho a profissionais da saúde do município que se destacam na sua profissão:

joanaSra. Joana Darc Lopes Araújo. Foto: Oscar Jupiraci.

cristianoSr. Cristiano da Silva Mendes. Foto: Oscar Jupiraci.

eurifranceSra. Eurifrance de Araújo Saraiva. Foto: Oscar Jupiraci.

lucianaSra. Luciana Patriota Gusmão Soares dos Santos. Foto: Oscar Jupiraci.

elianeSra. Sueli Rodrigues de Souza Noin, representada por Eliane Mingorance Cazula. Foto: Oscar Jupiraci.

A data

O dia 12 de maio foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna e que nasceu em 12 de maio de 1820. Assim, comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. O reconhecimento da categoria foi reforçado em 4 de maio de 2022, com a aprovação do PL n° 2564, de 2020, que cria o piso salarial dos enfermeiros.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Com informações do Senado Federal e do Ministério da Saúde

Multimídia