ss vaqueiro abreO vereador Almir do Gás ao lado dos integrantes da mesa de honra da sessão solene em homenagem aos profissionais aptos ao trato, manejo e condução de animais. Foto: Oscar Jupiraci

A sessão solene presidida pelo vereador Almir do Gás (PSDB) na noite de sexta-feira (09/09), no Plenário Tereza Delta, buscou resgatar uma figura representativa do sertão brasileiro, que, vestido com trajes de couro, enfrentava matas espinhosas à procura do gado perdido - muitas vezes, única fonte de alimento dos habitantes da região castigada pela seca.

ss vaqueiro vereadorPara o vereador Almir do Gás (acima), a comemoração do Dia do Vaqueiro, prevista na Resolução nº 3.351/2022, de sua autoria, é um resgate de suas origens nordestinas. Foto: Oscar Jupiraci

“Para mim, é muito gratificante estar aqui neste momento, representando a minha família e o povo nordestino nesta tribuna. Não esqueço as minhas raízes e tenho um orgulho imenso de ser pernambucano. Precisamos preservar nossa cultura; não podemos deixar que a tradição dos vaqueiros se perca no tempo. Esta solenidade também é uma forma de dar o devido valor às pessoas que vieram do Nordeste e que, com muita luta e dificuldade, ajudaram a construir essa cidade. Que esta homenagem seja a primeira de muitas. Espero vocês no ano que vem”, afirmou o parlamentar em seu pronunciamento.

ss vaqueiro homenagensNo decorrer da solenidade, o vereador Almir do Gás entregou diplomas de menção honrosa (acima) a diversos representantes da comunidade nordestina de São Bernardo do Campo. Foto: Oscar Jupiraci

A Comissão Organizadora convidou Archeson Teixeira, também conhecido como “Rato”, vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Pires (SP); José Cezário de Sousa (“Zezão”), representando todos os homenageados da noite; o casal Francisco e Raquel Bezerra, e Murilo Alberto Pereira para compor a mesa de honra, ao lado de Almir do Gás.

Profissão: vaqueiro

ss vaqueiro homenageadosO vereador Almir do Gás entre os homenageados da sessão solene. Comemorado em 29 de agosto, o Dia Nacional do Vaqueiro foi oficializado em 2008, através da Lei Federal nº 11.797. Foto: Oscar Jupiraci

O vaqueiro é personagem presente desde a colonização do Brasil, especialmente na região Nordeste. Considerada uma das atividades mais antigas do país, o primeiro registro da presença de vaqueiros na história nacional é de 1549, segundo reportagem da Rádio Senado.

Porém, uma das grandes conquistas da categoria só veio em 2013, com o reconhecimento e a regulamentação da profissão, por meio da Lei Federal nº 12.870.

Pelo texto, considera-se vaqueiro o responsável por práticas relacionadas ao trato, manejo e condução de espécies animais do tipo bovino, bubalino [relativo a búfalo], equino, muar [híbrido entre o jumento e o cavalo], caprino e ovino.

Entre as atribuições desses profissionais estão: alimentar os animais, fazer a ordenha, treinar e preparar animais para eventos culturais e socioesportivos com a garantia de que não sejam submetidos a atos de violência; e, sob a orientação de veterinários e técnicos qualificados, auxiliar com os cuidados necessários à reprodução das espécies.

(Com informações da TV Brasil/EBC)

CLIQUE AQUI para ver as fotos desta sessão solene na Galeria de Imagens

CLIQUE AQUI para acessar a gravação em áudio desta sessão solene

mini 6